Sempre que surgem notícias que mostram a vontade da Sony de se expandir cada vez mais no mercado de PCs, a polêmica sobre a utilidade do PS5 inevitavelmente surge se seus jogos exclusivos também estarão disponíveis em outra plataforma e em muitos casos eles também rodarão. Em suma, o lançamento dos jogos do PlayStation no PC tornará o PS5 supérfluo?
A resposta é realmente muito simples: não. Como de fato o lançamento dos jogos do Xbox no PC não inutilizou o Xbox One antes e o Xbox Series agora, com os últimos que também estão registrando excelentes vendas. Quem faz certas afirmações não considera o fato de PC e console expressarem duas formas muito diferentes de jogar e serem dois mundos de certa forma ainda distantes. Dificilmente um jogador de console puro, que acha confortável e agradável ter seu hardware conectado à TV e poder iniciar jogos com o mínimo de barulho possível, abandonará sua maneira de jogar apenas porque certos jogos também estão em outros lugares.
Afinal, os títulos mais jogados certamente não são os exclusivos, mas os vários FIFA, COD, Minecraft, Fortnite e assim por diante, que são encontrados tanto em consoles quanto em PC e que não movimentaram o mercado um centímetro. De fato, as edições mais vendidas geralmente continuam sendo as de console.
Quem opta por um determinado hardware o faz por diversos motivos, que muitas vezes nada têm a ver com videogames (a já mencionada conveniência, presença em determinadas comunidades, continuidade em relação à escolha anterior, simpatia pela marca, preço, desejo de ter o mesmo console de amigos diretos, diversos e possíveis). Por isso também é normal que sejam feitas avaliações mais amplas e pessoais antes da escolha, que vão além do “exclusivo sim, exclusivo não” que os guerreiros de console tanto gostam, mas que tem cada vez menos peso em termos de unidades vendidas.
O PC também é um ambiente bastante hostil para muitos. Isso não é um problema para os jogadores de PC, mas pode ser para aqueles que teriam dificuldade em desaparafusar quatro parafusos para montar um SSD dentro do PS5 ou Xbox Series X|S.
Portanto, o medo de que o lançamento de jogos do PlayStation no PC provavelmente deprima as vendas do PS5 parece realmente infundado. Agora os PCs com Windows estão recebendo cada vez mais jogos do Playstation, e a questão “exclusividade” está cada vez mais relativizada.
O que vocês acham disso?