A Nintendo confirmou, com um comunicado oficial, que não estará presente na E3 2023, acabando assim com as dúvidas sobre se a empresa poderia ser vista de alguma forma dentro da renascida feira americana de videogames.
Parece que o principal motivo, essencialmente, é o fato de que “a E3 não faz parte dos planos da Nintendo”, pelo menos no que diz respeito a 2023. Considerando a organização que a empresa assume há anos, isso não surpreende mais do que isso, porém, ele ainda havia encontrado uma maneira de estar presente nas edições anteriores da E3 com várias soluções, incluindo paralelos diretos e o típico “Treehouse” com streaming ao vivo e jogabilidade em vários jogos para Nintendo Switch.
“Consideramos nosso envolvimento em qualquer evento caso a caso e sempre pensamos em várias maneiras de manter nossos fãs interessados”, diz o comunicado de imprensa da Nintendo divulgado nestas horas. “Considerando que a E3 deste ano não se encaixa em nossos planos atuais, tomamos a decisão de não participar. No entanto, temos sido e continuamos a ser fortes apoiadores da ESA e da E3.”
A Nintendo também fornece, portanto, a primeira confirmação oficial sobre os grandes ausentes da E3 2023, além da Sony e da Microsoft que, no entanto, ainda não comunicaram o assunto com clareza. O PlayStation já abandonou a feira americana há vários anos, enquanto para o Xbox seria uma escolha bastante inédita, visto que ainda no ano passado havia participado com força do período da E3 com seu Xbox & Bethesda Games Showcase.
Neste ponto, a E3 2023 parece particularmente despojada de grandes eventos, embora ainda tenha recebido suporte da Ubisoft. Relembramos que a feira decorrerá de 13 a 16 de junho de 2023, enquanto aguardamos mais informações sobre os presentes e ausentes.