O caso “Minecraft no Windows Phone” pode ser reflexo da nova geração de dispositivos móveis da Microsoft

minecraft-windows-hpne

Esta notícia pode representar algo alarmante para alguns, mas Minecraft, jogo da Microsoft, pode ter nos contado um pouco sobre o futuro do Windows 10 Mobile.

Minecraft Pocket Edition não será mais suportado no Windows 10 Mobile e no Windows Phone 8.1. Desse modo, o game permanecerá disponível na Windows Store, mas não será mais atualizado. Alguns acreditam que seja pela falta de público, mas lembrando que o jogo é da Microsoft e a empresa conta o número de usuários do Windows 10 de forma indivisível, é de se considerar que tenha algo a mais que isso.

Ocorre que, existe um Minecraft para Windows 10,  por qual razão, não foi adaptado ao Windows 10 Mobile. A versão “Pocket” poderia até nem ter existido. Pelo menos é o que faz sentido em uma Plataforma Universal.

Nova geração

Claro que, por ser um jogo da Microsoft, algo ele quer nos contar e o Windows Central pode ter matado a charada.

Ocorre que, a Microsoft lançará uma nova geração de aparelhos liderada por um “dispositivo móvel definitivo“, e como o nome sugere ele tem muitas changes de rodar games de PC. Além disso, a própria empresa já mostrou o jogo World of Tankz Bliz rodando em um HP Elite X3 com Snapdragon 820, detalhe: o jogo é para PC! Jogo é um dos focos dos novos dispositivos que serão lançados no segundo semestre de 2017, ficou claro.

Possivelmente, a Microsoft só irá ter uma única versão de Minecraft na Windows Store a longo prazo, a versão para Windows 10. Enquanto que, o Android e iOS ficarão com a versão menor “pocket”.

Bem, se o Windows Central tem razão ou não, acredito que a sua teoria faz muito sentido com tudo o que já presenciamos até então. Ainda faltam muitas respostas a serem solucionas e que só o futuro pode nos responder.

Vale lembrar que as “Redstones” são em homenagem a Minecraft, logo, este jogo sempre nos disse muitas coisas sobre o Windows 😉

88 comments on “O caso “Minecraft no Windows Phone” pode ser reflexo da nova geração de dispositivos móveis da Microsoft

  1. AVISO: PAREM DE ACREDITAR NESSE LUNÁTICO, W10 MOBILE ESTÁ MORRENDO!! A MICROSOFT ESTÁ MATANDO O SO, E VOCÊS BANDO DE POBRES NÃO VÃO TER DINHEIRO PARA COMPRAR O “SUSPENSE PHONE”.

  2. ISSO que é ser otimista hein!!!
    Mesmo que isso seja verdade, tá errado. O suspense phone pode isso, pode aquilo, mas até agora ele nao existe. Ja estão acabando com o suporte desde já?
    E mesmo assim, o minecraft full vai rodar bem numa tela de 6 polegadas? “ah..vai rodar no continuum”. E quem quiser jogar na rua ou o onibus…a microsoft continua nessa ideia de um smartphone-pc, mas pode acabar que ele nao cumpra o papel de um smartphone, que é ser portátil e ter tudo ao toque dos seus dedos.

      1. Alcatel sim…950xl? Snap810? Acho dificil..mas mesmo assim a atualizacao que vai transformá-los num windows 10 está disponivel para eles? Nao? Entao a microsoft ta errada em já dropar o suporte para o jogo. E mesmo assim nao muda o fato de ser dificil jogar um jogo de pc numa telinha pequena

      2. Oficialmente só o Snapdragon 835 que suportará. Quem investir em hardware novo HOJE, ficará de fora. E mesmo o tão falado HP X3 Elite, tem irrisórios 0.3% de participação nos 0.2% de share que o Windows em geral tem em smartphones.
        E a Microsoft SEMPRE falou em mobilidade, e nunca em telefone ou smartphone e derivados. Devemos ter cautela sobre esse dispositivo móvel… Pode ser que ele nem seja um telefone ou servir para tal.

  3. E os outros dispositivos com Windows 10 Mobile além do Surface Phone ficarão sem suporte a novas atualizações do Minecraft? Pelo que eu to vendo a MS quer dar outro reset e começar uma nova era com o Surface Phone, mesmo que isso signifique esquecer e deixar pra trás todos os outros dispositivos móveis rodando seu sistema.

        1. Quem não nos garante que o Windows 10 Mobile ganhe a capacidade de rodar programas x86? Pode ser que ai esteja o X da questão. Ele pode oferecer uma interface bem próxima do desktop no continuum e rodar tais programas. E muito outros que forem adaptados a telas menores….

          1. Isso veremos só no meio de 2017 acho q Microsoft tá aprontando alguma coisa kkk então vamos vê o que ela vai trazer 0.0

          2. Entendo e concordo com seu ponto de vista, mas e maioria dos outros celulares que não suportam continuum? Era com isso que eu estava reclamando, pois com certeza nossos lumias não suportarão esses novos recursos e capacidades que o sistema da MS promete. Então se decidirem focar em apps e programas pra nova era de dispositivos, descontinuando serviços e suporte a dispositivos anteriores… Fim de linha pra muita gente (eu me incluo nisso) que não vai ter dinheiro pra comprar um Top de linha e não tem desejo em importar (se nenhum surface ou novo lumia veio, o que podemos dizer de um produto como o Surface Phone.)

