Recentemente, falou-se de um novo MMO do Xbox, em desenvolvimento na equipe finlandesa de mainframe. As informações iniciais foram compartilhadas por Jez Corden, mas agora Jeff Grubb ampliou o assunto, por meio de fontes independentes. Conforme indicado, o nome do jogo por enquanto é Pax Dei e entre as várias ideias existe a possibilidade de jogar de forma diferente em cada plataforma.
Grubb explica que este MMO do Xbox, Pax Dei, é um produto baseado em nuvem, o que significa que os jogadores podem acessá-lo através de qualquer dispositivo, assim como o Xbox Cloud Gaming. O estúdio está procurando criar uma mecânica de jogo que funcione apenas com jogos existentes em um servidor remoto. Uma das ideias principais é que a mecânica mudaria em complexidade dependendo da plataforma.
Em outras palavras, embora seja verdade que você pode fazer tudo em qualquer dispositivo, algumas mecânicas de jogo Pax Dei fariam mais sentido em certas plataformas. Por exemplo, se você usa seu smartphone, pode facilmente fazer alguns recursos agrícolas e artesanais. Então, quando você muda para o PC e o console, é mais fácil gerenciar missões complexas, como invasões. A ideia é incentivar os jogadores a jogar de forma diferente em todas as plataformas.
O ponto principal, porém, é que o Xbox espera que a Pax Dei possa demonstrar o valor do desenvolvimento de jogos em nuvem. O desenvolvimento deve definir as melhores maneiras de criar esses tipos de jogos para que outros desenvolvedores façam o mesmo. Em particular, o Xbox espera poder usar essas lições com o possível jogo do Kojima para Xbox: de acordo com Grubb, o acordo entre o Kojima e a Microsoft ainda não foi fechado, mas o Xbox está organizando os recursos necessários para ajudar o designer japonês. A carta de intensões já foi assinada e agora estão fechando os últimos preparativos para este possível exclusivo do Xbox por Kojima.
Foi dito que Hideo Kojima trabalha em um IP conhecido para Xbox, não em uma nova série. Agora vamos ficar atentos para descobrir mais sobre estes novos jogos que não são dos estúdios da Xbox Game Studios, mas que podem ser interessantes. Acompanhem o Windows Club para não perderam nada. O que vocês acham?