Os principais desenvolvedores da Obsidian lançaram hoje luz sobre a sua abordagem aos personagens companheiros (companions) e suas histórias. Em uma entrevista com a diretora de jogo Carrie Patel e o diretor de gameplay Gabe Paramo esta semana, descobrimos muitas informações interessantes:
- Encontraremos vários personagens companheiros em Avowed (Obsidian não revelou quantos ainda), e eles passarão um “acampamento de festa”
- Dois companions podem acompanhá-lo em aventuras ao mesmo tempo.
- Existem “alguns casos” em que você deve incluir um determinado acompanhante em seu grupo porque o conhecimento ou experiência dele é relevante para a situação.
- Parece que você pode dar algumas ordens básicas aos companheiros, mas não “microgerenciará” seu grupo em combate.
- Não existe um “sistema de aprovação”, mas as conversas podem influenciar as decisões e histórias de nossos companheiros
- Avowed ocorre no mesmo mundo dos CRPGs Pillars of Eternity, mas sua abordagem para companheiros (e gerenciamento de grupo é muito mais parecida com a de um jogo Mass Effect ou do próprio Fallout: New Vegas da Obsidian. Poderemos contar com a ajuda deles em combate, mas não lhes daremos instruções granulares nem os controlaremos diretamente.
“Eles têm habilidades de combate de jogo momento a momento”, disse-nos Paramo. “Eles também têm, fora do combate, mais habilidades de interação ambiental. E então você pode ordená-los a usar essas habilidades tanto em combate quanto fora do combate.”
Algo bastante popular em Baldur’s Gate 3, o “acampamento de bate-papo” será um lugar para conversas “de coração para coração”. “Você definitivamente tem interações baseadas em missões com [companheiros], e cada um deles tem seu próprio arco pessoal”, disse Patel. “Tal como acontece com todos os nossos jogos, conversar com eles através [desse arco] e influenciá-los em um determinado curso ou outro pode moldar a história deles e talvez como eles veem alguns de seus desafios pessoais.
A Obsidian explica que não quer quer os jogadores se sintam que tem que escolher uma opção “certa” para manter seus companheiros te acompanhando. Ela quer que o jogador seja livre totalmente. “Portanto, não se trata de manter sua aprovação, trata-se de conhecê-los, construir relacionamentos com eles e você sabe, encontrar pontos em comum e força onde eles estão aprendendo coisas com você como personagem do jogador, e você está obtendo um pouco da perspectiva deles sobre o mundo.”