          3. Lumia só o 950/XL q poderá suportar… Seria impossível novos recursos alcançar os antigos. É desanimador, mas é o q tem por hj

          4. Eu acredito que , que caso o Windows 10 Mobile ganha ganhe suporte a programas x86 e uma interface do continuum totalmente igual do desktop, ele continuará suportando por muito tempo os aplicativos ARM feitos para o mobile.

            Existes centenas de apps que foram feitos exclusivamente para o formato móvel, seja por que seus desenvolvedores preferem assim, seja por que essa é a finalidade do app, como é o caso do WhatsApp por exemplo e não faria o menor sentido a Microsoft abrir mão disso.

            E não há porque não manter o formato atual do Windows 10 Mobile (funcionando apenas como smartphone) para qualquer OEM que prefira lançar dispositivos assim, isso possibilita dispositivos mais baratos, que possuem boa demanda em mercados emergentes.

            Também temos que levar em consideração os apps UWP. Da mesma forma que como vazou a informação que a Microsoft vai unificar a interface do Windows, tornando-a adaptativa para cada tamanho de tela, os apps seguirão pelo mesmo caminho (na prática isso já acontece com vários aplicativos).

            Então, quem não tiver um telefone que suporte a execução um app x86, ainda terá todo o acervo de apps UWP para rodar.

            O Windows 10 Mobile que roda hoje num Lumia 950 é o mesmo que roda num Lumia 435, a diferença é que ele se adapta ao dispositivo ativando ou não os recursos que cada dispositivo suporta.

            E deverá ser assim com os novos recursos do sistema, inclusive a suposto suporte a programas x86.

          5. eu estou quase vendendo meu 930 para comprar um xiaomi, faz isso também, certeza que não vai se arrepender, começa seguindo o grupo xiaomi brasil e xiaomi brasil 2.0 no faceboook

  4. Qui otimismo da PORRA!.
    Desistiram pq ninguém praticamente usa o Windows em smartphones. Garanto que se tivesse com 5% de market share, iriam continuar investindo.
    Windos em smartphones tem 0.2% de participação e caindo… Sequer aparece em um gráfico, já está tudo englobado em “outros”
    Windows Phone / 10 Mobile infelizmente foi um fracasso. Fim!

    1. não é otimismo, é logica… microsoft martela q tem q fazer um único app universal e tem um app uwp para windows 10 e um app pocket edition para mobile…. tá na hora de trazer a versão full para o mobile.

  5. Pensei, mas nem sei o que dizer.
    A MS me deixa um pouco confuso às vezes.
    Alias, toda essa era tecnológica está confundindo minha mente.
    Tá complicado.

  6. imagino a notícia quando a MS dizer que vai encerrar o windows 10 mobile:

    Microsoft encerra Windows 10 Mobile, sinal que vem aí o Windows 11 Mobile

    1. como não joguei muito não tinha noção, já existe um app uwp do minecraft para windows 10 no pc, com certeza tá vindo para o mobile.

  7. O Jorge é um tipo de tech guru, o que acha que o Sofrência Phone vai revolucionar o mercado mesmo após a Microsoft cagar todo o seu setor mobile. Haja fé, pqp

  8. Não adiantar fazer tudo isso se o aparelho não ser vendido no Brasil, como dizem “a esperança e´a última que morre”, mesmo eu indo pro Android fico de olho nela, só espero que traga seus produtos e dispositivo pro Brasil pq eu moro aqui, não nos EUA.

      1. Néh, só espero que funcione, pq se o Surface Phone falha, Microsoft pode preparar sua quarentena e partir pro ataque agressivo, como fez com o Mi4 só que com aparelhos “antigos”, como o Galaxy S5, Moto G, disponibilizar geral o Windows 10 para ser instalado no lugar desses aparelhos “ultrapasssados” e dar uma sobre vida

    1. Brasil não é o mundo todo tem lugares melhores para a Microsoft explorar essa nova era e o Brasil é um dos lugares que pouco iria mudar algo para esse novo dispositivo.

  9. Ou seja, isso pra mim só reforça que o Windows 10 desktop rodará em dispositivos ARM e que o Windows 10 mobile será um novo Windows RT

    1. Discordo. A unificação da shell do windows não é por acaso. Aposto minhas fichas que os próximos dispositivos terão o W10M mas terão a possibilidade de mudar pra modo pc. Ao contrario do que o windows 10 faz (modo Tablet).

  10. Eu acho que é mais simples. W10mobile , hoje, é voltado para corporativo. Minecraft não tem a ver com isso, tb deve ter poucos jogadores. Só deixaram de gastar recursos. Mas uma versão universal tb é possível.

    1. ela devia dá a nova versão de graça, o prejuizo nao ia ser grande, pois ela mesmo disse que sao poucos usuarios, mas a microsoft nao sabe fazer essa jogada de marketing

  11. Gente ta na cara que a MS ta fazendo o mesmo que faz com o Halo no Xbox, Vai portar o Minecraft de PC para smartphone windows (e provavelmente android e IOs não terão suporte) e deixarão essa versão pocket, cagada e desatualizada enquanto irão a todo vapor com a versão que só quem usa windows vai poder acessar. Ae usuário android que quiser jogar minecraft no smartphone vai ter que optar entre um pocket todo ruim ou mudar para Windows. Jogada de marketing perfeita.

    1. Isso não faz sentido nenhum, a maior parte dos players desse jogo vem do Android e IOS, seria um tiro no pé, por isso agora eles irão liberar Castle Siege para Android tbm

  12. É bem melhor jogar no PC ou consoles mesmo. Se a Microsoft lançasse um controle acoplável no Windows phone, assim como acontece no Nintendo Switch, seria diferente… esses e outros jogos estariam fazendo sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *