Trazer Oddworld: Soulstorm para o PS5, colocando o jogo diretamente no catálogo do PlayStation Plus, provou ser uma escolha devastadora para a equipe de desenvolvimento: Lorne Lanning, da Oddworld Inhabitants, revelou justamente este fato.
Com os custos de produção subindo, o estúdio estava procurando ajuda financeira e a Sony ofereceu a eles um acordo para trazer Oddworld: Soulstorm para o PS Plus, em troca de uma certa quantia de dinheiro que Lanning não conseguiu quantificar.
A questão é que o jogo deveria ter sido lançado em janeiro de 2021, quando a base instalada do PlayStation 5 ainda era limitada e imaginava-se que os downloads gratuitos seriam no máximo 100.000: é com base nisso que os números da colaboração foram estabelecidos.
Depois de assinar o acordo, no entanto, a pandemia do COVID-19 forçou os membros da equipe a trabalhar em casa e isso resultou no adiamento de Oddworld: Soulstorm para abril: três meses extras para usuários do PS5.
O resultado desses eventos inesperados foi que o jogo da Oddworld Inhabitants acabou sendo o jogo mais baixado no PS5 com quase quatro milhões de cópias, praticamente todas entregues aos assinantes do PlayStation Plus: uma diferença da premissa que se mostrou economicamente devastadora para os jogadores. Eles acreditam que receberam muito pouco da Sony e tiveram prejuízo com o acordo.