Dos dois jogos da Xbox Game Studios que ainda serão publicados no restante do ano, os dois são da Obsidian Entertainment, Grounded é talvez uma das apostas mais importante do Xbox para o restante de 2022. Prova disso é que o próprio Phil Spencer se reuniu com o diretor do jogo, Adam Brennecke, para revisar o processo de desenvolvimento, já que está em Early Access há dois anos, e todas as novidades que aguardam na versão final do jogo. A versão final do jogo chegará em setembro.
É um jogo de sobrevivência em mundo aberto semelhante a propostas como Ark: Survival Evolve, muito diferente dos jogos que Obsidian nos habituou. É precisamente neste ponto que Spencer quis começar, pois aplaudiu a decisão da equipe de apostar em projetos criativos e originais que começam pequeno , com poucos trabalhadores, e acabam como um dos grandes lançamentos do ano e com 10 milhões de jogadores atrás dele.
Quanto às novidades mais importantes da atualização que chegará junto com a versão final no final de setembro, Brennecke quis enfatizar que é a maior atualização do jogo até hoje e inclui, finalmente, todo o jardim. Ou seja, há novas áreas, inimigos e segredos para descobrir, mesmo que esteja jogando desde a chegada do Early Access há alguns anos. Da mesma forma, haverá muito mais novidades jogáveis.
Uma dessas novidades da atualização é a parte narrativa do jogo, já que a história também é completa. É um aspecto do qual a Obsidian se orgulha muito e um “sinal de identidade em comparação com outros jogos de sobrevivência” onde o aspecto narrativo é mais secundário ou diretamente inexistente. Ele garante que foi um grande desafio moldar o estilo de mundo aberto e a jogabilidade de sobrevivência junto com uma história linear como a que segue Grounded.
A versão final do Grounded estará à disponível em 27 de setembro para Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass.