A Microsoft lançou um recurso de ‘supressão de ruído’ para o Xbox Party Chat, que deve garantir que os jogadores não precisem mais aturar seus amigos online mastigando e respirando, ou tolerando qualquer outro excesso de som desagradável.
Seja com a TV ligada ao fundo ou crianças incomodando os pais por lanches, ninguém quer que suas sessões multiplayer sejam prejudicadas por colegas jogadores sobrecarregados com microfones ruins nos headsets captando todo aquele som extra.
A gigante dos jogos diz que a nova ferramenta processará todo o áudio antes de chegar ao resto do bate-papo em grupo e deve garantir uma experiência mais limpa.
Em uma postagem no blog do Xbox Wire, a Microsoft diz: “Ativamos um novo recurso que processará sua entrada de microfone por meio de uma etapa de supressão de ruído para ajudar a produzir um áudio mais limpo em sua sessão de bate-papo em grupo. A configuração é ativada por padrão, mas pode ser alternada no menu suspenso de opções.”
Este não é o primeiro recurso desse tipo, nem de longe. Os jogadores de PC costumam usar a tecnologia para reduzir a distração do barulho dos teclados e dos cliques dos mouses em segundo plano. O Krisp.ai do Discord, por exemplo, usa aprendizado de máquina para garantir que sua voz permaneça clara, mas o excesso de ruído em segundo plano é reduzido.
O recurso está sendo lançado primeiro para o Xbox Insiders no ciclo de atualizações ‘Alpha Skip-Ahead’, o que significa que ainda está provavelmente a alguns meses do desembarque para todos os jogadores do Xbox. A atualização de hoje também apresenta uma série de atualizações para rede, áudio, controles e tecnologia HDMI-CES dos consoles.
Se você é um Xbox Insider e experimentou o novo recurso, deixe-nos saber como a tecnologia de supressão de ruído funciona.