No Brasil, mercado de PCs cresce a passos largos, mas smartphones caem

windows-phone-android-ios

As vendas de PCs cresceram nada menos do que 30% no terceiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da IDC Brasil. De acordo com os dados, foram vendidos 1,36 milhão de máquinas no país entre os meses de julho e setembro deste ano, enquanto que no terceiro trimestre de 2016 o total foi de 1,04 milhão.

A receita do setor também cresceu significativamente no período, indo de 2,3 bilhões de reais para 3 bilhões reais no terceiro trimestre de 2017, alta de 28%. Como esperado, os notebooks lideraram as vendas de PCs no mercado brasileiro entre julho e setembro de 2017 com 936 mil unidades, aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Enquanto isso, os desktops, declarados mortos por vários analistas, subiram 14% com um total de 424 mil unidades comercializadas no trimestre.

“Os notebooks puxaram o crescimento do setor, representando 69% das vendas entre julho e setembro e superando a expectativa da indústria, já que houve crescimento também no mercado corporativo”, explica o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Smartphones tiveram a mesma sorte

android-fail

Um estudo realizado pela IDC chamado Mobile Phone Tracker revela que, no terceiro trimestre de 2017, cerca de 12,4 milhões de celulares foram comercializados. Porém, o número representa uma redução de 2%  nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa ainda revela que o tíquete médio dos aparelhos neste terceiro trimestre aumentou em 12,4% em relação ao mesmo período de 2016, apresentando um pulo de R$ 994 para R$ 1.118.

Para Leonardo Munin, analista de pesquisa do setor da IDC para América Latina, as vendas ficaram abaixo das expectativas para o período. “O fim da liberação do FGTS e o adiamento de compra para a Black Friday e o Natal foram os principais motivos que levaram a essa pequena queda”, revela.

Para o quarto e último trimestre de 2017 a IDC prevê a comercialização de 13,1 milhões de smartphones e 650 mil feature phones. Levando em conta todo o ano de 2017, os números devem ser maiores do que em 2016, com previsão de aumento de 6%, ou seja, 52,1 milhões de aparelhos vendidos.

Quem diria?

60 comments on “No Brasil, mercado de PCs cresce a passos largos, mas smartphones caem

  1. A questão é que as pessoas deixaram de trocar os celulares por impulso de lançamento, seja ele por “estabilidade de tecnologia” ou por alto valor dos produtos hoje no mercado. Os PCs que por muitos anos ficaram “esquecidos” sempre tiveram uma vida util maior que os mobiles, dessa forma a população tem trocado seus computadores que estão mais velhos por necessidade ou mera atualização de hardware; Durante anos a ideia de “tablet ira matar o notebook” era disseminada, hoje ja nao se tem tablets no mercado, e muitos que tiveram hoje voltam a usar aparelhos “completos” ou “2×1”

  2. Bom, eu nunca fui consumista nem adepto da tal “obsolescência programada”… troco meus aparelhos somente quando eles estão já “abrindo as pernas”, ou um acidente catastrófico (sem possibilidade ou custo/benefício de reparos) ou por alguma necessidade específica mesmo…

    1. Mas no caso dos PCs, após tantas quedas, é normal que volte a crescer. Para a maioria das pessoas, até já passou da hora de trocar seu PC.

  3. 400 mil PCs x 12 milhões de celulares
    PC ta quase ultrapassando acho!!!! ????
    Ueheuehej
    2% de queda pra mim é a margem de erro da estatística kjjkkk

    1. Mas os PCs são mais rentáveis para as empresas, pois possuem uma margem de lucro maior. Olhe a situação da Lenovo e você entenderá como isso funciona.

      1. Esquece…não entenderão. O planeta todo sabe que maioria do lucro dos “cels” está nas mãos da Maça e Sammy…mas…os babacas acham q Android vai dominar o mundo dos PCs (onde Lenovo, HP, Dell, etc, ganham grana). Esquecendo inclusive, que os sempre conectados já são realidade.

    2. E sem falar que o tráfego de internet nos celulares Android já ultrapassou o tráfego no Windows, isso é algo extremamente importante nos dias de hoje.

    3. Sempre essa história de ultrapassado. PCs, notebooks, ultrabooks, híbridos = Microsoft. Logo é ultrapassado. Sei.

      Quanto a PP, pode ser. Mas também pode ser 4% então.

