Operação “Game Over”: Submarino, Americanas e mais lojas são acusadas de sonegação de impostos em games

jogos-steam

Será que isso explica algumas grandes promoções de algumas lojas do varejo? Será que isso vai refletir no aumento dos jogos? Bem, antes de mais nada, vamos explicar o caso.

Hoje, 8, a Secretaria da Fazenda fez operação contra varejistas que distribuem e vendem eletrônicos. Investigação aponta que cerca de 40 empresas movimentaram, desde 2015, cerca de R$ 800 milhões em esquema fraudulento de venda de videogames, e sonegaram cerca de R$ 250 milhões em impostos.

Uma das principais acusadas é a B2W responsável pela Submarino, Americanas.com e Shoptime. Em nota enviada ao G1, a B2W Digital limitou-se a dizer que “está colaborando com as investigações, atendendo os pedidos das autoridades”.

Segundo a secretaria:

“O grupo abriu diversas empresas de fachada, utilizando-se de sócios laranjas para emitir notas fiscais com o objetivo de ‘esquentar’ as mercadorias e simular o recolhimento do ICMS devido em operações sujeitas ao regime de substituição tributária. Com aparência de legalidade, empresas distribuidoras, também pertencentes ao grupo, recebiam essas mercadorias e as revendiam a grandes redes varejistas. Estas comercializavam com os consumidores finais por meio de suas plataformas e-commerce e de suas lojas físicas”.

A operação foi chamada de Game Over conta com apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo. Devem ser cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em empresas, escritórios de contabilidade e residências, além de 12 ordens de fiscalização nas cidades de São Paulo, Osasco, Barueri, São Caetano e Guarulhos.

A casa caiu?

Fonte: G1

118 comments on “Operação “Game Over”: Submarino, Americanas e mais lojas são acusadas de sonegação de impostos em games

  1. Vao tomar no cu, pq nao da game over nessa merda q ta no brasil, vai se fuder rebanho de exu, cabrunco alebara tranca rua sultao das matas aaaaa q odiooo

  2. tava na cara que essas empresas são pilantras

    e esse blog oferecendo produto dessas empresas, como lumias não homologados no Brasil

    1. Tu é burro em filho.

      1° Que o site não ofereceu nada apenas informou.
      2° Quem vendia nem era essas lojas.
      3° Mesmo informando ele sempre avisava que não era oficial.

      Brasil é um lixo por causa de pessoas como você que começa distorcendo as coisas, só para ser engraçadinho.

      Uma piada.

      1. O celular não era homologado e mesmo assim esse blog vivia fazendo propaganda.

        Do jeito que você escreve realmente é o fake do Zorze.. ehauehauehuahe, covarde

  3. Belo e moral isso IMPOSTO E ROUBO ! sonegando eles conseguem trazer produtos mas baratos , só que uma pena q ele exagera no preço as vez por outros fatores também. “Sonegação e legitima defesa” não consenti em pagar imposto e nenhum de vocês também paga ou vai preso em ultimo caso morto

  4. Se o país fosse justo até julgaria, mas em meio a merda o que fazer né. Não aprovo mais muitos fazem e vão continuar a fazer.

    1. Se considerarmos que um erro encobre o outro, estamos sendo coniventes com qualquer outra atitude de corrupção. Legítima defesa é votar com consciência, isso sim.

      Vou ser até um pouco forte, mas aí vai: no meu ponto de vista, quem sonega é tão corrupto quanto os políticos políticos, pois, para mudarmos o Brasil temos que olhar para a nossa própria corrupção, já que os políticos são o reflexo da nossa sociedade.

      1. Quem sonega é tão corrupto? Quer dizer que negar dar dinheiro de trabalho pro assaltante me faz igual o assaltante? Vc é um imbecil.

        1. Rafael Martins, que pena que você não sabe discutir de forma NÃO agressiva.

          Você acha que me chamando de imbecil, de feio, de bobo ou de qualquer outro adjetivo vai trazer sustentação nas suas ideias?

          O que fundamenta as minhas ideias está relacionada em atitudes ÉTICAS (ou não). E se vc acha isso imbecilidade, eu lamento lhe dizer, mas vc demonstra indícios de ser, também, um antiético (igualzinho aos políticos que estão aí, envolvidos em corrupção).

          E eu repito: o problema não está no pagamento dos tributos em si, mas na falta de ética nas atitudes dos nossos gestores/políticos, que são, infelizmente, o reflexo da nossa sociedade.

          Abraço e fica em paz.

    2. Tu além de burro é manipulado.

      Os caras não recolhiam o imposto e vendiam pelo mesmo preço de mercado, com imposto embutido.

      Pilantragem.

