Na indústria dos games, Microsoft será a Netflix e a Sony a HBO, apontam analistas

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A Microsoft foi amplamente aplaudida por sua conferência na E3 este ano, mas ainda assim está atrás da Sony em termos de consoles vendidos, o que deixa a Sony em uma situação hipoteticamente melhor.

Na semana que antecedeu a E3, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, previu que pode haver apenas mais uma geração de hardware de console antes que o streaming se torne a plataforma onipresente para jogos de todos os tipos. “Haverá mais uma geração de console e depois disso, estaremos transmitindo”, disse ele. “Todos nós”.

Esse segmento também foi escolhido pelo CEO da EA, Andrew Wilson, que usou a E3 para falar diretamente sobre a crescente influência do streaming e das assinaturas sobre como a empresa pensa em seu futuro. Quando o diretor do Xbox, Phil Spencer, revelou que a Microsoft estava realmente desenvolvendo uma plataforma de streaming (possivelmente como substituta do Xbox Game Pass baseado em downloads), a E3 2018 se tornou muito mais do que falar sobre os jogos que serão lançados nos próximos 12 meses.

Em última análise, essas ideias de longo alcance mancharam a visão da conferência mais contida da Sony, que continha apenas uma palavra sobre seus planos para o PlayStation Now. Em vez disso, a Sony usou sua posição de domínio no mercado para se concentrar em um punhado de grandes jogos – uma estratégia que deixou muitos desapontados.

“Com uma base instalada de 75 milhões, isso faz sentido por enquanto”, diz Joost van Dreunen, CEO e co-fundador da SuperData Research. “Mas isso não fornece uma resposta para a pergunta sobre o que o futuro reserva. Pior, é inconsistente com a direção que a gerência sênior revelou recentemente – planeja focar na receita de assinaturas de jogos online e streaming de música e vídeo”.

A Microsoft ultrapassou a Sony em duas coisas: mostrando uma lista de 50 jogos (a maioria não exclusivos, deve ser notado) e dobrando sua lista de estúdio, melhorando também o Xbox Game Pass e indicando que o streaming será o próximo degrau.

“Em particular, esta última parte é promissora”, diz van Dreunen. “Embora a Microsoft não tenha conseguido conquistar o centro da sala de estar como se propusera inicialmente, está se preparando para se tornar líder no mercado de jogos digitais, ao mesmo tempo em que acumula conteúdo e se concentra no lançamento de distribuição. É possível que um daqui a alguns anos a Microsoft será a Netflix dos jogos e a Sony mais como a HBO.

Mas um futuro digital é sobre escala e infraestrutura, o que significa que a Microsoft ainda pode ser a líder ainda.

Piers de HS Markit Harding-Rolls vê a decisão da Sony de deixar o PlayStation Now fora de sua conferência na E3 foi uma oportunidade perdida – particularmente tendo em conta o progresso feito pelo Xbox Game Pass. Isso não quer dizer que a Sony não tenha maiores ambições para seu serviço de streaming.

“A divisão da nuvem da Microsoft dá à empresa uma vantagem natural ao tentar construir um negócio lucrativo”, diz Cais Harding-Rolls.

À medida que o mercado se torna mais digitalmente habilitado e baseado em serviços, empresas de consoles e editoras estão começando a mapear suas estratégias de longo prazo, incluindo a criação de serviços de jogos em nuvem por assinatura”, diz ele. “Não há serviço baseado em nuvem que replique a oferta do console atualmente. De fato, as empresas interessadas em jogos em nuvem vêem isso como um meio de engajar um público mais amplo – uma jogada aditiva em vez de uma que necessariamente substitui as práticas existentes”.

Quando se trata de streaming, no entanto, o que está acontecendo agora é menos interessante do que o que acontecerá dentro de alguns anos. A Harding-Rolls observa que a solução de streaming da Microsoft “provavelmente estará a alguns anos do lançamento” – a tecnologia FastStart adicionada ao Xbox Game Pass é uma “casa intermediária” entre downloads e streaming – mas os pontos fortes de sua organização o deixam muito bem posicionada para ser líder no novo mercado.

