Em entrevista ao GamesRadar+, Mat Piscatella, diretor executivo de jogos da Circana (empresa de análise), discutiu o passado, o presente e o futuro do Xbox, acreditando que a situação da empresa está prestes a mudar, em parte devido às fortes vendas do PlayStation.
“Se você olhar o que está acontecendo agora nas vendas, por exemplo, o gráfico de vendas do PlayStation, verá muitos jogos da Microsoft, já que eles podem ampliar o apelo de seus produtos e seus IPs em outras plataformas, por que não fazer isso?” .
Para Piscatella, a chave para o futuro do Xbox é abraçar outras plataformas, em vez de competir com elas, e garantir que, mesmo que as vendas de consoles vacilem como nos últimos anos, eles ainda possam compensar isso com as vendas de seus jogos.
“Olhamos para o futuro e para algumas das coisas sobre as quais eles falaram: Expandir o alcance da marca Xbox muito além do console Xbox é uma iniciativa fundamental e eles estão fazendo isso acontecer”, explica ele. “Você olha para os resultados deles nos relatórios de lucros e pensa, OK, isso parece muito bom, mesmo que eles reconheçam que as vendas de consoles não estão indo bem. Se você olhar dessa forma, o futuro é realmente muito brilhante, embora seja certamente foram dois anos difíceis.”
Piscatella também explica que o Game Pass não cresce há algum tempo, então o serviço pode ser usado mais como uma ferramenta de marketing, para tornar os videogames da Microsoft visíveis e incentivar os usuários de outras plataformas a comprá-los em sua plataforma. O analista considera o Game Pass uma parte importante da marca Xbox, mas acredita que a mudança para uma abordagem combinada é melhor. A Microsoft, segundo ele, não deve focar inteiramente apenas no Game Pass, mas também contar com as vendas tradicionais via multiplataforma.