Mais de uma semana se passou desde que a Sony anunciou parte da tecnologia que será lançada no PlayStation 5, e a Microsoft tem se mantido em silêncio. A dona do Xbox, segurando suas cartas perto do peito, não deve causar surpresa, já que a E3 está a um pouco mais de um mês de distância, e estou confiante de que a equipe não tem nada com que se preocupar. Desde a concepção do Xbox One X, a empresa vem perseguindo o apelido de “O Console Mais Poderoso do Mundo”, e eu duvido que ela queira renunciar a afirmações assim facilmente. Apesar das pesadas especificações que serão encontradas no PS5, a Microsoft não deve se sentir ameaçada, já que já expressou suas intenções em relação ao hardware futuro.
Embora a empresa não precise se preocupar com o anúncio de sua concorrência neste momento, a Microsoft não deve ignorar os recursos já apresentados. Para ter sucesso na próxima geração e rivalizar com o próximo PlayStation, a Microsoft terá que competir ao longo de uma linha tecnológica, bem como descobrir o que a Sony fez com o PS4 que para ter conseguido o sucesso.
Com relação às especificações do PS5, a Microsoft deve buscar a perfeição nas categorias em que a Sony vai se comprometer. O desejo de tornar seu hardware à prova do futuro, implementando recursos que ainda não estão otimizados para entretenimento doméstico, forçará a Sony a priorizar a fidelidade visual em vez da estabilidade de desempenho – este deverá ser o Calcanhar de Aquiles do PS5. Enquanto a Sony acredita que o Raytracing deve ser implementado para o hiper-realismo, a Microsoft já utiliza a API DirectX Raytracing (DXR) que parecer ser muito menos desgastante para o desempenho do hardware. Diante disso, a Microsoft deve dobrar a otimização para se destacar de seus concorrentes. O Xbox One X já provou que um console pode fazer 4K, e com o “Xbox Scarlett”, a Microsoft precisa mostrar que 4Kfps é um padrão daqui para frente.
Antes que qualquer outra suposição seja feita, a Microsoft expressou o desejo de renunciar o modelo gerações de consoles tradicionais em favor de hardware iterativo (similar aos que acontecem com os smartphones) que dará aos consumidores a oportunidade de atualizar sempre que acharem melhor – muitas opções de escolha. Dada essa informação, a empresa parece estar se concentrando em recursos que garantirão o hardware mais poderoso em um determinado momento. O desejo da Sony de implementar inúmeras tecnologias futuras (que não estão presentes na nossa atualidade) virá com um sacrifício, e a história mostra que o desempenho sempre anda de um lado para o outro. Ao abordar esse problema de um ângulo diferente, a Microsoft ainda será capaz de produzir consistentemente o console mais poderoso, pois otimizará totalmente todos os títulos, independentemente da idade.
Isso leva à minha próxima opinião controversa em que o próximo console da Microsoft deve inicialmente ignorar a corrida por 8K. No entanto, a Microsoft não deve abrir mão da busca por 8K por completo, mas sim entender quando puder, mais uma vez, ganhar vantagem sobre o PlayStation. A decisão da Sony de repetir as gerações de consoles garante que o PS5 será seu carro-chefe nos próximos anos. A longevidade do PS5 pode ser deduzida de seu desejo de implementar suporte a 8K, que provavelmente será uma resolução em checkerboard (não nativa) e a probabilidade de que isso seja feito para evitar a necessidade de um PS5 Pro.
Quando a Microsoft revelou o Xbox One X e sua capacidade de produzir resoluções 4K nativas, ela consequentemente mostrou os cantos que a Sony cortou em sua ânsia de manter o primeiro lugar. Embora o checkerboard do PS4 Pro renderizado em 4K seja um avanço, quando mantido em comparação com a resolução nativa do X, seus defeitos se tornam aparentes. No topo da resolução, o X provou que seu poder era capaz de fornecer um desempenho mais estável quase todas as vezes. A Digital Foundry comprovou consistentemente a proeza do Xbox One X em relação ao PS4 Pro durante suas comparações técnicas, em que os títulos da máquina da Microsoft superaram a concorrência em 95% do tempo. A Microsoft mostrou com o Xbox One X que o console mais poderoso é aquele que pode fornecer a experiência mais completa do ponto de vista técnico.
