Durante um dos últimos podcasts do Digital Foundry, foi discutido o modo Game Boost do PS5 Pro, que segundo a Sony deveria ter oferecido uma melhoria de 45% com jogos sem patch específico, mas que está retornando resultados inferiores.
Os editores do jornal inglês levantaram a hipótese de que as razões por trás desse desempenho se encontram em um aumento apenas moderado na largura de band , igual a 28% em comparação com o modelo básico do PS5, enquanto na frente da GPU houve uma melhoria em 45. %.
Existe, portanto, uma possibilidade concreta de que os resultados analisados até agora, que mostram aumentos de desempenho de 30-35% usando Game Boost, sejam precisamente devidos a um gargalo gerado por uma largura de banda mais lenta do que se imaginava.
Os editores da Digital Foundry disseram que estão interessados em ver como a AMD lidará com esse problema em seus sistemas e se a Sony pode tomar medidas para fazer isso no futuro, em um esforço para otimizar o impulso.
Há poucos dias, um desenvolvedor da Gaijin Entertainment disse que, em sua opinião, o PS5 Pro é uma atualização menos marcante em comparação com o PS4 Pro, visto que a atualização intermediária anterior da Sony proporcionou mais que o dobro da potência disponível quando comparada aos padrões do PlayStation 4.
O resultado dessas escolhas, como também demonstrado pela análise de Baldur’s Gate 3 no PS5 Pro, é uma situação em que títulos que fazem uso intenso do processador são igualmente problemáticos e sujeitos a quedas na taxa de quadros nas situações mais caóticas.