A Microsoft espera comprar o Discord, um aplicativo de bate-papo popular, por mais de US $ 10 bilhões, disse os rumores confiáveis nesta semana. Notamos que, a Redmond está realmente interessada em aquisições bilionárias como vimos recentemente com Github, Linkedin e Bethesda. Além disso, vimos ela está interessada em outras redes sociais como Tiktok e Pinterest. Ela quer comprar!
Definitivamente, Satya Nadella quer realmente entrar no mundo das redes sociais e está disposto a investir uma boa grande nisso. O mais caso recente foi o do Linkedin, e que tem sido uma experiência de sucesso e tem se mostrado uma boa aquisição da empresa. Entretanto, outros podem achar que o Discord pode seguir o caminho do Skyper e ser esquecido no limbo. O que vai acontecer se isso for finalizado?
Por que a Microsoft estaria interessada no Discord?
Os jogadores de celulares e PCs em todo o mundo adoram o Discord, que permite uma comunicação ininterrupta dentro do jogo. O aplicativo também oferece outros modos de comunicação aos seus usuários que incluem texto, imagem, vídeo e áudio. Infelizmente, o aplicativo não está disponível para consoles de jogos. Como resultado, os usuários de Playstation e Xbox têm esperado pacientemente por isso.
O Twitter da Discord anunciou no final do ano passado que a empresa está mergulhada em uma semana onde “testam novos recursos experimentais selvagens para o Discord”. Consequentemente, exortou os usuários a sugerir algumas ideias também:
our company is currently deep in hack week, where we test out wild new experimental features for discord.
any ideas you guys want us try out?
— Discord (@discord) October 23, 2020
Stein Ekin marcou o Xbox em sua resposta ao tweet de Discord. Ele solicitou que ambas as empresas tivessem uma “integração de algum tipo”. É engraçado porque o próprio Stein é o gerente de mídia social do Xbox:
@Xbox integration of some kind plz ?
— Stein (@steinekin) October 23, 2020
O Xbox também respondeu a Stein dizendo: “Não vimos essa solicitação antes”.
We haven't seen this request before ?
— Xbox (@Xbox) October 23, 2020
Alguns meses atrás, Discord havia se gabado de seus vários recursos e tweetou: “Por que diabos temos tantos recursos.”
O Xbox mais uma vez foi rápido em responder com um comentário: “Mas e se você adicionar … mais?”
We haven't seen this request before ?
— Xbox (@Xbox) October 23, 2020
O interesse do Xbox no Discord é realmente claro. Ele começou como um aplicativo de comunicação simples, no entanto, assumiu muitas funções desde então. Quase todo jogo tem um canal oficial do Discord, onde compartilha informações valiosas com os membros. Streamers e criadores de conteúdo em todo o mundo também hospedam seus próprios servidores para interagir com seus fãs. É algo muito maior que os clubes do Xbox.
No entanto, com a introdução do cross-play, o Discord tornou-se uma necessidade para os usuários do Xbox. Eles podem usar um aplicativo chamado Quarrel para acessar a versão desktop do Discord, mas é muito problemático e os jogadores preferem usar um Discord totalmente otimizado para consoles. Jogar jogos cross-play enquanto pode conversar com jogadores de PC será uma grande melhoria para eles.
O Discord teve uma receita de US$ 130 milhões no ano passado, de acordo com o Wall Street Journal, derivada quase inteiramente do serviço de assinatura Nitro. Desse modo, ele ainda não é muito lucrativo, apesar de ter mais de 100 milhões de usuários.
Caso a Microsoft compre o Discord, muito possivelmente o deixará nas mãos da mesma equipe e o integrará nos serviços do Xbox, seja no app Xbox para PC, Xbox consoles, Xbox Game Pass e xCloud – é óbvio. É como se o Discord fosse o sistema de comunicação acima dos sistemas de jogos, e realmente a Redmond tem interesse nisso.
Antes de jogar Sea of Thieves, eu sempre entro no grupo do Xbox e busco por jogadores do Xbox (que não são crianças e novatos, desculpa). Eu acredito que os “Clubes” do Xbox funcionam, mas é bastante óbvio que o Discord tem mais usuários e é muito mais evoluído neste sentido. Claro, com este dinheiro poderia comprar a CD RED Projekt, Ubisoft, Capcom, e muitas outras. Entretanto, nem tudo são estúdios, melhorar a experiência dos jogadores também é essencial – e também não exclui que no futuro a Microsoft não possa comprar mais estúdios – eles tem dinheiro.
Se você gosta do Discord, então siga o canal do Windows Club por lá, começamos ontem e já tem muita gente. É legal para comentar sobre notícias, memes, marcar jogatinas, e compartilhar quaisquer outras informações.
O que vocês acham do Discord? Seria uma boa aquisição para a Microsoft? Xbox poderia se beneficiar?