      1. 1: Eu não comprei nada deles.
        2: O produto deles eles colocam o preço que quiserem, eu não vejo nenhuma razão em chiar por eles não terem dado dinheiro pra aqueles ladrões malditos. Se eu pagar por um produto deles, será voluntário. Burro e manipulado é vc, que legitima os grilhões. Escravo.

  5. Se fez uma atitude oportunistas e de má fé, tem que ser condenada, mesmo.

    Acho que apoiar sonegação é considerar que os fins justificam os meios.

    Fraude = sonegação = propina = ilícito = oportunismo = malandragem = jeitinho brasileiro = imoral = antiético.

    Acorda meu povo!!!! Vamos mudar!!!

    1. Esperto é vc, que tá dando chilique porque eles não deram mais um pouquinho pra gorda elite mafiosa da politica. Quem defende cafetão é puta.

          1. pra achar sonegação crime vc deve ser socialista. Não existe outra explicação pra querer dar dinheiro pro governo.

          2. A população do mundo inteiro dá dinheiro pro seu governo.

            Tá na moda defender modelo político fracassado, só pode…

          3. Isso mesmo! Agora vc entendeu. O mundo rouba da população que não tem a opção de não pagar imposto(senão pagar vai preso). E o jeito de se defender desse roubo é sonegando. Imposto é roubo!

          4. Então vc está felizão dos caras terem usado o dinheiro em benefício próprio ao invés de terem recolhido o imposto??

          5. Claro. O mesmo vale pra vc. Prefiro o seu dinheiro no seu bolso que nas mãos do governo dando pra Joesley e etc.

            O Dinheiro é seu, vc tem que usar em seu beneficio mesmo.

          6. Cara vc tá totalmente perdido em defender aquilo que vc alega. Os caras pegaram o SEU dinheiro pra benefício DELES, não seu. Basicamente, vc financiou a ida da filha do dono da B2W pra Disney meu amigo, com um dinheiro que era pra ser direcionado pra Receita Estadual de alguma unidade da federação.

            Belo conceito de justiça esse teu

          7. Não. Funciona assim. Eu tenho um negocio e dou o preço que eu quiser (ex: 20,00$). Desse valor eu pago x de imposto.
            O que eles fizeram, foi não repassar esse x pro governo e usar pra eles.
            Correto, isso mesmo. Não tem que passar dinheiro nenhum pra governo. Na vdd tem que extinguir governo. Só rouba e não faz nada de bom.
            Esses países desenvolvidos, não foi o governo que desenvolveu eles. E sim o fato de eles terem menos impostos. Ou seja, quanto menos governo, mais desenvolvimento (pois as pessoas tem mais liberdade pra trabalhar sem o governo tomar).

            “Receita Estadual de alguma unidade”. Foda-se. Privatiza tudo e ja era. Hospital nos EUA sao privados, olha que exemplo. Educação no japão é privada, olha outro exemplo.
            Imposto é roubo! E se eu não pagar sou preso e se resistir a prisão sou morto. Isso eu tenho ctz que não é justiça.

          8. kkkkkkkkk vc ta me dizendo que é melhor o cara por o dinheiro no bolso do que pagar imposto não é possível

            se ele descontasse o valor do imposto do produto ainda, mas essa tua ideia é tão absurda que eu só posso considerar que vc não está em sã consciência

          9. O produto é dele e ele poe o preço que quiser. Se ele quiser cobrar 5.000$ por jogo, que cobre. Compra quem Quer.
            O governo não precisa participar nem do produto valendo pouco e nem valendo muito.

          10. Você não se tocou que eu defendo uma ideia que não conhece?
            Ou eu e todo mundo que defende liberalismo ao redor do mundo estão errados. Ou vc ta querendo discutir contra um assunto que vc não tem a minima ideia do que se trata.

          11. Vc tá falando de anarcocapitalismo, não de liberalismo.

            Isso é tão utópico quanto o comunismo

          12. 1.
            econ fil pol doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.

          13. Liberdade individual não significa que o Estado não deva receber nada pelo serviço que presta. Isso é o básico do mundo cara, não adianta…

          14. Isso cara. O governo pode parar de prestar serviço. não ligo. Ele nao faz nada certo mesmo.

          15. Isso mesmo. Quando menor o estado, melhor a gestão. Se diminuirmos pra bairros, vai ser melhor ainda, e se diminuirmos pra quarteirão, vai melhorar mais. Por isso o individualismo. Ngm gerencia melhor minha vida e minhas coisas do que eu.

          16. Me diga uma aplicaçao boa deste governo com nosso dinheiro de impostos de video-games. Eu quero apenas uma, só UMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, QUE SEJA BOA, ME FALE E EU VOU GLORIFICAR VOCE DE PÉ, E POSTAR NO YOUTUBE, EU DISSE, APENAS UMAAAA QUE FUNCIONEEEEEEEEEEEEE, QUE FUNCIONE BEM, TA ENTENDIDO ????????? QUE FUNCIONE ? CERTO ?

          17. Cara vc tá exaltado e tá se metendo numa discussão deveras saudável pra falar groselha. Vou solenemente te ignorar

    2. Concordo, Victor Hugo. É muita incoerência nesses comentários. A galera condena os corruptos, mas ao mesmo tempo apoia atitudes ilícitas. Meu deus do céu.
      Eles acham que o estado deixando de arrecadar vai acabar com a corrupção.

      Meus amigos, a corrupção não é meramente um problema de riqueza do estado ou um problema relacionado ao seu tamanho. Mesmo com um estado mínimo, mas a sociedade sendo antiética, as mazelas sociais ainda existiriam. Isso é demonstrado pela empresa (B2W), que, mesmo não sendo estatal, realizou uma atitude oportunista e ilegal.

      O problema não é apenas tributário, mas, principalmente, comportamental.

      Vamos pensar, pessoal!!!

          1. Nego senta nessas ideia bosta de vertente política e sai espalhando chorume pra internet inteira.

            Mas duvido que tenha coragem de deixar atrasar o IPTU da casa.

          2. Claro que tem! O pacto social é isso aí. Você escolhe o que faz, mas arca com as consequências. É assim desde a idade da pedra, se vira aí fera!

          3. Pacto social? aonde que eu assinei que não lembro?
            Véi, eu não quero participar, posso sair e ficar isolado desse governo na minha casa aonde eu nasci? Se não posso, então sou escravo?

          4. Se vc ta querendo saber onde assinou é pq não faz ideia do que seja o pacto social mas segue em frente

          5. Eu Respeito vc e suas coisas, vc me respeita e respeita minhas coisas. Pronto Não precisa de um grupo de pessoa que se acha superior(governo) vir me ameaçar e pegar meu dinheiro.

          6. Claro cara! A gente respeita. Mas e os demais??

            Pra isso existe o Estado e a Lei ué? Ou vc sonha com a sociedade utópica onde todos são livres, honestos e éticos??

          7. “Pra isso existe o Estado e a Lei ué”. Que lei? na minha cidade (pequena no interior de SP). Tem tiroteio todo dia. Tem Assalto. tem estrupo, Cade a lei?
            Se for pra ter essa lei, melhor não ter.

          8. Sugira isso aí, vamos ver o caos se instaurar de vez.

            Lembra do Espírito Santo, na greve da Polícia? Então…

          9. Se a lei fosse boa eu seria um meio liberal. Mas a lei é ruim e por isso eu sugiro que cada um resolva os seus problemas.
            Hoje as pessoas pagam seguranças, pra que? pra ficar seguras? então minha ideia não é tão maluca assim.

          10. 1. Quem vai assaltar uma pessoa pobre a esse ponto?
            2. Se não tem imposto, as pessoas vão ter mais dinheiro(ja que não vai pagar imposto)
            3. As pessoas podem fazer parcerias com vizinhos. Atualmente na minha cidade, as pessoas dos bairros se juntam e pagam um vigia noturno.

          11. Tá mais que provado que vc defende a mesma coisa que critica.

            O comunismo trabalha com premissas tão sonhadoras quanto às suas.

            Certeza que você já saiu do seu apartamento algum dia? Meteu a cara numa realidade fudida mesmo?

          12. Eu moro sozinho. Ano passado fiquei desempregado e passei fome. Esse ano ja até comprei um ap e saí do aluguel. E paguei 10 mil de imposto de compra de imóvel(pra variar), comprei financiado e paguei imposto a vista essa bosta.

            Acho que ja passei por todas as situações da vida(ou quase todas). Não entendi esse seu fudida.

            A diferença minha e do comunismo é que o comunismo ta provado historicamente que nao funciona. Ja o livre mercado tem vários dados que aponta boas coisas. Acho que é valido tentar. Se não der certo, só fazer o que fazemos atualmente.

          13. Amigo, larga de ser retardado, hoje no Brasil, morre mais pessoas por armas de fogo que no faroeste, onde nao tinha leis, ah, pergunta pro Lula,Renan,Aecio,Dilma,Temer, se eles estao ligando pra voce sua anta, morrendo em hospitais sem medicos, por um tiro de bala perdida, dada por um traficante, que nao pode sofrer na cadeia, pois os mesmo, vao protege-lo. Foram biloes de reais desviados das verbas publicas pra alimentar essa corja de politcos safados, sou a favor sim de menos impostos. Foda-se voce socialista de merda, vai la pra cuba e venezuela que é teu lugar.

