O primeiro capítulo histórico de Halo conquistou imediatamente o interesse de seus fãs, graças a uma campanha single player bem feita com Master Chief, um herói que imediatamente entrou no imaginário coletivo dos videogames e já é um dos grandes nomes que marcaram a indústria.
Hoje todas as aventuras da icônica saga Xbox podem ser jogadas graças ao Game Pass, mas de acordo com as declarações da Bungie, autora dos primeiros capítulos da série, as coisas poderiam ter sido diferentes.
Para se ter uma ideia do quanto o componente single player continua sendo importante para os fãs de Halo, basta lembrar a polêmica dos fãs pela impossibilidade de repetir as missões no Infinite: uma situação que a 343 Industries já esclareceu é apenas temporária.
Em entrevista à revista Retro Gamer (via GamesRadar+), um dos programadores de Halo Combat Evolved, capítulo que introduziu a saga pelo mundo, revelou que Master Chief poderia nem ter existido, já que não foi planejado originalmente. Antes não teria campanha em Halo, seria apenas multiplayer.
Stefan Sinclair disse que quando o trabalho começou no Halo em 1999, a única maneira de os desenvolvedores brincar com ele era conectando-se a um servidor. A ideia inicial do Xbox era, na verdade, usar Halo Combat Evolved para mostrar todo o potencial da Xbox Live: deveria ser um título de lançamento para o serviço multiplayer do console.
Felizmente, a Microsoft e a Bungie mais tarde mudaram de ideia e também criaram a lendária campanha do jogo em Halo, o que permitiu que o título de tiro se tornasse uma das franquias mais icônicas do Xbox. Apesar da incrível e crescente popularidade do componente multiplayer, como também demonstrado pelo excepcional Halo Infinite, é de fato difícil imaginar como a série poderia ter ” evoluído ” sem algumas das missões para um único jogador mais icônicas.