Já se perguntou por que um console Xbox portátil no estilo Nintendo Switch ou PSP nunca viu a luz do dia? Robbie Bach, que dirigiu o negócio do Xbox entre 2001 e 2010, disse em entrevista durante o New York Game Awards, porque nunca foi lançado um console Xbox Portátil, embora a hipótese tenha sido veiculada mais vezes internamente. Foi ele quem interrompeu todas as tentativas. Na época, a Microsoft simplesmente não poderia suportá-lo adequadamente.
Conforme transcrito pelo Gamespot, uma entrevista recente com Bach durante o New York Game Awards investigou algumas das razões pelas quais a empresa evitou fazer um sistema portátil por tanto tempo. Bach falou de três projetos distintos para um sistema chamado internamente de “Xboy“, com uma referência clara ao Game Boy da Nintendo (tanto que se temia que também pudesse haver problemas de direitos autorais). Todos foram rejeitados porque se pensava que não teriam sucesso. Algumas equipes tentaram reenviar o projeto várias vezes, mas Bach nunca deu seu endosso.
“Durante meu tempo no Xbox, havia pelo menos três grupos que apresentavam apresentações do Xbox portátil. Eles sempre eram chamados de ‘Xboy’ por algum motivo. Teria sido um problema de marca registrada, tenho certeza. Todas as três vezes decidimos não fazer isto.”
Mais tarde, ele deu mais detalhes sobre por que isso não teria sido viável, comparando a produção de um dispositivo portátil à criação de um novo sistema Xbox inteiro do zero, e preferindo manter o foco nos consoles principais.
Segundo Bach, o Nintendo Switch mudou tudo atualmente, mas “na época as coisas eram muito diferentes. Isso significaria (lançar um console portátil ed.) Fundar outra equipe. Seria como começar um novo Xbox, só portátil. Simplesmente não tínhamos largura de banda suficiente para fazê-lo. “
O que vocês acham?