“À medida que o mercado muda, a Microsoft está fortemente posicionada devido à sua capacidade do Azure”, diz ele. “Se você concordar que o futuro do consumo de jogos se dará por meio de serviços de jogos em nuvem, as empresas com forte posição na nuvem provavelmente estarão em melhor posição para se beneficiar da transição. Nesse contexto, a divisão de nuvem da Microsoft oferece à empresa vantagem ao tentar construir um negócio lucrativo”.

“Enquanto a Microsoft concorre diretamente com a Sony no momento, ela estará ciente de que, ao criar sua oferta de nuvem relevante para os jogos, ela competirá cada vez mais com os outros fornecedores de nuvem, que têm presença e papel na cadeia de valor dos jogos. inclui Amazon, Google, Tencent e Alibaba”.

“Com a quantidade de recursos financeiros que a Microsoft tem à sua disposição, há realmente apenas vantagens”.

Outra grande revelação da Microsoft foi que ela está trabalhando em um novo hardware do Xbox, com a clara sugestão de que seria mais de um dispositivo. Na visão do CEO da DFC Intelligence, David Cole, um novo console Xbox é “crítico para a continuidade da Microsoft na indústria de games” – em parte porque pode não estar pronto para fornecer o conteúdo necessário para suportar um serviço de streaming, e parte porque será necessário um melhor hardware para fazer funcionar qualquer serviço de streaming de AAA.

“Sob essa estratégia, a Microsoft tentaria distinguir sua oferta pelo conteúdo exclusivo, como fazem o Hulu e o Netflix”, diz Cole. “No entanto, mesmo com as recentes aquisições, a Microsoft parece bastante leve em conteúdo exclusivo. Se a Microsoft for para um serviço de streaming puro, eles estarão competindo não apenas com a Sony e a Nintendo, mas também com Google e Amazon”.

No entanto, embora a Microsoft esteja segundo lugar para a Sony no atual mercado de consoles, é importante observar o quanto a empresa é mais forte como um todo. Como Cole salienta, quando o Xbox One foi lançado, as ações da Microsoft estavam sendo negociadas na faixa de US $ 30, na E3 2016 aumentaram para US $ 50 e na E3 este ano as ações da Microsoft estavam sendo vendidas a US $ 101 cada. A Sony pode parecer estar a quilômetros à frente quando vista através das lentes da indústria de games, mas o fato é que a Microsoft é uma empresa bem maior e mais bem-sucedida – e um serviço de streaming para games é muito provável que excite seus investidores.

“A Microsoft claramente tem espaço para procurar fazer uma aposta maior em seus negócios de jogos”, diz Cole. “Com a quantidade de recursos financeiros que a Microsoft tem à sua disposição, há apenas vantagens. Os investidores da Microsoft em geral não são bem versados no negócio de videogames. Atualmente, as ações da Microsoft não são negociadas com base no desempenho do Xbox One. No entanto, Os investidores começam a ouvir que a Microsoft poderia se tornar o Netflix dos jogos, que poderia ressoar de uma maneira importante“.

“A questão do conceito de jogo da Netflix é que, no futuro próximo, é provável que seja necessário um sistema de hardware bastante poderoso para proporcionar uma experiência de jogo completa. A Microsoft precisa de um novo console se quiser permanecer competitiva. Baseada na E3 2018 agora pensamos que é provável que esteja chegando “.

Esta sem dúvida alguma é a análise atual do mercado da indústria de jogos, e é por isso que Phil Spencer agora ocupa um cargo mais importante, pois a Microsoft quer ser o novo Netflix e atacar no hardware, software e nuvem. Vários jogos já usam a sua nuvem, mas a Redmond quer bem mais que isso.  As palavras acima são interessantes para que os nossos leitores entendam mais um pouco da Microsoft como um todo e como ela fará com que os jogos façam se tornem cada vez mais importantes não só para as contas da empresa, mas para todo o mundo.

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