Naoki Yoshida está convencido de que a nuvem substituirá os consoles dentro de dez anos, e que o conceito de plataforma como a conhecemos desaparecerá completamente, trazendo consigo as polêmicas relacionadas ao sentimento de pertencimento.
Diretor de jogos de Final Fantasy 14, que gostaria de apoiar por mais dez anos, Yoshida disse que como desenvolvedor gostaria de criar jogos que vão além das plataformas em que são publicados.
Na sua opinião, a atual estrutura do mercado do jogo deveria ter chegado ao fim já no final desta geração, mas a pandemia retardou o progresso nesse sentido e por isso provavelmente haverá espaço para outra geração ainda antes da transição completa para streaming. Como exemplo, o Xbox Cloud Gaming.
He said that if you want as many people in the world to play your game as possible then it is better if you can play it regardless of the platform. "The gamers will be happy and also us developers will be happy."
He thinks in the future (about 10 years from now) there will be…
— Genki✨ (@Genki_JPN) December 23, 2023
A superação do conceito de plataformas marcará o fim dos conflitos entre entusiastas, deixando jogadores e desenvolvedores felizes, afirma Yoshida, que imagina que uma situação semelhante poderá se materializar nos próximos dez anos.
Então não haverá mais necessidade de videogames, visto que será possível acessar jogos em streaming sem os atuais problemas de latência e compressão: uma perspectiva que ainda não é alcançável neste momento justamente pela velocidade limitada das conexões e um número de servidores insuficientes para atender à demanda.