      1. “mas ao mesmo tempo apoia atitudes ilícitas”

        Por que é Ilicita? Se governo fosse bom, As pessoas pagariam sem eles precisar usar força bruta.

        1. Jefferson, o problema não está em achar bom ou ruim pag tributos. Essa não é a essência do problema. Veja que o problema está na atitude ética, ou não, dos nossos gestores. Imagino que vc já deve ter ouvido falar da Dinamarca. A Dinamarca tem uma carga tributária bem maior que a do Brasil. E porque lá as coisas funcionam e o país tem um dos melhores IDH do mundo? Porque a população é educada e ÉTICA!!!

          Agora veja que o meu ponto de vista não diverge muito do seu, pois eu também me revolto com esse estado de injustiça, onde temos uma das maiores cargas tributárias, mas não recebemos serviços essenciais (e garantidos pela constituição) com qualidade.

          Por isso que eu estou tão determinado em demonstrar o meu ponto vista, na tentativa de trazer reflexões, pois se não tivermos ética em pequenas atitudes no nosso cotidiano, como poderemos exigir dos nossos governantes atitudes contrárias as nossas?!! No meu ponto de vista, isso seria hipocrisia.

          1. vc gosta de uma empresa pois os serviços dela sao bons. Mas a partir de um tempo ela começa a prestar serviço meia boca.
            Você continuaria pagando ela ou acharia outra empresa que presta o mesmo serviço?
            Se a resposta for vc pararia de pagar ela. Então a sonegação é ok. O Governo presta um serviço ruim, vc para de pagar ele, ele quebra e vc molda novamente as coisas.

          2. ????
            Quer dizer que a sua sugestão para acabar a roubalheira e ineficiência da utilização dos recursos públicos é quebrando as finanças públicas?!

            Não seria mais inteligente melhorar os controles/monitoramentos/fiscalizações para se encontrar as irregularidades, e quando achá-las imputar penalidades exemplares?!

            Reestruturar o estado, mas havendo oportunismo e atitudes antiéticas, as mazelas ainda existiriam.

            E recomendo vc procurar no Google a definição da palavra ilícito.?

          3. “Não seria mais inteligente melhorar os controles/monitoramentos/fiscalizações para se encontrar as irregularidades, e quando achá-las imputar penalidades exemplares?!”

            Não, minha sugestão é acabar com o governo. No caso dessas empresas aí. O produto é delas e elas poem o preço que quiserem e paga quem quiser.
            O governo não tem uma porcentagem desse produto. Ou seja Imposto é roubo.

          4. Essa sua sugestão é inviável e utópica.

            E considerar que os fins justificam os meios, no meu ponto de vista, ainda é considerado antiético.

            Além do conceito de ilegalidade, também dê uma olhadinha no conceito do que vem a ser antiético.

            Abraço e fica em paz.

          5. Num tem nada de Utopica não. Imposto é roubo mesmo. O governo toma de vc o que vc produziu. Sonegar é se defender disso.
            Vc daria para mim(eu usando força) uma porcentagem de tudo o que vc produz sem me questionar se isso é certo?

          6. Esse seu exemplo de poder coercitivo?! Você não é representação a democrática. O estado, mesmo com as falhas que ele tem, é a tentativa mais aperfeiçoada que a humanidade já consegui, em termos práticos, de alcançar a democracia.

            Quer uma prova de que essa sua ideia é utópica? Cite apenas um exemplo de pais no qual a sua sugestão deu certo.

            Já a minha ideia, em termos práticos, posso citar, mais uma vez, a Dinamarca, onde a carga tributária ultrapassa mais de 50% do PIB e o pais tem um dos melhores IDH do mundo. Qual a diferença da Dinamarca para o Brasil. Em essência, é questão comportamental, envolvendo, principalmente, educação, cultura e ÉTICA.

            Na prática, eu sou mais o social-democrata (inclusive é o pensamento político vigente na Dinamarca), do que o livre comércio sem regulação nenhuma.

            Na boa, Jefferson, mas, persistir neste seu pensamento (de que sonegação é legítima defesa), no meu ponto de vista, representa má fé ou ignorância.

          7. putz, vc é de esquerda. vou nem discutir. Já sei que tem mente fechada para analisar situações.
            e sobre a Dinamarca(todo socialista quer ser Dinamarca), Eles são muito liberais viu(coisa que eu defendo).
            Menos burocracia, tipo abrir comercio e talz.
            Investimento estrangeiro é liberado, aqui tem varias restrições.
            imposto de renda PJ lá é um dos menores do mundo.
            tarifa de importação é mais baixa que aqui.
            os direitos de propriedades la são absolutos.
            Lá não tem clt.
            empresa não paga previdência pra funcionário.
            Mas num adianta eu falar nada disso, pq socialista não discute pra aprender, discuti pra impor! (Ou pra chamar as pessoas de ignorante).

