Phil Spencer, chefe do Xbox, afirmou que a Microsoft está trabalhando para fazer os jogos e consoles funcionarem mesmo em caso de morte do CMOS, que é o esgotamento da bateria que alimenta o processador interno dos consoles. Na verdade, o fim dessa bateria pode representar a morte do console e de seus jogos.
Em declarações ao site Axios, Spencer observou a importância da emulação para preservar a história dos videogames:
“Minha esperança (e acho que devo apresentá-lo dessa forma a partir de agora) é como uma indústria em que trabalharíamos em emulação legalizada que permitisse que o hardware moderno rodasse qualquer (dentro do razoável) executável antigo permitindo que alguém jogasse qualquer jogo.”
“Se disséssemos: ‘Ei, qualquer pessoa deve poder comprar qualquer jogo ou possuir qualquer jogo e continuar a jogar’, isso parece uma grande estrela do norte para nós como indústria”.
O Stephen Totilo do Axios também observou como Spencer fez alguns comentários sobre problemas de CMOS. Até recentemente, havia a preocupação entre os usuários do PS4 de que quando suas baterias CMOS internas acabassem e a PlayStation Network fosse desligada, não haveria mais uma maneira de acessar o console – mesmo ao substituir a bateria – porque um PS4 deve se conectar ao PS Nwtwork pelo menos uma vez antes de poder ser usado. Felizmente, isso foi corrigido em uma atualização recente de firmware para o console de nova geração da Sony.
O Xbox também levantou preocupações semelhantes nos últimos tempos, e aqui está o que Spencer tinha a dizer sobre isso:
“Não na história, mas em relação aos problemas de CMOS no hardware do Xbox:” A equipe de hardware está ouvindo a mensagem sobre nossos consoles devem … permitir a relação contínua entre o jogador e o conteúdo que ele possui. Assim, ouvimos a mensagem e as equipes estão olhando para as coisas. “
Como visto acima, Spencer tocou no assunto com Stephen Totilo da Axios, a quem explicou que a divisão Xbox está ciente da situação e está a trabalhar para a resolver, ouvindo os pedidos dos clientes. O problema, em retrospectiva, não é pequeno, mas imaginamos que de alguma forma ele pode ser resolvido.
Neste semana, apesar de que nem todos os jogos podem ser revividos por conta de licenças, Phil Spencer anuncia mais 76 novos jogos na retrocompatibilidade.