O anúncio da chegada do jogo Indiana Jones e o Grande Círculo ao PS5 continua a fazer correr muita tinta nas redes sociais. Alguns estão falando sobre traição por parte do Xbox e mentiras por parte de seu líder, Phil Spencer. Mas será que o chefe do Xbox realmente mentiu sobre a chegada de Indiana Jones ao PS5?
Segundo alguns, o chefe do Xbox havia afirmado no início do ano que o próximo jogo da Machine Games não seria lançado no PS5, mesmo que o anúncio de seu lançamento no console PlayStation tenha ocorrido durante a Gamescom. Mas a realidade é bem diferente, Phil Spencer não mentiu e traçamos a história para provar isso.
Para entender de onde vem a polêmica, é oportuno voltar aos comentários de Phil Spencer em fevereiro passado, quando a marca falou sobre sua estratégia enquanto rumores evocavam há semanas a chegada de vários jogos de Xbox aos consoles concorrentes.
- 15 de fevereiro de 2024: Phil Spencer confirma que quatro jogos de Xbox, desenvolvidos pelos estúdios da Microsoft, serão lançados em outros consoles. “Então tomamos a decisão de colocar quatro jogos nos outros consoles… Quatro jogos apenas, sem alterar nossa estratégia de exclusividade.” Mas enquanto rumores falam sobre os possíveis lançamentos de Starfield e Indiana Jones no PS5 há várias semanas, principalmente de fontes do TheVerge, Tina Amini, diretora de programação do Xbox, pergunta se um desses quatro jogos é Starfield ou Indiana Jones. E a resposta de Phil Spencer é muito clara: “[estes quatro jogos] não são Starfield ou Indiana Jones. “. Especificou na altura que estes quatro jogos eram atualmente os únicos planeados e que as equiess iriam “aprender” com esta experiência.
-* - 16 de fevereiro de 2024: Phil Spencer é questionado pelo The Verge sobre essa mudança repentina de estratégia e o chefe do Xbox é muito claro, ele não está fechando a porta para nenhum jogo de Xbox que possa ser lançado em um console concorrente no futuro. “Não acho que, como indústria, devamos descartar a possibilidade de um jogo estar disponível em outra plataforma. Estamos focados nestes quatro jogos e vamos aprender com esta experiência. Não trabalhamos com outras franquias. Mas alguém se levantar e dizer que algo nunca vai acontecer, acho que cria mais certeza no mundo dos jogos, onde você realmente deseja responder ao que os clientes desejam e ao que nossos jogadores e criadores desejam”. Em resumo, o Xbox tem o cuidado de não dar detalhes, mas já adivinhávamos na época que outros jogos viriam a seguir.
- 10 de junho de 2024: Em entrevista conduzida pela IGN após a grande conferência de verão do Xbox, o chefe da Microsoft Gaming confirma que outros jogos do Xbox chegarão em outras plataformas. “Estamos comprometidos com nossos clientes do Xbox em dar-lhes a opção de comprar ou assinar o jogo, oferecer suporte a jogos em outras telas e você verá mais de nossos jogos em outras plataformas. Vemos isso como um benefício para as franquias que desenvolvemos e vemos isso nos jogadores. » No dia anterior, DOOM: The Dark Ages acabava de ser anunciado no PS5 enquanto é desenvolvido pela id Software na Bethesda, estúdio comprado pelo Xbox em março de 2021.
Phil Spencer havia confirmado que os primeiros quatro jogos do Xbox a serem lançados em consoles concorrentes não seriam Starfield ou Indiana Jones, mas ele não disse que esses dois jogos NUNCA seriam lançados no PlayStation.
A nuance é significativa, e o anúncio de Indiana Jones no PS5 na Gamescom confirma as informações do TheVerge publicadas seis meses antes, que já mencionavam um período bastante curto de exclusividade no Xbox e PC e um lançamento no PS5 alguns meses depois. A informação revela-se, portanto, correta e, segundo as mesmas fontes do jornal, Indiana Jones poderá ser lançado para PS5 em abril de 2025.