          8. “Já sei que tem mente fechada para analisar situações.” —> Para ideias inviáveis, como a sua, sim. 😉

            Vc me rotula como esquerdista, mas esse meu pensamento é baseado na tendência de diminuição de atitudes oportunistas, através de atividade de alta gestão, como a governança corporativa, desenvolvida por empresas que negociam as suas ações nas bolsas de valores (minha dissertação foi baseada nessa ideia).

            Dá uma pesquisada sobre a Lei SOX e sobre governança corporativa, que você vai ver que a desconfiança do mercado financeiro também está ligada a atitudes oportunistas, antiéticas, envolvendo expropriação de riqueza de terceiros, situação muito parecida com as atitudes antiéticas que envolvem o estado (inclusive corrupção e sonegação : P).

            Mas quebrar o estado só para que haja uma “reformulação” ?!! Não seria melhor reformular o estado (sem quebrá-lo), com controle, para que o estado seja mais eficiente e ético?!

          9. Nem sabe minha ideia e chama de inviável? Tipica frase de esquerdinha mesmo.
            E respondendo seu ultimo paragrafo, pq acho que vc ainda não entendeu o que quis dizer até agora. Eu não quero melhorar o governo, quero extinguir ele.

          10. Rsrs eu, esquerdinha??? Kkkk. Eu entendi o seu ponto de vista. Apenas não concordo em extinguir o estado.

            Já que vc sabe mais do que eu, afirmando que a sua sugestão não é utópica, responda a pergunta que eu fiz anteriormente: CITE APENAS UM PAÍS DE SUCESSO QUE EXTINGUIU O ESTADO ATRAVÉS DA FALTA DE ARRECADAÇÃO??

            Boa sorte na pesquisa : P

          11. Se vc não é de esquerda então não aja como um. E nem faça perguntas simples de esquerda também. Todo mundo sabe que quanto menos governo mais o país se desenvolve. Olha nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos e etc, todos esses países o governo interfere pouco e as tributações são as mais baixas do mundo. Até a Dinamarca da pra por na lista (as tributações são altas, mas o governo interfere pouco).

            Agora vamos seguir a logica, se em 2015 a Nova Zelândia abriu mão de um monte de intervenção e ficou muito rica em apenas um ano. Imagina se não tivesse nada de governo?

          12. Kkkk Nenhum desses países acabaram com estado através da sonegação .

            Pesquisa mais, eu espero hauhauhau

          13. Ta difícil. Quando eu falo acabar com o estado, é em geral. Sonegar é apenas uma auto-defesa do roubo do imposto.

            Olha, uma pessoa está sendo roubada. Vamos supor que ela pode se defender(se esconder sei la). Aí agora vc ta falando para mim que ela não pode se defender pq quem tem que cuidar do ladrão é a policia?

            A pessoa tem que ficar sendo roubada todos os dias até um ser milagroso aparecer para salvar ela, é isso que vc ta me falando?

            Eu sei que para mudar o estado(ou extingui-lo), precisa de varias coisas. Mas não é por isso que eu tenho que concordar que uma pessoa seja roubada todos os dias.(imposto é roubo)

          14. Não, Jefferson!!! Não mude a sua retórica. Vc não estava defendendo a diminuição do estado.. vc estava querendo “acabar o estado” (palavras suas), através da sonegação, para reestruturá-lo.

            Essa sua ideia é tão utópica quanto o pensamento dos esquerdistas que vc tanto rejeita.

            E sou enfático. É utopia (para não dizer incoerente) SIM!!! Cadê os exemplos que defendem essa sua sugestão?!! Não achou, né?!! Por que será?!!! Hauhauhau

            Nos EUA, pessoas como vc, que defendem a sonegação, são PRESAS!!!

            Sugiro que, além de vc pesquisar sobre o que vem a ser ilegalidade​ e antiético, pesquise sobre uma palavrinha que tem tudo a ver com vc ( que acha normal sonegar) e com os diretores da Odebrecht (que acharam normal fazer caixa 2). A palavra se chama >≥> INIQUIDADE <<<.

          15. Eu sou Anarcocapitalista. Eu defendo o Fim do Estado. Não percebeu ainda?
            Vou tentar mais uma vez, o Brasil atualmente está em crise(falta de dinheiro). Temos que restruturar ele. Uma das duas coisas vai acontecer, ou ciro gomes vira presidente e viramos um país socialista. Ou um cara qlq de direita(ja que não tem politico liberal). Vai ter que tomar decisões liberais(tipo reforma da clt, diminuição de impostos, privatização etc).
            Essa é a restruturação que me referia (pois todo lugar sem dinheiro, toma outras decisões). Não que sonegação vai mudar o Mundo, mas é uma auto-defesa. Podemos ser mais liberal em 2018, como podemos ser mais socialista em 2018. Mas uma restruturação vai acontecer querendo ou não. (entendeu?)

