Voltando há mais de duas décadas estamos novamente com Bill Gates prestes a anunciaro o Xbox. O que nem todos sabem é que antes disso a Microsoft entrou em contato com a Nintendo e Sega para colocar seu sistema com DirectX em seus consoles – algo que foi negado. Daí então a Microsoft decidiu criar sua próxima “caixa de DirectX” – leia-se Xbox.
A estratégia de Bill Gates era repetir a mesma que deu monopólio ao Windows com mais de 90% do mercado de PCs e que quase faliu a Apple antes dos seus formidáveis e lucrativos iPhones. Bem, segundo os rumores, isso vai voltar.
Antes de prosseguir, queremos lembrar algumas palavras recentes da Equipe do Xbox:
Sarah Bond afirmou:
“Formamos uma nova equipe dedicada à preservação de jogos. Estamos construindo nossa forte história de retrocompatibilidade e continuamos comprometidos em trazer a incrível biblioteca de jogos do Xbox para as futuras gerações de jogadores.”
“Já se passaram quase seis meses desde que nos unimos como organização [desde a compra da Activision Blizzard]. Nossas conquistas coletivas nesse período são tremendas. Todos devem se sentir incrivelmente orgulhosos do que alcançamos e entusiasmados com as oportunidades futuras”, disse Sarah, “Estamos avançando a todo vapor acelerar nosso hardware de próxima geração, focado em oferecer o maior salto tecnológico de uma geração.”
Entrevistado pela Polygon durante a GDC 2024, o chefe da divisão de jogos da Microsoft disse que queria quebrar as barreiras que historicamente limitaram os jogadores a fazer compras nas lojas para as first party de cada console. Ou seja, ele quer que os jogos possam ser adquiridos no Xbox em outras lojas do PC, como Epic Games Store, e não apenas na oficial.
Jez Corden do Windows Central afirmou que o próximo Xbox terá 100% certeza que virá com Steam! Desse modo, juntando as peças, a Microsoft parece está lançando um retrocompatibilidade mais robusta para seu próximo console (e não apenas uma evolução rotineira como foi do Xbox One para Xbox Series X|S) além de abrir o sistema para Epic Games, GOG, Steam e qualquer outra loja.
Então, o que raios será o próximo console?
Segundo declarações recentes da equipe e rumores a Microsoft tornará seus jogos todos multiplataforma e seu hardware também será multiplataforma. O console da Microsoft inevitavelmente receber jogos do Playstation que foram lançados no PC (praticamente todos), a Sony pode se recursar no futuro de lançá-los no Steam, mas poderá perder grande parte da receita, o que achamos bastante improvável.
O Xbox existe feito pela Microsoft como a linha de laptops Surface, será o melhor em qualidade e acessibilidade para ser referência a todos fabricantes. Samsung, Xiaomi, Dell, Lenovo, Asus, HP, LG, e tantos outros milhares também poderão fazer seus consoles Xbox – aqui a Microsoft ganhará porque o marketing ficará a cargo de cada fabricante, eles inundarão lojas com consoles Xbox e ainda pagam pelo sistema customizado “Windows/Xbox”.
Rumoes de Jez Corden dizem que a Asus e outras já estão preparando seus próximos “Xboxes”.
Como será o próximo Xbox?
Aparentemente, a Microsoft irá começar a sua nova geração dois anos antes da Sony, em 2026, mas com um console portátil que irá bater mais de frente com Nintendo Switch 2 e Steam Deck, mas também será concorrente do Playstation. A Sony também poderá fazer seu portátil, mas seria bem diferente, rodaria apenas jogos do PS4.
Então segundos os rumores, o próximo Xbox terá processador ARM – já que o Windows está rodando maravilhosamente bem em ARM agora e poderá de fato concorrer no mercaod de portátil com desempenho e boa duração de bateria. Inteligência Artificial será importante também.
Então devemos ver um portátil em 2026, 2028 um PS5, talvez só após isso que a Microsoft lance os sucessores de mesa do Xbox Series X (parece que o Series S não terá sucessor direto, o portátil/híbrido ficará em seu lugar).
.