Alguns jogos independentes alcançaram níveis de popularidade que dificilmente seriam críveis para desenvolvimentos tão modestos. Entre alguns deles, além de autênticos must haves como Celeste, também podemos encontrar jogos aclamados pela crítica e pelo público, como Oxenfree. O título desenvolvido pela Night School Studio foi tão bem recebido que uma sequência foi imediatamente solicitada, algo que foi confirmado pouco depois com Oxenfree II: Lost Signals.
E embora pensássemos que a má notícia estava no atraso do jogo para este ano, os usuários do Xbox receberam um novo revés. Ainda ontem decorreu uma Nintendo Direct focada em títulos independentes, onde marcou presença o Night School Studio. Após o fim do Direct o estúdio fez um anúncio nas suas redes sociais onde confirmou que Oxenfree II NÃO chegará à Xbox.
Como podemos ver na publicação do estúdio, a tão esperada sequência está prevista para chegar aos consoles Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Steam e até Netflix , mas a versão para Xbox não aparece em nenhum momento. Os motivos dessa ausência são realmente incompreensíveis, principalmente considerando que o primeiro título da franquia estava disponível até no catálogo do Xbox Game Pass.
Como dizemos, os motivos pelos quais Oxenfree II não chegará ao Xbox ainda não são oficiais. No entanto, alguns usuários começaram a tirar suas próprias conclusões. Aparentemente, o motivo que teria causado essa decisão é que a Netflix, dona do estúdio que está encarregado de desenvolver o jogo desde 2021, veria a Microsoft como uma concorrente direta no mercado mobile, e por isso gostaria de ” isolar” os de Redmond de todos os lançamentos que saíram sob o rótulo Netflix.
É por isso que as aquisições são extremamente importantes para o Xbox. É preventivo em bloqueios de conteúdo como este. O fato de reguladores como a FTC quererem reduzir a concorrência minando a Microsoft mostra um desrespeito.
MS (Game Pass) e Netflix se veem como concorrentes. Não se surpreenda quando as empresas mais voltadas para a tecnologia optarem por isolar a Microsoft.
This is why acquisitions is hyper-important for Xbox. It's preventative on content blocks like this.
For regulators like the FTC to want to reduce competition by undermining Microsoft shows a dereliction of duty. https://t.co/hB63Cq1tIE
— Jez (@JezCorden) April 19, 2023
Exceto por uma mudança de planos, Oxenfree II: Lost Signals chegará ao mercado em 12 de julho, mas não chegará aos consoles Xbox. Por enquanto só podemos esperar se for um problema temporário, ou se o argumento usado por alguns usuários acabar se tornando realidade, e os jogos desenvolvidos pelos estúdios da Netflix acabarem sendo totalmente proibidos nas plataformas da Microsoft.