Talvez seja pela própria tendência do mercado, mas os primeiros dados de vendas do mês de fevereiro deste ano são da Europa, região onde os consoles Xbox não parecem estar melhorando. E apesar das reduções de preços ou da atratividade da sua proposta, parece que vendeu quase metade do ano passado. Como podemos verificar no habitual relatório mensal da Gameindustry.
Especificamente, as vendas do Xbox Series X|S caíram 47% em relação a fevereiro do ano passado na Europa. Foi num mês em que todas os consoles tradicionalmente vendem menos, mas, por exemplo, e talvez precisamente por causa do Helldivers 2, o PS5 conseguiu amortecer-se, perdendo apenas 2%. Já sabemos, depois dos movimentos recentes de uma empresa e de outra, que no final das contas as vendas de consoles pouco importam, mas os números certamente servem como um bom indicador. Por exemplo, como um indicador da crise de identidade que o Xbox sofreu precisamente durante o mês de fevereiro.
Nesta mesma semana, provavelmente no próximo dia 21 de março, conheceremos os números tradicionais do grupo NPD, que mede as vendas nos EUA, praticamente o único território onde o Xbox continua forte. Se aí também se verificar uma queda, estabelecer uma relação direta entre a “crise de perda de exclusividades” do Xbox e as vendas não será muito complicado. A perda de confiança dos clientes e o excessivo tempo de resposta oficial do próprio Phil Spencer e subsequentemente ter que esperar pelo conhecido Podcast informativo, provavelmente prejudicou a sua imagem no futuro.
No entanto, a Microsoft precisar dar mais certezas ao seu público e usar de fato a Activision Blizzard para atrair mais assinantes para seus serviços. Agora Helldivers 2 está em alta, mas nunca atingiu nem de perto os números do Palworld que está exclusivo nos consoles Xbox. Então por falta de jogos esta queda não deve ser.
Porém, sabemos de uma carta na manga que a Microsoft possui, que ainda não utilizou e que pode equilibrar a balança rapidamente: A inclusão de Call of Duty no Xbox Game Pass.