            E sobre odebrecht se não tivesse governo não existiria propina(governo foi feito pra ajudar rico. Ta aí a prova).

            E sobre minha sugestão de não governo, todos os dados mostram que menos intervenção do governo melhora o país. Prova é nova Zelândia. SE os dados mostram isso. pq não investir mais nesses dados e tirar o governo???

            Se vc me falasse que o governo é bom pq cuida das pessoas, da educação e bla bla bla(não acredito nisso), eu até levaria em conta sua posição. Mas falar que anarcocapitalismo é ruim pq não tem imposto? serio cara, não consigo entender. (Defender imposto é foda).

          16. Blz, Jefferson. Entendi o seu ponto de vista. E o respeito.

            Dei uma pesquisada (de forma muito rasa) sobre Anarcocapitalismo. Acho uma ideia muito interessante, levando em consideração os problemas que encontramos na concentração de poder para o estado.

            Mas perceba que, até o momento, nenhum país conseguiu realizar, e obter sucesso, nessa ideologia. Conforme minha pesquisa, a Somália tentou, e falhou.

            A Nova Zelândia DIMINUIU o estado. Diminuir o estado é muito diferente de o extinguir.

            Por isso, caro amigo, ainda considero a sua ideologia muito bonita, mas utópica.

          17. Por isso estou falando que temos que diminuir. E extinção vem apenas depois de conseguir diminuir o máximo possível.

            Primeiro, começamos diminuindo com pequenas coisas, diminuições de impostos, pequenas privatizações e etc. Quanto atingirmos o menor tamanho possível de estado. Extingui-lo será fácil. (isso pq na vdd, pode existir governo no anarcocapitalismo, o que não pode é usar de força para ações ilícitas[tipo imposto, que se não pagar é preso]).

            E outra, eu não sei pq utopia. Não estou pregando a felicidade eterna aqui, nem amor incondicional. Só estou falando para o governo parar de pegar o dinheiro das pessoas a força e de parar de intervir na vida delas. As pessoas sabem trabalhar, por isso o capitalismo funciona, mas intervenção atrapalha(exemplo o Brasil).

          18. Prezado Jefferson, eu ainda considero utópico. Pelos seguintes motivos: Pelo ponto principal, que é a inexistência do estado; e pela inexistência de alguma referência de sucesso. A única referência que eu visualizei foi a Somália, que fracassou.

            Você acha que apenas o livre mercado tem como sustentar ordem sem nenhum poder coercitivo? Em uma comunidade pequena, acho que poderia ser possível tentar. Mas em um país, onde o jeitinho brasileiro é soberano. Duvido muito.

            Gostaria de lhe explicar uma frase que você coloca :

            “ações ilícitas[tipo imposto, que se não pagar é preso]”.

            Perceba que só é ilícito aquilo que vai de encontro com uma lei. Se seguimos a legislação tributária, estamos realizando uma atitude lícita. Agora, se a referida lei é imoral ou fere a ética, aí já é outro problema que merece uma discussão à parte. Independente se a lei tributária é imoral ou antiética, se você segue essa lei, você está agindo de forma lícita.

            E no estado de direito em que vivemos, temos que observar que a nossa realidade é fruto de um processo democrático. Existem falhas? Muitas. Mas isso não justifica modificar radicalmente o nosso pensamento político-econômico desta forma. Geraria um risco enorme.

            Imagino que esse risco seria gigantescamente maior que o próprio risco país que temos hoje, com essa instabilidade política que estamos vivendo.

            Economicamente, seria um tiro no pé.

          19. Tá, agora chegamos em uma discussão legal.(meu texto vai ficar meio grande, mas vou tentar explicar bem)
            “Você acha que apenas o livre mercado tem como sustentar ordem sem nenhum poder coercitivo?”, o mundo sempre foi livre mercado até no século XX. Então se sempre fomos livre mercado então isso não é o problema. (essa parte precisa de uma atenção especial).

            E sobre o jeitinho brasileiro, li uma reportagem esses dias na suíça se não me engano, que o repórter brasileiro estava no metrô gravando e viu que nas roletas tinha uma que estava livre, ele foi até a cabine e perguntou pra moça pq estava livre e ela sorridente respondeu: “para quem não tiver dinheiro poder passar”, o repórter com maldade retruca: “e se a pessoa tiver dinheiro e passar?” a mulher assustada responde: “e pra que faria isso?”.(não lembro direito mas é mais ou menos isso)
            Esse texto é pra falar que sua mente é igual do repórter. Cheia de maldade(não lhe culpo, nosso país é uma bosta), Mas as pessoas são boas, quando elas estão felizes elas são boas. E no brasil as pessoas não são felizes(por causa do governo intervencionista). Mas se isso diminuir as pessoas vão começar agir que nem a moça da cabine.(claro que nada que eu digo é da noite pro dia, mudanças são feitas aos poucos)

            O outro ponto é sobre o imposto. Se tivesse uma lei que liberasse o estupro, vc concordaria? se não. Então pq vc concorda com uma lei que rouba dinheiro das pessoas?