Eu não expresso meu desejo de que a Microsoft ignore 8K por falta de visão, mas sim por uma vantagem de longo prazo. Como a Sony fez com a implementação 4K do PS4 Pro, provavelmente fará o mesmo com 8K, permitindo que a Microsoft liberte uma atualização incremental por vários anos no futuro, sem nenhum comprometimento. Nesse ponto, a tecnologia 8K estará mais disponível e acessível, garantindo à Microsoft uma vitória quando introduzir uma implementação nativa. Com essa trajetória, a Sony voltará a encontrar-se em desvantagem tecnológica, como é agora com o PS4 Pro.
Note, atualmente alcançar a resolução 4k nativa ainda é um luxo, e mais luxo ainda são as TVs em 8K. É muito, mas muito improvável que o PS5 consiga alcançar a resolução 8K nativa, mas parece que a Sony mira nisso e essa questão fará com o desempenho e a qualidade visual do jogo possa ser comprometida em virtude de uma resolução exagerada para a nossa atual realidade.
Além disso, a expressão da Sony de total retrocompatibilidade dos jogos do PS4 com o PS5 vem em um alívio para muitos que temiam a possibilidade de a história se repetir. A retrocompatibilidade não apenas inflaciona títulos e experiências já no lançamento, como também recompensa os jogadores que investem no ecossistema da empresa. A Microsoft liderou definitivamente essa geração com sua implementação da retrocompatibilidade, pois serve como uma alternativa perfeita para o problema. Além disso, a trajetória atual da Microsoft já está à frente do que a Sony está planejando para o PS5. Atualmente, a retrocompatibilidade do Xbox apresenta títulos do Xbox 360 e os títulos do Xbox originário. No seu lançamento, o PS5 terá apenas os títulos do PS4.
O Xbox tem a vantagem no que diz respeito à retrocompatibilidade, porque já garantiu a promessa de implementação futura. Na frente de desenvolvimento, a Microsoft tem um departamento dedicado que se concentra na retrocompatibilidade de software com o Xbox One e garante o melhor desempenho e aprimoramentos que os títulos podem receber. Acredito que essa é outra categoria que a Microsoft pode liderar durante a próxima geração, alocando recursos para garantir que todos os títulos anteriores possam utilizar e aproveitar o hardware atual e futuro.
Ao melhorar automaticamente todos os jogos anteriores, a Microsoft solidifica ainda mais o próximo Xbox com o título “O Console Mais Poderoso do Mundo”. Mark Cerny já mostrou o Homem-Aranha da Marvel do PS4 rodando melhor em hardware do PS5, no entanto, esse é um título exclusivo para PlayStation, e o melhor interesse da Sony é que ele tenha um desempenho melhor. A Microsoft também aprimorou os títulos exclusivos anteriores para aproveitar o hardware do Xbox One X, mas não excluiu essas vantagens de inúmeros títulos de terceiros para garantir que eles realmente rivalizam com seus equivalentes de PC. A Microsoft tem construído um império na retrocompatibilidade durante anos e que vai além de mera compatibilidade, mas muitos são jogos “antigos” melhorados e que funcionam melhores que suas versões para o PC na atualidade.
Em última análise, nós falamos apenas das vantagens em questões de hardware e quesitos geracionais, e não adentramos em outros pontos positivos como serviços como o promissor Project XCloud, Game Pass, Play Anywhere, Live Gold, entre outros. Contudo, o sucesso da Microsoft na próxima geração não será totalmente dependente de suas inovações de hardware, mas sim do desenvolvimento de títulos first party (exclusivos). Neste ponto, a Microsoft sabe que precisa melhorar seu desempenho, e a compra de vários estúdios foi justamente nesta intenção. Só o tempo dirá como a Redmond vai lidar com isso e com a E3 muito próxima, a indústria verá em breve o que o Xbox será capaz de fazer. A Microsoft tem tudo para provar este ano durante a E3 que é melhor em tudo, ao mesmo tempo, sem pressa alguma, pois tem o palco inteiro para si.
