Muitos até hoje se perguntam qual o real motivo da Nokia ter se aliado ao Windows Phone em vez do Android já que este estava bem mais consolidado no mercado. Stephen Elop, CEO da Nokia, explicou a decisão durante uma coletiva de imprensa.
Uma das primeiras perguntas feitas a ele foi sobre um possível arrependimento acerca da escolha, entretanto Elop afirmou estar feliz com a decisão. Ele completou: “Estávamos preocupados há dois anos atrás sobre o risco de que uma única fabricante pudesse dominar o Android […] Haviam muitas outras marcas nesse espaço já.”
E de certa forma eles acertaram, hoje mesmo com a grande variedade de dispositivos de várias marcas, a Samsung é quem domina o mercado do Android com a sua linha Galaxy. A Motorola está com prejuízos alarmantes, HTC pode fechar as portas e a Sony passando por reestruturação.
Stephen Elop ainda disse sobre as operadoras de telefonia móvel, que é a maneira com a qual muitas pessoas adquirem um smartphone, principalmente nos Estados Unidos. Segundo ele, a Nokia queria oferecer uma terceira opção em relação a Apple e a Samsung/Android, principalmente com a AT&T, uma das parceiras que buscavam essa relação, onde era importante oferecer mais opções aos consumidores.
Para aqueles que se perguntavam a razão da escolha pelo Windows Phone, o raciocínio de Elop é bastante claro: a Nokia previu que a Samsung estaria muito bem posicionada nesse mercado, por conta da sua capacidade de produção e de sua história e que iria dominar, fazendo com que outras fabricantes não tivessem espaço.
A Motorola, LG, HTC, Sony, entre outras fabricantes tem lutado muito para ganhar algum espaço de destaque frente aos aparelhos concorrentes da Samsung. Vale lembrar que além deles, o iPhone está aí e apesar dos últimos resultados, continua sendo um dispositivo popular.
A Nokia possui privilégio no Windows Phone e está sendo bem remunerada pela Microsoft. Hoje a Nokia tem quase 90% da participação no mercado do Windows Phone, o sistema está crescendo e a Nokia virando referência e criado um conjunto de serviços e aplicativos de grande qualidade.
E você acha que a Nokia deveria ter tentado brigar por um espaço no Android ou tentar ser a líder do Windows Phone (O que já conseguiu facilmente) e impulsionar mais uma oferta aos consumidores?
Fonte | The Guardian
Resumindo: Quebrou no futuro, foi comprada por outros e agora usa android kkk