  4. zorzão, se tiver coragem posta as estatísticas do site… pode ser em porcentagem mesmo, em relação aos acessos por dispositivo (móvel / tablet / pc) e por sistema operacional

    e aí, tem coragem?

    1. Ei cara, quer analisar números com seriedade? Pense também que um PC dura uns 5 anos ou mais, principalmente nas empresas onde eles são mais usados com seriedade. A vida útil dele é bem maior do que a de um celular, em que muitas pessoas trocam todo o ano, pois quebram ou ficam ultrapassados. Ter essa margem de vendas de celulares não quer dizer que está dando um banho nos PCs. Fora que as pessoas estão comprando os celulares, mas não estão os usando pra outra coisa que não seja Facebook, Instagram e wapp. Realmente o setor mobile estagnou, seja em inovação ou usabilidade.

      1. Pior é que sai propagando esse besteirol como se fosse correto analisar dessa forma. Quando se precisar celular de 5 em 5 anos, aí sim, a comparação em números ABSOLUTOS seria próxima do ideal.

          1. Ai é favorável ao Edge, não ao Android.

            Favorável ao Android é se ele tivesse falado que o Edge para Android é muito superior ao Edge para o Windows por usar o Blink.

          2. Não, isso não é favorável ao Android, é favorável ao Blink.

            Se quer coisas “favoráveis” ao Android, aqui não é lugar. Basta ler o nome do site.

      1. tipo quando o prefeito de uma cidadezinha do interior com um hospital de merda com 10 leitos… aí cria mais 10 e diz que aumentou em 100% o número de vagas

      2. @raposaodoartico:disqus Mas avaliar números absolutos é na maioria das vezes a forma não mais adequada. Boa parte dos casos, sempre se dá preferência a números relativos. Mas como é algo favorável à Microsoft…

        E outra, comparar em números absolutos, algo tem tempo de vida entre 1 e 2 anos, enquanto outro tem tempo de vida de no “mínimo dos mínimos”, 3 anos, parece-me bem justo. SQN.

        A chamada não tem nada de errado, realmente o mercado de PCs (choram-se as rosas) tá mais aquecido (e não é por causa do clock alto).

        E segmento mobile não tem como morrer.

        fonte: Segoe UI

        1. O que o Zorze fez foi comparar a coisa bruta. Ele comparou vendas de PC´s com Smartphone, com o intuito de lançar aquela velha ladainha de que os smartphones estão morrendo, só pra justificar a cagada da MS neste segmento.

          1. Cara, vocês só pensam nisso (não naquilo, ( ͡° ͜ʖ ͡°) ). Acabou. Fim. Vida que segue. Microsoft não vai acabar com o mobile, pois o mobile veio para ficar. Já fincou. A decisão da Microsoft me parece bem clara: “focar no PC onde somos soberanos somente ameaçados pelo SUCESSO Chrome ou permanecer tomando fumo no mobile com decisões erradas nossas?”. Decidiram diminuir o foco nela ( = nos smartphones) por agora, como qualquer um nessa condição, com esperteza, faria.

            E digo novamente, o que não indica que não venham a voltar para o “mercado de bolso”, como alguns sem NENHUM dado, afirma categoricamente, seja smartphone ou qualquer outra coisa.

            O que “Zorze” fez é comum, comparar duas categorias semelhantes com números relativos. Não informou dado errado. Realmente em porcentagem os PCs saíram melhor. O resto mimimi sobre os resultados expostos. Até porque se mostrasse o contrário, está sendo usado para dizer como os PCs são irrelevantes e NINGUÉM mais quer nem precisa. Segue o jogo.

    1. AT&T que é mais rica que a Disney irá comprar a Timer Warner e o valor da Time Warner é de 80 bilhões, da Fox de 66 bilhões, isso por que a Disney irá assumir a dívida de 13 bilhões da Fox, pois o valor real da Fox foi de 50 bilhões mais ou menos.

  5. E aquele aparelho transgénero, que não é PC nem smartphone,ainda não apareceu, porque depois é que os smartphones perdem toda a sua utilidade.

  6. Olha essa imagem da chamada, realmente os celulares windows acabaram com o iOS e o Android. Quase não se vê o sistema do robozinho e da maçã por aí. Kkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *