O sonho de um portátil para jogos do Xbox ficou mais perto da realidade

xbox-portatil

Enquanto fabricantes como a Sony, Nintendo e Apple investem em diversas alternativas na área de games portáteis com seus PSPs, Nintendo DS’s e dispositivos iOS, a Microsoft fica para trás, fornecendo somente consoles que passam longe de serem portáteis. Segundo Shane Kim, vice-presidente corporativo da empresa, isso poderá mudar no futuro.

Há 8 anos atrás, em uma entrevista ao site de jogos Kikizo, ele disse que a Microsoft está focando atualmente no ‘entretenimento na sala de estar’ adicionando novas funções no ambiente Live, como a integração com o Twitter e Facebook, e inovando com novos métodos de controle. Mas levar a marca Xbox para o mercado portátil seria apenas uma questão de ‘quando’ focar seus esforços na área.

Passado tantos anos, será que a Microsoft desistiu? O que aconteceu que freou o portátil do Xbox? Phil Spencer, líder da marca Xbox, neste ano de 2017, explicou:

Spencer respondeu que a empresa acreditava que “os smartphones tomariam quase todo o mercado de jogos móveis”. Basicamente, a Microsoft entendia que lançar console portátil não fazia  sucesso já que os smartphones dominaram.

Robbie Bach, ex-membro do panteão da divisão Xbox, atuou ao lado de Phil Spencer. Bach revelou no ano passado, ao IGN, que as considerações da Microsoft sobre um dispositivo portátil, internamente codinomeado de ”Xboy”, foram barradas por questões de limitação da internet. De acordo com o executivo, “não havia banda suficiente” para os audaciosos planos da empresa.

Bach se diz “arrependido” de não ter desenvolvido um “Xphone”, isto é, um smartphone da marca focado em jogos, e assim uniria o avanço dos smartphones aliado a um console portátil.

O mundo mudou

phil-spencer-2

Nós sabemos hoje que os smartphones não dominaram o mercado de jogos, e não impediram o sucesso do Nintendo Switch. Atualmente, a conectividade com internet melhorou bastante, inclusive proporcionou serviços de sucesso como o Netflix.

Mas vamos mais além, atualmente a marca Xbox foi ampliada e ultrapassou a barreia dos consoles, e o Xbox Play AnyWhere faz parte disso, ou seja um único jogo que roda no Xbox e no PC. Desse modo, tu poderá adquirir um jogo no seu Xbox e jogá-lo no PC, sem pagar mais por isso, com seus amigos online e com direito a conquistas.

Atualmente, algumas fabricantes de menor relevância apostaram com êxito em consoles portáteis com Windows 10 para rodar jogos da GoG, UPlay, Microsoft Store e clara da Steam:

[youtube]vp0f8A-jTfI[/youtube]

[youtube]dt-JvpdJBi0[/youtube]

[youtube]ME7kQuB5GAA[/youtube]

[youtube]RlYc1IN9cpM[/youtube]

[youtube]Ik6bit7_zUg[/youtube]

Mas o Windows em dispositivos compactos nunca foram vistos tão bem, o GPD Win no vídeo acima é praticamente um milagre. Contudo, a Microsoft e a Qualcomm anunciaram ontem (05) o Windows 10 completo para processadores ARM, tipicamente encontrados em dispositivos móveis como smartphones e Nintendo Switch.

Se o sonho antigo da Microsoft era um “XboxPhone” ou um console portátil para bater de frente com seus principais concorrente mas que até então era inviável, agora ficou muito mais perto. Seja pelas mãos da própria Microsoft ou por parceiros, o desejo de levar o Xbox no bolso fica mais perto da realidade.

Vocês gostariam disso?

40 comments on “O sonho de um portátil para jogos do Xbox ficou mais perto da realidade

  1. Seja pelas mãos da própria Microsoft ou por parceiros, o desejo de levar o Xbox no bolso fica mais perto da realidade

    Já consigo imaginar ♥ ♥ ♥

    1. A Nintendo está sempre em busca de novos oceanos, faz parte da estratégia, porque o público cativo deles está cada ano menor nos consoles de mesa, daí que a proposta híbrida foi uma boa sacada, diria até que óbvia no atual contexto.

      Daí se faz necessário a oferecer consoles mais apelativos para as massas, seja no preço seja na proposta de hardware mesmo. Ou seja, cada console que a Nintendo lança é uma nova história, e uma incógnita, ontem o wii u fracassou, hoje o Switch é sucesso, e amanhã? Bem, a ‘deus pertence’ 🙂

      1. Seguindo a linha da Nintendo o próximo talvez seja um fracasso novamente kkkk.

        Pq não vejo algo melhor q um híbrido
        Oq ela fará de diferente?
        Um switch melhorado e mais potente?
        Mas não é assim q ela pensa

  2. Eu ainda tenho engavetado dois Nintendo 3DS e um PSP. Mas não sei se compraria um portátil de novo.Em julho liguei os aparelhos para dar carga e tal, mas não me animei em jogar e só fiz a manutenção básica trimestral engavetei de novo. Sei lá, PARA MIM, vai depender muito do que vier.

