A Xbox celebra a comunidade de jogadores com deficiência através de um conjunto de iniciativas e atualizações a eles dedicadas, conforme reportado na apresentação visível no vídeo abaixo, dando continuidade ao compromisso já demonstrado nos últimos anos com a remoção de barreiras e um maior envolvimento de todos nos games.
Entre os eventos, foi realizado no dia 1º de outubro um encontro beneficente com partida de futebol entre a Rare e a Playground Games, também durante o mês é possível contribuir com o apoio à causa dos jogadores com deficiência através do Microsoft Rewards, direcionando recursos para SpecialEffect, The AbleGamers Foundation e Warfighter Engaged.
O Minecraft Education Edition tem um evento específico sobre o Programa de Contratação de Neurodiversidade da Microsoft, um vídeo de um estudo de caso específico sobre a contratação para várias funções por meio de um programa específico baseado em neurodiversidade. Além disso, haverá transmissões ao vivo por ocasião do Dia Mundial da Visão na Vale e com o Streamer Takeovers for Disability Awareness durante o mês de outubro.
No que se refere às atualizações, novas tags especificamente dedicadas à acessibilidade agora mostram mais claramente, na Loja Xbox, quais jogos contêm opções específicas para questões de acessibilidade e quais são essas opções, com a possibilidade de desenvolvedores e editores especificarem melhor essas características.
A 343 Industries ilustra, durante a exibição, os novos recursos que foram projetados para Halo Infinite para tentar garantir a acessibilidade máxima, incluindo legendas, interface editável, suporte de áudio para menus e opções, um modo chamado navegação linear, mudanças de cores, traduções, movimento assistência e várias outras iniciativas no jogo.
Novas opções também estão chegando aos consoles Xbox, no que diz respeito à interface: em particular Quick Setting, que permite acessar algumas opções básicas mais rapidamente, filtros de cores para melhorar a visibilidade para daltônicos em diferentes graus, modo noturno para promover descanso de olhos e tradução de texto para áudio em tempo real em mais idiomas.
O empenho neste domínio também foi reafirmado nos últimos dias com um controle Adaptive, um periférico que nos últimos anos tem encontrado aplicações muito interessantes, como a possibilidade de ser acoplado a cadeiras de rodas para utilizar os seus comandos com games.
A Microsoft não lucra com isso em questão monetária, mas é muito bom ver que a empresa não pensa apenas no lado financeiro, mas que envolver mais pessoas nos jogos. É uma bela atitude.