Ainda não faz um ano da chegada da “nova geração” e já estamos falando sobre PS5 Pro e um novo modelo de Xbox Series X|S. Entre outras coisas, não são rumores para um longo prazo, mas estamos falando de novas versões já para o próximo ano. Como sempre, o que é relatado pode ser completamente falso, totalmente verdadeiro ou algo entre os dois. No entanto, podemos discuti-lo, perguntando-nos duas vezes: é interessante para o público? E, acima de tudo, é viável para a Sony e a Microsoft colocarem dois/três novos modelos de console em produção?
Vamos começar com este último ponto. Os rumores apontam para 2023 como a data de lançamento de um PS5 Pro, com um Xbox Series S Versão 2 chegando já em 2022, ou na prática dentro de 12-15 meses a partir de hoje. Mas sabe o que mais as notícias das últimas 24 horas nos dizem? Que a escassez de componentes necessários para a fabricação de novos consoles poderia facilmente durar até o final de 2022 e além: isso é afirmado por Takeshi Kamebuchi da Toshiba.
Depois de dez meses, os jogadores ainda precisam perseguir estoques e vendas que acabam quase que instantaneamente; isso provavelmente continuará por vários meses. Como é possível que a Sony e a Microsoft comecem a produzir não apenas consoles “básicos”, mas também modelos Pro? Obviamente, é impossível dizer sem ter dados mais precisos sobre a disponibilidade de componentes, mas a ideia de mudar de dois para três modelos de console parece um inferno logístico e produtivo.
Não vamos esquecer que a Sony já está trabalhando em um novo hardware, do qual não sabemos a data de lançamento: PlayStation VR 2. Produzir o headset e o PS5 Pro, mas acima de tudo, comercializá-los no mesmo período (assumindo que o headset chegue dentro de alguns anos, no máximo) não parece a melhor ideia, especialmente porque não seriam aparelhos baratos (para PS5 Pro estamos falando de 700 dólares, inclusive).
Obviamente existe a possibilidade de a Sony apontar, com estes novos hardwares, apenas para o público mais hardcore, disposto a investir grandes somas. Talvez pudesse se contentar em vender (e, portanto, produzir) alguns dispositivos, mantendo assim a distribuição regular dos modelos básicos mesmo durante os períodos de escassez de materiais.
O discurso é um pouco diferente com a Microsoft, que de acordo com o boato teria como objetivo principal atualizar o Xbox Series S. Uma nova versão mais poderosa, mas com um preço ainda inferior ao PS5 Digital (estamos falando de US$ 350), poderia levar mais e mais jogadores a mudar para a próxima geração no lado da Microsoft, o que por sua vez levaria a um aumento de assinantes do Game Pass, que é o grande objetivo final do Xbox.
Voltando à primeira pergunta, nos perguntamos se um PS5 Pro e um novo Xbox Series podem realmente ser úteis e interessantes para os consumidores. Todo o discurso poderia ser encerrado em “mais escolhas nunca são ruins”. Será realmente que já teremos novos consoles tão rápido assim? O que vocês acham?