Em uma entrevista à GQ por ocasião das comemorações do 20º aniversário do Xbox, Sarah Bond, da Microsoft, revelou algumas histórias interessantes sobre o Xbox Game Pass. Por exemplo, você sabia que originalmente se chamava “Arches” e foi projetado para ser um serviço de aluguel de jogos?
Na entrevista, Bond explicou que a transição do modelo “Blockbuster” para o modelo Netflix se deve a como a indústria de games evoluiu nas últimas gerações, com o ciclo de vida dos games que aumentou muito.
“Algo em torno de 75% da receita do jogo vinha nos primeiros dois meses do lançamento no passado … agora as vendas estão distribuídas por mais de dois anos”, diz Bond.
A entrevista também explica que o conceito do Xbox Game Pass foi inicialmente desaprovado pelas editoras, pois temiam que desvalorizasse o valor de seus jogos.
Lançado em 2017, o Xbox Game Pass, apesar da desconfiança inicial de muitos, ao longo do tempo provou ser a espinha dorsal do setor de jogos da Microsoft, que tem 18 milhões de assinantes nas plataformas Xbox e PC, de acordo com os últimos dados oficiais divulgados em janeiro de 2021. Microsoft, enquanto de acordo com estimativas de Jez Corden, o número atual deve ficar entre 25 e 30 milhões.