Motorola OneCompute traz Continuum para Android, mas a Microsoft não precisa se preocupar (ainda)

lenovo-motorola

Na semana passada, a Motorola revelou seu novo smartphone Moto Z com o seu sistema de expansão modular, os MotoMods.

Um dos MotoMods é o módulo OneCompute que é uma combinação um tanto desajeita que adiciona ao telefone um dock sem fio com uma porta HDMI para a sua TV e 3 portas USB.

O dispositivo é capaz de se conectar diretamente a um monitor.  A interface é basicamente o Android, mas com um launch que a divide em  3 painéis.

A vantagem em relação ao Continuum é justamente em  permitir o uso de mais de um app separados por janelas como se fosse  um PC e também poder abrir aplicativos específicos para smartphones, já que o Continuum só funciona  com apps universais.

[youtube]eDzoxcpu8Es[/youtube]

No momento, o recurso é apenas um conceito, as portas USB, por exemplo, não suportam mouse e teclado.

Quanto ao Continuum do Windows 10 Mobile, é possível plugar mouse, teclado e outros periféricos, inclusive já foi anunciado até mesmo o controle do Xbox One será possível.

Além disso, os aplicativos são criados para o Windows 10  em uma Plataforma Universal, desse modo todos já suportam muitos periféricos sem problemas e se adaptam a diversos tamanho de tela, e não apenas se esticam. Sabemos que os aplicativos do Android fracassaram na adaptação para os tablets, o que dirá para algo similar aos PCs.

Outro ponto digno de nota, é que com o Continuum, o smartphone funciona de forma independente enquanto lança a experiência desktop para outra tela, até mesmo sem fio.  Isso possibilita, por exemplo, utilizar o WhatsApp Web do seu próprio smartphone.

Certamente, esta investida da Lenovo em seu Motorola é importante pois poderá trazer concorrência para o Continuum. É notório o interessante de alguns empresas neste ramo.  É o futuro realmente?

 

27 comments on “Motorola OneCompute traz Continuum para Android, mas a Microsoft não precisa se preocupar (ainda)

  1. em materia de coisas com teclado e mouse a Micorsoft domina e digo isso como usuario mobile do Android, android em pcs naminha opinião não tem forma de vingar

        1. Eu sei…Mas ora um usuário levinho o remix os acho que será o suficiente.
          Mas pra outros não rola…eu por exemplo não abriria mão da steam

        2. É bem difícil de isso acontecer! Android não tem as ferramentas necessárias para suportar esse tipo de software. Por exemplo o Photoshop, a Adobe teria que refaze-lo do 0% para poder se adaptar ao Android, ou o próprio Android teria que se adaptar aos sofwares. E de qualquer forma, nem fodendo iria dar pra utilizar esses “apps” sem estar na “Continuum by Android” por não serem UWP.

  2. Isso não é novidade nenhuma na Moto, quem já teve um aparelho da linha atrix ou Razr sabe o que estou dizendo, ambos vinham com o sistema weptop e fazia exatamente a mesma coisa, isso em 2011.

    1. Pena que nao deram prosseguimento, não tinha teclado e nem mouse, tudo na tela, mas se tivessem mantido o desenvolvimento até hoje estariam bem a frente de todos.

      1. Verdade! Mas funcionava com teclado e mouse Bluetooth, e também tinha o wepDock . Dei o meu Razr para minha irmã e funciona o weptop até hj.

  3. Essa é a concorrência! Enquanto um inova o outro tem que correr atrás do prejuízo.
    Eu fico muito contente com as investidas da Google e da Lenovo no sentido de aproximar mais o smartphone do PC. Mostra que com toda a certeza a nova estratégia universal da Microsoft é relevante o suficiente para fazer com que a Google praticamente mate seu SO para PC, no caso o Chrome OS, para trazer apps da Google Play para o computador.
    Agora a Microsoft terá de mostrar aos usuários e desenvolvedores quais as vantagens de desenvolver para, e usar os UWP apps ao invés dos Chromebooks e dos apps da Google Play.
    Eu simplesmente acho que a vantagem para um novo futuro com apps Universais, Bots, VR’s está com a Microsoft. Afinal o Windows é um sistema muito mais capaz e a plataforma UWP está muito mais bem preparada para apps e jogos pesados e multi-funcionais (para serem utilizados nos computadores) do que o Android.
    O Android funciona muito bem nos smartphones e está muito bem otimizado para eles, mas e se a Adobe for desenvolver um Photoshop para a plataforma com todas as opções do programa para Windows? Ou se a alguma desenvolvedora de jogos quiser lançar um jogo com gráficos super detalhados e gameplay cheio de funções complexas?
    Será que o Android da conta? Mesmo com uma máquina gamer potente, o sistema é capaz de rodar um app ou jogo assim?

    A Google e a Lenovo tem muito a fazer e o relógio está correndo.

    1. Sério que a MS tem que mostrar alguma Vantagem em Programar no Continuum para Windows em vez no Android para Chrome OS.

      Faz quanto tempo mesmo que a Google vem tentando convencer os desenvolvedores a adaptar os apps para Mouse e Teclado no Chrome OS?! 4/5 anos?! Deu certo?!

  4. Se for igual o vídeo, é bem mais viável do que a Continuum da MS mesmo não sendo UWP. Mas é bom ter uma concorrência para a Microsoft sair da área de conforto!

  5. Apesar de nao funcionar mouse, teclado e controle de consoles isso pode sem resolvido rápido pois o celular so foi anunciado e nao lançado então ela ainda tem chance concerta isso. Kkkkk te cuida MS.

  6. Legal, mas ainda em fase de desenvolvimento, te que melhorar a latencia do mouse e teclado, a câmera não tem latência tem lerdeza abrupta mesmo, chega a ser patética, mas estão no caminho e se a Microsoft não se cuidar, podem até dar trabalho para o Continuum.

  7. Interessante essa ideia da Motorola, se vc precisar apenas de algumas edições em documentos, isso lhe ajuda bastante! se melhorado será um grande concorrente para o continuum da MS! (Apenas pelo fato de que o android vende mais, ou seja, o alcance é muito maior!) se for unificado para outras fabricantes android, pode virar um sério competidor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *