Chegou o grande dia da apresentação do Nokia Lumia 1020, também conhecido como Nokia EOS, sem sobra de dúvidas o foco da apresentação foi a generosa câmera do novo top de linha do mercado, mas não só foi isso, veremos a seguir tudo e mais um pouco sobre este aparelho que deixam os amantes de smartphones bem animados.
Hardware
- Tela AMOLED de 4,5” e resolução de 1280×768 pixels;
- Processador de 1,5 GHz ;
- 2 GB de memória RAM;
- 32 GB OU 64GB de armazenamento interno (mais 7 GB via SkyDrive);
- Câmera digital PureView de 41 MP com estabilização óptica de imagem, sensor com iluminação traseira, seis lentes ópticas, zoom de alta resolução de até três vezes, autofoco, flash, LED para vídeo;
- Gravação de vídeos em 1080p;
- Câmera frontal de 1,2 MP;
- Medidas: 13 x 7,14 x 1,04 cm;
- Peso: 158 g;
- Bateria de 2.000 mAh.
Ele é mais é mais fino e mais leve que o 920 (130.3 x 70.8 x 10.7 mm, peso 185 g), possui 2 GB de RAM afinal o processamento de imagem exigem um hardware potente também, sabemos que o Windows Phone roda fluído até em aparelhos com 512 MB de RAM, então este “plus” deverá ficar responsável pelo processamento mais rápido e eficaz das fotos do dispositivo.
Quanto ao armazenamento interno, ele terá duas versões: 32 GB e 64 GB, no Brasil este último deverá ser exclusivo da operadora VIVO, fruto do acordo entra a Microsoft e a Tèlefonica.
Inicialmente só estará disponível em 3 cores: Amarelo, Branco e Preto. A promessa deixada no evento é que ele ficará colorido por toda vida e não irá desbotar.
Oversampling é o segredo da qualidade
É comum você pessoas “leigas” em site de tecnologia falando: “As fotos com 41mpx vão ficar gigantes, ocupam muita espaço e ainda é problemática para compartilhar”. Isso é verdade, fotos gigantes sofrem este problema, mas o PureView da Nokia NÃO.
Graças a tecnologia Oversampling o sensor de imagem de 41 megapixels ganhará um “truque”. Ao invés de criar um pixel de imagem para cada pixel capturado pelo sensor do PureView, o Oversampling faz uma espécie de mesclagem. É como se pegássemos a imagem de 16 televisões FullHD e colocássemos em uma só, criando uma imagem UltraHD. Não é isso, mas é mais ou menos isso. Fato é que, com o Oversampling é possível pegar vários pixels e transformar em um único pixel, chamado de superpixel.
O sensor do Lumia 1020 é uma evolução do encontrado no N8. Na prática, ele irá capturar a imagem entre 34 e 38 MP e salvará em 5 MP simultaneamente para fazer o “Oversampling“. Assim você tem qualidade sem fotos gigantes.
O Nokia Lumia 1020 ainda trás outra boa novidade que é o uso do Oversampling não só em fotos, mas também em vídeos! Na apresentação vimos um vídeo gravado com o Zoom e podemos conferir as abelhas de forma detalhada produzindo mel.
Novo Here Mapas foi apresentado e deverá ficar disponível para todos com Windows Phone 8 nesta semana. Aplicativos como Flipboard, Vine, Oggle Pro, Nokia Camera PRO e Path deverão aparecer em breve. Vou detalhar em breve.
Segue abaixo uma lista de vídeos que mostram o aparelho e seus recursos. Os vídeos são pequenos, mas de grande utilidade para quem deseja obter mais conhecimento sobre o Nokia Lumia 1020!
Veja como editar vídeo:
]
Este vídeo mostra o Zoom em ação:
Hands-On:
Mais do Nokia Camera Pro:
Vídeo Oficial com características do Nokia Lumia 1020: