Ransomware é uma forma particularmente desagradável de malware que criptografa seus arquivos e exige algum tipo de taxa para descriptografá-los. Normalmente, você é obrigado a pagar em dólares ou bitcoins para que seu PC seja liberado, é basicamente um sequestro. Contudo, este em especial, exige que a vítima jogue PlayerUnknown’s Battlegrounds.
O PUBG Ransomware, conforme relatado pelo BleepingComputer, criptografa arquivos e pastas na sua área de trabalho e descarta uma extensão “.pubg” no final. Uma vez que o processo é feito, você recebe esta mensagem: “Seus arquivos foram criptografados pelo PUBG Ransomware! mas não se preocupe! Não é difícil desbloqueá-lo. Eu não quero dinheiro! Apenas jogue PUBG por uma hora!”
Você pode realmente abrir o PUBG para liberar o resgate, mas você só precisa executá-lo por três segundos, em vez dos sugeridos “um hora”. Aparentemente, ele monitora os processos chamados “TslGame”, portanto qualquer executável com esse título atenderá ao requisito.
Então, qual é o sentido disso? Provavelmente é apenas uma brincadeira estranha, mas eu gosto de imaginar que quem está por trás do software só quer que alguém para jogar PUBG. Afinal, é “difícil” encontrar uma partida com “apenas” dois milhões de jogadores online simultâneos.