Segundo o jornalista Jason Schreier, o cancelamento de The Last of Us Online foi um duro golpe para a Sony, tanto que várias cabeças rolaram dentro da empresa. Schreier abordou o assunto durante o último episódio do podcast Friend per Second, no qual revelou várias histórias relacionadas ao mundo da Sony e além.
Quanto a The Last of Us Online, ele explicou que está em desenvolvimento ativo há pelo menos quatro anos. A equipe de desenvolvimento era composta por centenas de pessoas, por isso estamos a falar de um projecto muito caro, que a Sony não cortou levianamente e cuja repercussão se fez sentir dentro da empresa: “O resultado é que várias cabeças foram cortadas”, explicou o jornalista, sem citar nomes.
👀 Naughty Dog 's The Last of Us Online /Factions 2
🔹"Was In development for ~4 years
🔹With a team in the hundreds"
🔹An expensive project
🔹The cancellation "made some heads roll at Sony as a result"Per Jason Schreier#PlayStation #PS5 #Lastofus #TLOU pic.twitter.com/rABR04REqH
— Dream Walker (@Dream_WaIker) August 9, 2024
Segundo alguns comentaristas, uma das cabeças estouradas seria a de Connie Booth, que trabalhou em estreita colaboração tanto com a Naughty Dog quanto com a Insomniac Games, outro estúdio que viu projetos cancelados durante a construção (embora de forma menos dramática em comparação com o que aconteceu com a Naughty Dog). De qualquer forma, não há confirmação sobre o assunto, pelo que permanecemos no campo da pura especulação.
Nesse ínterim, Booth ingressou na Electronic Arts, então a escolha dela pode ter sido simplesmente uma escolha de carreira. Posto isto, era inevitável que o cancelamento de um projecto tão grande e prestigiado tivesse repercussões, até porque deixa o estúdio Uncharted com um grande vazio de novos lançamentos nesta geração, deixando de lado as edições remasterizadas e os remakes.