A nova série de documentários Xbox em seis partes chamada Power On: The Story of Xbox está cheia de histórias fascinantes, e estamos achando a parte do Xbox One particularmente interessante – inclui até uma seção sobre o vídeo infame de “jogos usados ou emprestados” do PlayStation.
Porém, primeiro, uma atualização. Em 2013, foi sugerido que o Xbox One (em um ponto) seria um console sempre online e não permitiria que você jogasse jogos usados. Na verdade a história real é que para emprestar um jogo a um amigo seu, mesmo que em mídia física, esse seu amigo tinha que estar na sua lista de amigos na Live há pelo menos 30 dias. Motivo disso? Don Mattrick, chefe do Xbox na época, nunca explicou.
Em resposta, o PlayStation criou uma “ideia grande brincadeira” de um vídeo chamado “Vídeo de instrução oficial dos jogos usados do PlayStation”, que foi um golpe mortal para a equipe do Xbox. O Playstation atacou justamente nas brechas do Don Mattrick.
O vídeo era realmente simples, mostrando um funcionário do PlayStation entregando um jogo usado para outro funcionário do PlayStation, e teve mais de 18 milhões de visualizações. Se você nunca viu, você pode assistir abaixo:
Crédito total para a equipe do Xbox, eles decidiram abordar este assunto no novo documentário, com o GM de Marketing de jogos do Xbox Aaron Greenberg afirmando que o vídeo era um exemplo de “coisas [ficando] realmente feias”.
Mike Mika, atual Studio Head da Digital Eclipse (e ex-Studio Head da Backbone Entertainment), teve mais a dizer sobre o vídeo no documentário, descrevendo-o como um momento “brutal” para a marca Xbox como um todo:
“A Sony lançou todas as armas em chamas com uma resposta imediata ao Xbox One. Seu jogo é o seu jogo. Você o possui. Você pode vendê-lo. Você pode trocá-lo.
Isso foi, isso foi brutal. “
Claro, aqueles dias estão no passado e todos nós podemos rir disso agora, mas na época, o Xbox foi feito para parecer um bobo com o vídeo “feio” do PlayStation. No rescaldo, o chefe do Xbox, Don Mattrick, acabou deixando rapidamente seu posto (e a Microsoft) , com Phil Spencer eventualmente tomando seu lugar no início de 2014. O resto, como dizem, é história …
O que você acha deste vídeo – agora e naquela época? Deixe-nos saber nos comentários.