            E sobre o tiro no pé. Isso é ilusão de sua parte. Não é governo que tira crise. vc dar mais dinheiro para governo não resolve nada(se fosse assim todos os países de esquerda teria dado certo). O que resolve é justamente o contrario, como a nova zelandia fez a apenas um ano atras. Todos os países que estavam em crise, eles diminuíram estado de algum jeito(mesmo que em pequenas mudanças) e saiu da crise. O governo não faz nada, dar dinheiro pra eles não resolve. Exemplo disso: vc confia em mim(Jefferson Martins) para cuidar da sua vida? se a resposta for não, pq vc confia em algum politico? Se eu falar que sou politico vc vai confiar em mim? vc vai começar me dar 50% do seu salario pra eu cuidar de vc?? E eu tenho vantagem sobre os políticos, não sou analfabeto que nem eles. (não sou politico viu).
            Se a resposta de tudo isso foi não, então dar dinheiro pra politico não resolve. Resolve mais, diminuir impostos e deixar as pessoas com mais dinheiro.(afinal são as pessoas que fazem um país ser rico)

          20. Amigo Jefferson, acho que o nosso debate já se exauriu.

            Se percebermos, os nossos argumentos estão sendo repetidos de forma cíclica.

            Fico feliz em saber que você me convenceu em alguns pontos, como por exemplo, da necessidade de diminuição do estado, pois, depois dessas trocas sadias de ideias, acho que eu consegui praticar a dialética (para você ver que eu não tenho a cabeça tão fechada quanto você imagina hehehe) e da existência do anarcocapitalismo. Antes da nossa conversa, eu nunca tinha ouvido falar sobre.

            Mas, ainda não aceito como elemento prático o anarcocapitalismo. Toda via, não por isso que você esteja certo ou errado Só representa que essa minha posição está influenciada, principalmente, pelo meu ponto de vista, baseado nos meus valores individuais.

            Obs.: Esse seu exemplo de honestidade na Suíça é tão utópico quanto o anarcocapitalismo (hauhauhau). Dei uma breve pesquisada no google e encontrei alguns links que apoiam isso.

            http://www.boatos.org/mundo/metro-de-estocolmo-tem-catraca-livre.html

            http://www.perspectivacritica.com.br/2016/01/o-sueco-e-civilizado-e-o-brasileiro-nao.html

            Concordo que atitudes éticas só serão realizadas se mudarmos a nossa conjuntura, pois o elemento comportamental está intrinsecamente ligado com o ambiente em que estamos inseridos, com influências políticas, econômicas e culturais.

            Grande abraço e vamos sempre à procura da verdade.

          21. “para você ver que eu não tenho a cabeça tão fechada quanto você imagina hehehe” – Isso é pq vc não é de esquerda, que nem vc pensava kkk.

            E sobre esses link, se for verdade eu tava errado(mas como eu disse, eu li em algum lugar).

            Mas sobre ser utópico, Novamente eu não to pregando a felicidade. Obvio que surgiram problemas que nem eu e nem vc pensou ainda(assim como surge a cada dia), Mas o Anarcocapitalismo me diz que podemos resolver problemas e até criar lideranças pra isso. o que não pode é obrigar ou tomar de alguém a força. Um exemplo disso(agora com fonte) é vila kosmos, onde os moradores se juntaram e criaram uma especie de segurança pra eles, sem obrigar ngm. Isso é o puro anarcocapitalismo! (As pessoas consegue resolver seus problemas)
            http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/com-autorizacao-da-prefeitura-moradores-cercam-bairro-vila-kosmos-na-zona-norte.ghtml

            E concordo com vc, vamos encerrar esse assunto. Foi uma discussão saudável que todos saíram ganhando.
            e sobre isso “Só representa que essa minha posição está influenciada, principalmente, pelo meu ponto de vista, baseado nos meus valores individuais.” acho apenas que é questão de tempo. Aconteceu comigo e aconteceu com todos que defendem essa ideia.(ja fui de esquerda e a maioria ja foi tbm) Se vc continuar pesquisando sobre isso será questão de tempo. Já ganhei vc pra redução de estado que é o mais importante. Agora é só questão de dar um pulo kkkkkk

  6. Eles cobravam de você o dinheiro do imposto que eles não pagavam.

    Aliás, dinheiro que sumiu e ninguém precisa prestar contas dele, sabe pra onde ia? Pro caixa 2 do partido, pra financiar campanha, pra pedir favorzinho do governo por baixo dos panos.