      1. kkkkkkkkk, ta fácil. Tenho um vermelho e outro preto. O preto está sem a caneta e o vermelho falhando o start, mas ambos funcionam. Um cara aqui queria me cobrar 100 reais para arrumar o botão. Eu hein… deixo na gaveta.

  3. Não acho que o Switch seja parâmetro pra dizer que o mercado portátil ainda tem espaço.. Pra mim o Switch fez sucesso por causa dos jogos (Zelda, Mario) e não por ser portátil.. se dessem a opção de um console mais forte (como um Xbox/PS4) pra jogar na TV esses mesmos jogos eu aposto que teria mais unidades vendidas dessa versão de mesa do que a portátil. Isso falando no ocidente, no Japão realmente tem um publico grande de portáteis e imagino que só compram console de mesa (PS4) por esse mesmo motivo, jogar jogos que não podem no portátil e no PC.

    1. Eu comprei um switch, e pra mim o que está contando mesmo é o fato de ser portátil… Os jogos são ótimos, mas quando chego em casa vou pro xbox, o switch é só pra viagem mesmo…

  4. Acho q a questão dos celulares é que até hoje ninguém apostou na plataforma, o Snapdragon 835 é superior ao Tegra X1 Switch em desempenho, a Nintendo mostrou q as pessoas ainda gostam de um portátil com bons jogos, e bons jogos n se joga em touchscreen, se joga em joystick, pra mim é isso q falta, o Android aceita lojas de terceiros, o que falta é uma empresa criar uma loja, exigir joystick, aceitar desde o do Xbox até os da China. Daria pra rodar todos os índies atuais, e alguns AAA mais velhos como Skyrim, Dragon Age etc…

      1. pelo Antutu, o X1 faz 71k de 3D e 28k de CPU, o SD835 faz 73k de 3D e 39k de CPU. Em outros testes o X1 pode ficar a frente mas é por pouco. Os celulares também alcançam 8gb de RAM e 128gb de ROM, enquanto que o Switch tem 4gb/32gb. Além do que o SD845 já está na porta, e será indiscutivelmente superior ao Tegra X1.
        Se fizessem/portassem os jogos para o Android, se teria uma enorme base de usuários que já compram o celular de qualquer maneira, e numa plataforma que as pessoas tem o costume de trocar em pouco tempo, rapidamente se teria uma grande base de usuários inclusive com modelos mais potentes. Acho q o potencial dos celulares pra jogos ainda é muito inexplorado, eu mesmo só gosto de dois jogos, plants vs zombies 1 e NFSMW, ambos já tem sucessores que achei uma porcaria, o Mortal Kombat tem um gráfico ótimo, mas ficou péssimo no touch, poderia ser um excelente jogo se suportasse joystick, poderiam até portar o mesmo jogo de PC, já q o jogo é relativamente leve.

        1. Mas lembra que o tegra X1 é um processador de 2015 Vey.

          Desde de 2015 a NVidia é melhor q um processador lançado em 2017.

          Agora o snap845 pode ser melhor. Mas quanto tempo levou em.
          NVidia deveria lançar um novo processador top, pra durar mais 2 anos

          1. A NVidia é uma empresa especializada em gráfico, a Qualcomm não, e o Tegra X1 foi feito só pra tablet, acho q os requerimentos de tamanho e energia não se adequam a um celular, mas inda assim entendo seu ponto, é um ótimo processador. Mas oq coloquei não é pelo SD835/845 vs NVidia Tegra, mas sim celular vs Nintendo Switch, e mesmo q a NVidia faça um SoC novo, o Switch vai manter o X1, e deve ter no mínimo 5 anos de vida útil. Ao invés de comprar um Nintendo Switch q só serve pra jogar, eu prefiro ter um celular top, que faz um monte de coisas, e poderia estar sendo usado como console, mas oq eu tenho agora é que não tem um jogo se quer q se compare ao de um console, e n digo em gráficos, isso já tá ótimo, a questão é a jogabilidade q precisa de um simples joystick pra ficar boa

  5. Poderia lançar um portátil apenas para os jogos do ID@XBOX, seria muito bom jogar os indies em um portátil numa viagem ou coisa do tipo, e os grandes jogos na grande tela em casa. Acho que assim eu tiraria o meu atraso do monte de indie que comprei/peguei e nunca joguei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *