No Tokyo Game Show de ontem, o diretor criativo da Bethesda, Todd Howard, disse ao público que o próximo RPG espacial Starfield terá mais de 150.000 linhas de diálogo. Se isso parece muito, é porque é. Em resposta ao anúncio, alguns desenvolvedores em outros estúdios AAA expressaram choque com o grande volume de diálogo.
Se você recordar, Todd já havia dito que Starfield seria algo “como Skyrim no espaço”. Para o contexto, porém, Skyrim “apenas” tinha 60.000 ou 50.000 linhas, menos da metade da contagem de linha projetada de Starfield. Basicamente o triplo do tamanho em relação ao Skyrim.
Wyn Rush, um designer narrativo sênior da desenvolvedora de Gears of War, The Coalition, falou com Kotaku sobre por que eles e seus colegas narrativos estavam tão preocupados com as notícias. Implementar um script tão grande, dizem eles, envolve muitas horas de mais do que apenas os escritores do jogo.
“Um grande script de jogo não é apenas uma tonelada de trabalho para a equipe de roteiristas … É trabalho para o departamento de áudio, engenheiros, animadores, possivelmente até mesmo os designers de níveis … Um script gigante significa muito tempo fazendo gravações VO, gravando processamento e gerenciamento de linha [script]. ”
Ainda não há como negar que o script de Starfield será um empreendimento imenso em termos de trabalho de desenvolvedor. Robert Brookes, um designer narrativo da Bungie, observou no Twitter que a quantidade de trabalho em um script de 150.000 palavras pode chegar a 500 sessões de gravação de voz. Supondo que os atores fossem experientes, “… isso é pouco menos de um ano inteiro de gravação ininterrupta se você não estiver usando vários estúdios de gravação e diretores de áudio.”
Now iterate, polish, re-write based on feedback, adjust for pivots in the gameplay. The number of people, hours, effort there is mind-blowing. I don't think enough people really understand how much work goes into something that monumentally huge.
— Robert Spookes ??? (@Sphynxian) October 1, 2021
Brookes também reconheceu que era perfeitamente possível que a Bethesda pudesse ter sucesso. “Também pode não demorar tanto quanto eu calculei”, disse ele. O cara da Bungie se mostrou altamente chocado no Twitter e fez vários cálculos perplexo.
Starfield representa o primeiro novo IP Bethesda em 25 anos. O jogo está programado para lançamento em 11 de novembro de 2022 para Xbox e PC, e não chegará ao Playstation.