    E o mais incrível: Tem gente defendendo esses caras.

    Quem acha que eles estavam fazendo o certo tem mais é que se foder pagando 300 reais em um jogo mesmo.

  7. Pelo amor de Deus, esses comentários defendendo as lojas…. Vcs são burros?
    Alem de que eles contavam os impostos nos produtos e ficavam com certeza, eles estão ferrando com a economia, diminuindo a arrecadação do governo, consequentemente aumentando a divida interna, gerando o que? Calote, Falência das empresas e muito mais.
    Continuem sem pagar seus impostos, quando o dólar chegar a 10 reais e a inflação a 80% ao dia, vcs vão adorar a americanas com jogos de 1000 reais.
    Se vcs tem tanta vontade de lutar pelos seus direito por que fazem manifestações contra a reforma da previdência ou pela reforma da constituição atrasada em quase 40 anos e comecem a estudar mais sobre quem vcs vão voltar nas eleições

      1. No Brasil! Cara não vou dizer q vc esta errado, mas deixar de paga-los e não lutar por mudanças você esta fazendo o inverso para o pais
        O que as lojas fizeram não foi nenhum tipo de protesto foi sacanagem mesmo

    1. Cara voce deve ter 10 anos só pode, ta a favor do estado ? Olha que o estado fez jumento, foi ele, estado que faliu o Brasil e nao a americanas, foi a JBS junto com Governo que quebrou essa porra deste pais, esse cara deve ser uma anta só pode.

      1. Não estou defendendo ninguém, realmente quem faliu o países foi o governo roubando e a JBS também, mas e ai quem elege o governo? O povo.
        Quem pode tirar o governo? Os impostos?
        Ta certo que o pais tem impostos abusivos, mas isso é em virtude do sistema politico e econômico falhos e defasados existentes no brasil, se vc acha que sonegar seus impostos e não pedir mudanças na constituição vai mudar o pais meus parabéns vc é um dos burros

  8. O estado e sua fome interminável em tributar tudo, se locupletar e nada entregar de volta ao cidadão. Afinal o governo precisa de dinheiro para sustentar os incontáveis cabides de emprego seus quase 40 ministérios e o seu próprio enriquecimento ilícito.

  9. Imposto não é roubo não amiguinhos, pode apostar que nossos impostos não vão pro bolso de políticos não, o Estado é legal

  10. Brasileiro abomina a corrupção na esfera pública, mas a venera na esfera particular, afinal, tenho que levar vantagem em tudo, certo, Jerson? O problema é que pagamos impostos altos e em vez de exigirmos o devido retorno, viramos as costas para quem os administra e veneramos quem os sonegam.

      1. Esse é o ponto, quem é que está legitimando nossos mandatários e deixando-os roubar os impostos invés de aplica-los em pro da sociedade? Mas entendo seu ponto de vista. Fiscalizar o que seu representante está fazendo dá trabalho, é mais fácil sonegar o imposto. Afinal, quem é que gosta de ir em reunião de condomínio e aguentar o síndico?

        1. Isso, Cláudio. Controles eficientes, justiças imparciais e penalidades proporcionais aos atos praticados contra a ética é que estão faltando no nosso país.

          1. So isso nao basta, se a sociedade nao criar o próprio habito de se fiscalizar e corrigir o próximo, ficaremos cada vez mais dependentes desse Estado inchado, ineficiente e burocrático. Quem é que faz as Leis no país? Precisamos de voto distrital para que possamos cobrar o que nossos mandatarios irmão fazer no Congresso, Assembleias e Câmeras de Vereadores. Do jeito que está, que elege esses “representantes” são JBS, Odebrecht, OAS, etc….

          2. Cláudio, mas para que tenhamos uma sociedade que fiscalize, ela tem que ter autoestima para fazê-la. No meu ponto de vista, essa autoestima só será alcançada no momento em que àqueles que forem éticos, terão a moral suficiente para exigir.

            E chega de jeitinho brasileiro.

          3. Plenamente de acordo. A autoestima também será alcançada se fizermos com na Coreia do Sul e Finlândia, implantando política de educação de qualidade gratuita para os ensinos básicos, valorizando a carreira do professor que irá formar os futuros brasileiros. Chega de dar dinheiro para políticos… fundo partidário de 2 Bilhões é o fim da picada….

          4. Concordo plenamente, Cláudio.

            Fico feliz de encontrar pessoas como você, que percebem e acreditam que a base de tudo está na educação.

            Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *