Um dos grandes tópicos que os jogadores de Call of Duty debatem é SBMM, ou matchmaking baseado em habilidades. Este é um sistema invisível que une jogadores online com usuários que – de acordo com uma série de fatores – deveriam ter o mesmo nível de habilidade. A ideia é criar partidas mais honestas e equilibradas possíveis.
No entanto, alguns jogadores dizem que não é uma boa abordagem jogar casualmente. Seria melhor poder se encontrar em partidas onde às vezes você vence com muita facilidade e partidas em que você é destruído em poucos momentos.
A Activision no início deste ano explicou de forma mais clara como o SBMM funciona em Call of Duty e, agora, compartilhou novas considerações, afirmando brevemente que mesmo que muitos usuários digam o contrário, na realidade, em média, o SBMM é apreciado.
Em um documento de 25 páginas com gráficos e tabelas, o que é incrível pelo simples fato de existir, vários componentes do jogo são explicados detalhadamente, até mesmo conceitos como “habilidades”, rastreamento de eliminações por minuto e muito mais.
Parte do que foi dito já havia sido explicado, mas o curioso é que a Activision fez alguns testes no início de 2024 e reduziu secretamente o impacto do SBMM dentro dos jogos Call of Duty, para ver a reação dos jogadores. Tudo isso aconteceu na América do Norte dentro de Modern Warfare 3 e a diminuição do impacto do SBMM foi de 50%.
O resultado? Mais de 90% dos jogadores cujas partidas tiveram o SBMM reduzido em 50% jogaram menos tempo em Call of Duty. Apenas os melhores jogadores não alteraram o tempo de jogo, pois ainda assim venceram. A conclusão é que partidas sem um bom SBMM beneficiam os melhores jogadores e tornam a experiência de jogo menos divertida para os de nível médio ou baixo.