Estamos habituados a associar a Naughty Dog a uma notável infalibilidade (ao menos para mídia especilizadas), dada a quantidade de sucessos acumulados pela equipe do PlayStation Studios ao longo de vários anos, pelo que as últimas notícias e rumores que traçam uma alegada situação difícil dentro do estúdio, gerando considerável curiosidade sobre o que está acontecendo.
Fazendo um rápido resumo, em maio passado a equipe informou que o projeto multiplayer de The Last of Us precisava de um tempo maior e ainda não estava pronto para ser mostrado, o que já levantava suspeitas por se tratar de um título anunciado há anos e cujo trabalho deveria ter começado já em The Last of Us Part II, lançado em 2020.
Poucas horas depois, o geralmente bem informado Jason Schreier relatou que, com base em algumas fontes internas, soube que o projeto havia sido “adiado” pela Bungie, que se tornara uma espécie de centro de controle. A Bungie passou a mandar dentro da Playstation Studios no que se refere aos jogos multiplayer, e ela não teria gostado do resultado novo The Last of Us.
Como resultado, o jogo foi reduzido em escopo. Só isto já teria sido uma notícia de considerável importância, tendo em conta que é difícil esperar tal fracasso de uma equipe de prestígio como a Naughty Dog, mas com o tempo as peças que surgiram parecem confirmar o plano traçado pelo jornalista da Bloomberg na sua reportagem. As últimas pistas chegaram nos últimos dias, com as recentes demissões em massa, que se materializarão no final do mês, e de um dos principais designers do projeto que parece ter saído da equipe.
No meio de todo o caos podemos também colocar a versão PC de The Last of Us Part I lançada em condições técnicas bastante lamentáveis, para sublinhar um período que evidentemente não é propriamente um dos melhores para a Naughty Dog. No Steam podemos consierar o jogo como um verdadeiro “flop”.
No entanto, é preciso dizer que a equipe em causa é enorme, tendo ultrapassado os 400 funcionários há apenas alguns meses, o que nos pode dar pelo menos duas certezas: a primeira é que as demissões efectuadas, ainda que dolorosas e talvez até injustas, pelas formas relatadas, atualmente dizem respeito apenas a uma pequena parte do grupo, a outra é que o estúdio, com toda a probabilidade, não está apenas trabalhando no novo jogo multiplayer The Last of Us, mas certamente também terá iniciado outros projetos em paralelo.
A Naughty Dog é o diamente do Playstation, assim como a Playground Games é do Xbox, então uma crise desse tamanho pode certamente atrasar projetos e até manchar a sua reputação que anunciou um jogo e talvez não consiga entregá-lo por medo de fracassar.