A Microsoft comprou muitos estúdios nos últimos anos, e uma das primeiras aquisições que causou grande impacto foi obviamente a da Rare, comprada em 2002. No entanto, a marca parece ter pouca utilidade para certas franquias históricas do estúdio, e Banjo Kazooie é um deles.
Você vai dizer que a Microsoft já tentou isso com Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, e isso é verdade. Foi em 2008 no Xbox 360 com um conceito interessante que se baseava na criação de veículos para viajar pelos diferentes mundos do jogo.
Mas neste momento o Xbox ainda carece de jogo 3D digno desse nome no seu catálogo, enquanto as sequência de Halo, Forza ou Gears podem ser contadas cada uma nos dedos de ambas as mãos. E ainda assim, o sucesso dos jogos Mario mostram que existe de fa
to um mercado que está pronto.
Podemos dizer que o Xbox pouco utilizou os talentos da Rare nos últimos tempos, pois nos últimos dez anos, apenas dois jogos viram a luz do dia. Rare Replay, que é apenas uma compilação de jogos já lançados, e Sea of Thieves, o único jogo realmente novo, e cujo sucesso é comprovado. Dois jogos em dez anos, enquanto o estúdio lançou quatro em dois anos durante a era Xbox 360.
Mas onde está Banjo Kazooie nisso tudo? Oficialmente, em lugar nenhum. Mas Phil Spencer, chefe do Xbox, declarou em 2023 “ ouvir ” os fãs que exigiam um novo episódio. Quando questionado se o Xbox acabaria lançando um novo Banjo-Kazooie ou Conker, ele respondeu que cabia à Rare decidir , sem que realmente soubéssemos se os times realmente têm total liberdade nos jogos que querem jogar.
Thomas Mahler, CEO da Moon Studios e criador do Ori, deu recentemente sua opinião durante uma discussão sobre X. Quando questionado sobre como ele teria evoluído a propriedade intelectual e o caráter de Ori se tivesse a garantia de que o projeto teria sido totalmente apoiado pela Microsoft, ele responde.
O Xbox realmente não tem nenhum título familiar no momento, pelo menos nada com a qualidade pela qual são conhecidos.
Isso era o que eu esperava que a Microsoft visse em Ori, mas o Xbox está claramente focado em Halo, Gears e Forza e nada mais recebeu muita atenção.
Eles também sentaram no Banjo Kazooie sem nada acontecer, quando um desenvolvedor realmente talentoso provavelmente poderia fazer um jogo Banjo que poderia rivalizar com um Mario 3D e provavelmente vender por números semelhantes.
Por enquanto, a Moon Studios continua focada em No Rest for the Wicked , lançado em acesso antecipado para PC em abril de 2024 e também planejado para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.