Não vou esperar tantos jogos para a E3 desse ano a não ser os já anunciados com sua data de lançamento (Ori♥), claro que vai ter mais um ou outro. Acredito que ela vai se reservar mais para 2020 já que vai ser o ano dá nova geração e penso que ela vai querer mostrar todo o poder dos novos consoles com jogos novos.
Textão bom praqueles poneys-textão
Tudo balela, estratégia boa é a da Sony que cancelou a E3, adiou os jogos para o PS5 e só vai lançar exclusivo de 2 em 2 anos.
Pior é que os exclusivos da Sony não tem mais a prévia garantia de que serão realmente bons, vide Days Gone.
Nunca tiveram, o hype sempre veio da mídia e sonystas.
Apesar do Xbox Games Studios ser algo gigantesco, é necessário a Microsoft pagar exclusividades de terceiros no lineup inicial do próximo Xbox. Tipo algum exclusivo da Capcom, da Ubisoft e de alguma outra.
Não. A Microsoft tem condições de ter um lineup de jogos melhor que qualquer third party.
EA & 2K Sempre acabam produzindo Exclusivos no início da geração pro Xbox, PvZ, BioShock, Titanfall tem grandes chances de aparecer algum jogo dessas 2 Exclusivamente no Xbox;
-Capcom & Ubisoft também, como Dead Rising, Splinter Cell;
Minhas fichas vão para:
-BioShock 4
-Dead Rising 5
-Splinter Cell 7
-A Nova IP da DICE
Esses são os títulos Third Party que tem maior chance de voltar como Exclusivos.
Acho que o dead rising 5 pode sair dessa lista, porque se eu não me engano a um tempo atrás a Capcom Vancouver (que faz o dead rising) acabou fechando, a não ser que a Microsoft solicitasse a outro estúdio que produza o jogo. Os outros jogos, só o tempo dirá.
Rumores fortes apontam Deadrising 5 na E3.
No momento não há um console mais incrível que o XBOX One X. Todos os games são muito mais bonitos e rodam mais suave nele na tv 4K.
Tudo o que o XBOX One X já tem, os sonistinhas ainda estão sonhando em ter no PS5. Enquanto que o próximo XBOX vai muito mais além.
O PS está uma geração atrasado…
XBOX é a melhor opção desde 2001.
Enquanto que a cada geração o XBOX inova no Mundo dos Games, o PS nunca passa de ser mais do mesmo PS anterior.
E por acaso o PS VR não foi inovação? Existia PS Now nos tempos de PS3?
PSVR e PS Now já se provaram serem dois lixos.
PS VR eu nunca experimentei, mas quem tem, geralmente curte o produto. Pra mim, o problema é só o preço, que pra um acessório é bem salgado.
PS VR é flop, só o bolsonaro tem isso ai
Inova em que ? Só se for em sempre ser a lanterninha da geração !
Antes que os sonistinhas sumidos apareçam com suas falácias de games exclusivos de PS4 vou logo lhes lembrar Days Gone notinha 7 no Metacritics depois de 9 meses sem a Sony lançar um exclusivo para os sonistinhas falarem o tempo todo de nota e de exclusivos.
Estou vendo muitos caixistas curtindo com os sonysta pelas notas do Days Gone kk, pois bem. Caixistas façam uma lista pra mim de 5 jogos exclusivos do Xbox One nessa geração com notas 90+.
Ai depois que conseguirem fazer ai comecem a zoar a Sony com Days Gone.
Obs: Podem usar apenas um FORZA. Pra ajudar, pode ser jogos que foram feitos para PC/Xbox One.
Só responde ai embaixo com a lista, se vim desconversa a gente já sabe a resposta, NÃO TEM. Desafio lançado.
Tenho outro desafio, prove q vc saiu do PS2 e q saiu do Pc Master Xuxa ????
Se desconversar a gente já sabe a resposta, NÃO SAIU.
Desafio lançado.
????????
Cade a lista caixista?
Cadê as provas poney pobre mendigo??
????????
Não conseguiu responder a lista coleguinha? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O cara que tem Xbox chamando os outros de mendigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Não conseguiu mostrar as provas poneysinha?
????????????
Quem é mais mendigo, eu por ter Xbox One X ou vc por não ter PS4 e jogar Dota num Pc Master Xuxa Pentium 1?? Tempo pra responder……
????????????
