Com a apresentação de Ghost of Yotei, que aconteceu durante o State of Play da noite passada, era apenas uma questão de tempo até que surgisse polêmica sobre a escolha da Sucker Punch em ter uma protagonista feminina, chamada Atsu, em vez do protagonista masculino do primeiro capítulo, Jin. Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, também decidiu intervir neste ponto, defendendo a liberdade dos desenvolvedores fazerem o que quiserem com suas obras.
Entre os porta-estandartes da cruzada anti-Ghost of Yotei está o YouTuber Endymion, que dedicou vários posts ao X contra o jogo. Um em particular causou grande impacto: “A sequência de Ghost of Tsushima apresenta uma mulher samurai japonesa como protagonista, porque é claro que sim. Eles não vão parar até que todas as séries construídas sobre a masculinidade sejam ocupadas por mulheres. Esperançosamente, Ghost of Yotei é um pequeno spin-off, mas se for uma sequência e ela for a nova personagem principal em vez de Jin Sakai, f0d44m-se vocês, estou tão cansado da narrativa de girlboss.”
Assumindo a postagem, Shawn Layden observou que: “1 é um jogo. Entretenimento. Uma história em que os escritores acreditam. Eles queriam fazer exatamente isso. 2 é um jogo. Se você não gosta, não compre isto. Na verdade, por que você não joga o jogo que você gosta?”
Em suma, certas controvérsias estão a tornar-se tão frequentes e tão previsíveis que até figuras da indústria como Layden sentem o dever de intervir. Veremos se a cruzada Ghost of Yotei morrerá pela raiz ou aumentará de intensidade a partir de agora até seu lançamento no mercado.