Os serviços de assinatura como o Xbox Game Pass da Microsoft estão ajudando no crescimento do mercado de games, na opinião de Matt Piscatella, conhecido analista do NPD Group.
“Os dados sugerem novamente que serviços de assinatura como o Game Pass estão ajudando a expandir o mercado em geral”, disse Piscatella no Twitter. “A resposta do consumidor aos jogos apresentados nesses serviços parece ser ampliada, o que pode ajudar a aumentar a tração de compra dos games que se juntam a esses serviços em todas as plataformas onde estão disponíveis.”
Nem tudo que reluz é ouro, no entanto, já que, novamente de acordo com Piscatella, se um jogo for mal recebido no Game Pass e em outros serviços de assinatura, as vendas tradicionais também podem ser afetadas.
“Uma desvantagem potencial é se um jogo for mal recebido em um serviço de assinatura. Mais uma vez, o sentimento do jogador é amplificado, o que pode impactar as vendas. No geral, no entanto, esses serviços parecem ser benéficos e podem desempenhar um papel importante em uma estratégia de mercado bem-sucedida. “
Traditional purchasing isn't going anywhere. And it's totally fine as an individual consumer to not want to subscribe to a service. You do you.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) December 14, 2021
Dito isso, em linha com o que Phil Spencer disse em uma entrevista recente sobre a sustentabilidade do Game Pass e os objetivos futuros da Microsoft, Piscatella não espera que as compras tradicionais de games sejam diminuídas por serviços de assinatura no futuro.
Como prova da opinião de Piscatella, segundo os dados do mercado norte-americano do mês de novembro divulgados pela NPD, Forza Horizon 5 registou o melhor mês de lançamento da série Forza, apesar de estar incluído no catálogo Xbox e PC Game Pass.