Por essa ninguém esperava! A Microsoft mantém nos surpreendendo ultimamente com as decisões estranhas, segundo o The Verge a suíte Office está gratuita para iPad, iPhone e Android. Anteriormente, a Microsoft realizou um acordo com o Dropbox para integrá-lo ao Office e, incidentalmente lançar o aplicativo oficial para o Windows Phone, algo que ninguém podia imaginar já que a Microsoft tem seu próprio serviço de armazenamento, OneDrive.
Nós já entendemos que a Microsoft vai se concentrar em serviços na nuvem, mas em nenhum momento nós achamos que o Office seria gratuito aos concorrentes. Quem for assinante do Office 365 terá acesso a alguns recursos avançados e à integração ao Dropbox.
Office para todos
Para o iPhone e o iPad: os aplicativos até então eram limitados, e o Windows Phone ganhava fácil. No entanto, agora com a atualização recém liberada, o iOS recebeu apps separados para Word, Excel e PowerPoint que permitem criar, editar documentos dentre várias outras opções. Todos são gratuitos.
Para tablets com Android: A Microsoft acaba de anunciar a versão do Office Touch para tablets com Android. Ela ainda está em preview, e funcionam basicamente da mesma forma que o iPad.
Para smartphones com Android: O Office para smartphones Android ainda não recebeu nenhuma atualização – é o mesmo app limitado (e gratuito) de antes.
Quanto ao Windows? e Windows Phone?
O Windows ainda não tem sua versão Touch do Office e o Windows Phone não recebeu quase nada de atualização no seu Office desde o seu lançamento. Ou seja, a Microsoft, até agora, me desculpe a má palavra, mas “abriu as pernas” para os concorrentes.
Só devemos as novidades com o lançamento do Windows 10 que será em abril. No entanto, é esperado que o Windows 10 para smartphones em versão preview saia em janeiro ou fevereiro de 2015, pode ser que saia nesta data, a esperança é a última que morre.
A ideia de editar arquivos em um smartphone talvez soe terrível, mas a Microsoft inclui um recurso bem legal chamado “exibição de refluxo”, que amplia o documento e permite se deslocar por ele, para que você edite e selecione o texto com mais facilidade.
Também é bem possível que a Microsoft libere uma versão preview antes do lançamento final. É, o que nos resta é esperar. Vamos ver se vale a pena.
O que você achou da atitude da Microsoft?
Pelo andar da carruagem, as vantagens de ter um Windows Phone só está diminuindo. Não é de hoje que os app da Microsoft são mais elaborados para as outras plataformas, e o que era exclusivo dagente esta ai na mão de todos.
não concordo
Acho um certo exagero esse “abriu as pernas para a concorrência”. Não é assim não.
A Microsoft faz muito bem em levar o seu melhor às plataformas concorrentes, é uma forma muito inteligente de cativar o público e da Microsoft mostrar o que faz de melhor: software.
Esse sempre foi e sempre será o grande negócio da Microsoft. Ela foi a primeira cia do mundo desenvolver, licenciar e vender softwares e ela se tornou uma das cias mais formidáveis do mundo justamente graças ao software que sempre produziu e comercializou.
Além do mais, a Microsoft está tornando o Office cada vez maior e consolidando de vez a sua supremacia na área de produtividade. O que eles não podem fazer de jeito nenhum é dar chance de crescimento ao Google Docs ou ao iWork da Apple.
O iWork sempre foi um fracasso. Mas o Google Docs sempre esteve diante de um potencial crescimento graças à difusão do Android. E a penetração e consolidação do Office na plataforma do Android vem como um chute nos planos do Google de fazer sua suíte decolar. Com menos espaço no mercado para o Google Docs, sobra menos também para os Chrome OS que poderiam ser uma pedra no sapato do futuro do Windows.
A Microsoft tem uma estratégia.
E quanto mais pessoas utilizando seus produtos e serviços, melhor.
O Google conseguiu crescer justamente porque usou a plataforma da sua maior concorrência, a Microsoft.
Já pensaram se o Google lançasse o navegador Chrome apenas para Chrome OS e Android? Ele nunca chegaria aonde chegou.
Perfeitas observações. O pessoal fala mau de quem usa iPhone porque se vangloria por exclusividades, mas quer ter a mesma atitude usando o Windows Phone, gente a Microsoft está certíssima, ela não pode viver num mundinho dela, se não a Google ou Apple passa por cima fácil, ela quer mostrar que seus produtos são os melhores (e realmente o são), mas pra isso tem que disponibilizar em tudo quanto é lugar. Do que adianta você ter um recurso exclusivo no Windows Phone e só usar com meia dúzia ou uma única plataforma? Agora imagine que todos utilizem o mesmo recurso, será muito mais fácil se popularizar.
REALMENTE, me diz do que vale a Microsoft disponibilizar softwares pagos se ela sabe que vamos “crackear” o software e seu lucro será reduzido, não é melhor liberar um bom software gratuito e se vc quiser um melhor (geralmente necessário para trabalho) vc pague uma licença, a final são esses quem realmente pagam por aplicativos, isso so faz o software crescer ainda mais e ganhar mais espaço ainda, e se pensar bem, e assim que a MS anda trabalhando ultimamente
Concordo com quase tudo que disse.
Só que tem um problema, custava segurar isso mais um pouco, ou também atualizar de alguma forma a versão para Windows Phone também na mesma data?
Dá a impressão que até os produtos da casa estão melhores na concorrência. O novo Office para o Windows “Phone” deve realmente ser melhor que os concorrentes para justificar a demora. O problema aqui não é só com o Windows Phone, mas sim com o Windows como todo.
O Google Docs estava crescendo muito, mas agora teve sua morte decretada, isso é bom, mas a Microsoft tem que ter mais responsabilidades com o Windows no geral.
Ainda acredito que a Microsoft em poucos meses irá liberar um Office bastante avançado.
Concordo com isso tbm. Vai fazer pra concorrência? Faça pra própria plataforma tbm. Nem que seja uma atualização inferior à concorrência (infeior agora), e qdo vier o Windows 10, chegue arrebentando no WP, com tudo que há nos outros e um pouco mais. Mas ñ fazer nem uma atualização pro WP passa um ar de abandono.
Entendo a lógica da microsoft em diversificar sua gama de produtos… Não sou contra seus produtos se expandirem para outros SO…no entanto não posso compactuar com essas atitudes de deixar seu próprio SO….é por essas e outras que varias pessoas acabam desistindo do windows phone…tenho um Lumia 920 antes pensava em trocar um WP por outro..mas agora não mais ..quero que a plataforma decole com o windows 10, mas desisti das coisas melhorarem a curto prazo.
Tem muita coisa acontecendo na Microsoft. Calma gente fina. Nossa interface é toda diferenciada.
A plataforma da Apple é aquela mesmice de sempre por tal fator, fácil de configurar. Para o Android pode ser que não demore também, pelo mesmo fator.
Uso no trabalho o office no smartphone e ta ótimo, já me acostumei. quando atualizar, pronto! Muita gente reclamando, mas talvez nem saiba usar um Excel. Quando vier, vai estar ótimo! (espero)
E assim, vão se evaporando alguns dos poucos diferenciais do wp, realmente estou desanimado com a plataforma, além de estar praticamente estacionando, com uma evolução lentíssima ainda temos que ler coisas como essas.
Enquanto o tio Bill vai vagando em terrenos estranhos, seus sobrinhos ficam sem rumo.
Só sei que ninguém vai abandonar o WP por causa disso então, nem me comovo!
Por causa de um não colega, mas de dois, seis, nove e por ai vai… Apesar que hoje o WP consolidou muito, ainda não entendo essas estáticas que fala que são poucos usuários do WP – por que ate todo lugar que vejo tem alguém com WP, inclusive muito mas muito mais que iPhone.
Não vejo problema algum em programar pra concorrência, aliás acho ridículo a Google retirar os apps dela do WP, mas a Microsoft vem dando só tiro no pé, quase todos os apps dela são bem melhores na concorrência, parece que não se importa com o próprio OS, acho muito descaso com nós consumidores.