Respeita o cara velho. Que coisa feia. Criando atrito a troco de nada. Dota um caralho, esses bosta deve jogar é lol mesmo.
????
Aguardando a lista amor, se perdeu?
Aguardando as provas paixão, se perdeu?? ???
Quando trazer a lista, eu respondo o que pediu, vamos pela ordem.
Quando trazer as provas, eu respondo o que pediu, vamos pela ordem (isso há foi pedido à muito tempo atrás ??)
#PobreMendigo ???
Não tem lista, né amigo? Te entendo. Beijos de Luz, quem sabe na próxima geração.
Não tem provas né mendigo? Te entendo. Gozadas na boca, talvez vc compre um PS3 um dia ?? POBREEEEEEE ??
Mendiguinho kkkkkkkkkkkk, quer um papel mendigo pra fazer a lista imaginaria? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Prova do que você quer mesmo? Estou boiando igual bosta pra fazer companhia ao Xbox.
Caixista de verdade caga pra notinha de metacritic. Ao contrario de vcs a gente joga e faz a nossa propria opinião. A tiraçao de sarro pra cima da notinha do Days Cagone é porque vcs se importam com isso. Vc é um otario por se importar com a notinha de um jornalista que provavelmente joga menos que vc. Eu repito, vc não passa de um otario.
Claro que vão cagar, o nível de jogos da Microsoft são notas ruins mesmo kkkkkkkkkkk.
O otário provavelmente deixou de jogar Days gone, em que analisam que o protagonista era branco e hetero, por causa de notinha amarela. Kkkkkkkkkk
ACABOU
KKKKKKKKKK Mas é justamente por esse tipo de comentário idiota por parte dos sonytas que ta essa zoação kkkkkkkkkkkk seu idiota kkkkkkkkkkkkkk…
Só chora baby porque não somos nós que bostejamos nota. Vai assistir teu filminho agora.
Vai ficar cagando regra até aqui no Windows Club? Estou até agora esperando vc me responder quais são os 5 jogos feitos pela Microsoft com notinha amarela.
Depois que me responder, te respondo até 10.
SONYSMO. Doença mental contagiosa que faz o gamer ser fanboy de um jogo só porque leva a característica da “exclusividade”. A doença deixa ainda o gamer mimado por achar que somente ele pode ter o jogo, mesmo que nunca o tenha jogado e nunca vá jogá-lo, criando assim em sua mente uma cultura restritiva anormal que afeta o seu meio social negativamente. Em casos mais graves a doença também deixa o gamer com “preferência lógica alterada”, influenciando suas escolhas por produtos limitados e sem recursos.
Não conseguiu colocar a lista amor? Se perdeu? Usa o Metacritic.
Não “poneizinho”; quem faz “listinha” são sonynhos e ficam “cantando de pônei” na internet e tomando no “fiofó” com uma plataforma limitada e sem recurso, cheia de jogos sem conteúdo e lotado de CGs pra fazer “chorar” rsrsrs
Cade a Lista Burigas, não conseguiu amor? Bosteja tanto mas não conseguiu fazer uma pequena lista.
SONYSMO. Doença mental contagiosa que faz o gamer ser fanboy de um jogo só porque leva a característica da “exclusividade”. A doença deixa ainda o gamer mimado por achar que somente ele pode ter o jogo, mesmo que nunca o tenha jogado e nunca vá jogá-lo, criando assim em sua mente uma cultura restritiva anormal que afeta o seu meio social negativamente. Em casos mais graves a doença também deixa o gamer com “preferência lógica alterada”, influenciando suas escolhas por produtos limitados e sem recursos.
Já bloqueei esse Arthur faz tempo,totalmente sem noção!!!!
Estou vendo muitos caixistas curtindo com os sonysta pelas notas do Days Gone kk, pois bem. Caixistas façam uma lista pra mim de 5 jogos exclusivos do Xbox One nessa geração com notas 90+.
Ai depois que conseguirem fazer ai comecem a zoar a Sony com Days Gone.
Obs: Podem usar apenas um FORZA. Pra ajudar, pode ser jogos que foram feitos para PC/Xbox One.
Só responde ai embaixo com a lista, se vim desconversa a gente já sabe a resposta, NÃO TEM. Desafio lançado.
Logo o fã do windowsClub Matheus vem falar de vendas, otário fracassado esse.
PS5 será para cinefilos. XBOX sempre foi para gamers competitivos. Enfrentar online outros humanos é desafiar imprevistos, enquanto que enfrentar a IA que os sonistinhas tanto amam é burra e previsivel.
Verdade cara, não sei se é meu estilo de jogo que está mudando, mas a IA desses jogos offline muitas vezes desanima, por mais que o jogo seja bom pra mim acaba não prendendo por muito tempo. Jogar um multiplayer contra adversários reais é muito mais emocionante. O que salva um pouco tirando o PvP são os modos cooperativos PvE, que em vários jogos são muito bons, nos exclusivos da Microsoft principalmente.
Rapaz, lendo no fórum Resetera, vi um post do Albert Penello (ex Xbox, ex EA, hoje Amazon), onde ele analisa várias coisas interessantes pra chegar em uma configuração de máquina do PlayStation 5 mais próxima da realidade e das práticas tradicionais da Sony. No final, se a análise dele bater vai ter muito pônei desesperado chorando quando ver que as especificações do PS5 não serão nada disso que estão supondo, mas será bem mais inferior do que tem se falado. Mas com um preço interessante dentro da margem de 399 dólares.
Eu creio que farão o mesmo embuste que fizeram com o Pro. Irão fazer algo tão medíocre quanto e elevar o preço, fazendo marketing de coisas que o console não entregará. Talvez vender a 500 dólares. Para tentar se salvar da falência por mais um ano. Já que as lojas vão encher seus estoques novamente, como fizeram com o PS4.
Eu não vejo um cenário de mercado onde a Sony tenta constantemente ‘responder’ o que a Microsoft faz e vice versa, (embora bons recursos possam ser replicados aqui e ali), mas sim que cada uma gigante dos consoles (Nintendo, Microsoft e Sony) está encontrando o seu próprio posicionamento de mercado, ao invés de um seguir os rastros do outro, como no passado. Se bem que Console wars vende matéria jornalística e rende views, então em alguma medida continuará existindo apenas para manter funcionando a engrenagem midiática montada em torno disso.
A Nintendo já anda numa via paralela desde o Wii, e com o Switch parece ter encontrado o seu nicho atual, enquanto a Sony a partir da metade da geração ps3 passou a investir mais em jogos com storytelling massivo aliado a uma abordagem clássica de console, enquanto a MS com o Xbox sempre teve vocação para jogos com forte interatividade multiplayer on line e serviços. Então acredito que na “próxima geração” pela 1ª vez na história teremos 3 fabricantes de consoles com apostas mais distintas, e isso é bom para o mercado e para os jogadores. De forma geral, eu tenho gostado mais da abordagem da M$ com o Xbox, tendo boa presença no mercado brasileiro e tudo, mas isso não é uma condição imutável, é bom ficar atento ao que a concorrência oferece também.
Falou tudo!!!
Matéria muito boa, Jorge.
Com certeza o Xbox não vai cometer os erros do inicio dessa geração ainda mais com Phil Spencer a frente, muito menos com o pé na porta ou uma bazuca na próxima geração…e sim com uma bomba atômica já que sua estratégia esta bem definida.
O maior lançamento da Sony em 2019 foi a opção de mudança de ID. HAHAHA
A Sony está no mercado há muito tempo,liquidou com consoles sega,snk,jaguar;quase detonou Nintendo.
Não conseguiu pq a Nintendo tinha personagens fortes e carismáticos que já estavam consolidados no mercado.A Microsoft tem que sempre prestar atenção no mercado e ficar de olho na história das concorrentes.A Nintendo por exemplo criou personagens tão emblemáticos no mundo dos games que cada lançamento de um game deles leva sua plataforma não tão potente graficamente praticamente em primeiro lugar nesta geração se levarmos em conta o tempo em que a Sony e Microsoft estão!!!Então vale sempre lembrar que não só de gráficos vivem os gamers e sim de bons jogos,personagens que te conquistam e jogos que te prendem na telinha,e acho que as vezes ainda se esquecem disso!!!!
“A consola mais poderosa do mundo… ” Grande coisa… O Xbox raiz era mais poderoso do que o Ps2 e comeu poeira desde o lançamento…