Os departamentos de diversidade e inclusão da Microsoft estão em perigo

A Microsoft está supostamente em processo de encerramento de uma de suas equipes de “diversidade, equidade e inclusão” (DEI), de acordo com um e-mail interno enviado na semana passada pelo líder da equipe a vários funcionários da empresa. O email acusa ainda a gestão de “discriminação, assédio e toxicidade investigados e confirmados”, sem no entanto entrar em detalhes.

A carta foi inicialmente relatada pelo Business Insider e confirmada pelo IGN. Foi enviado pelo ex-chefe de uma das principais equipes DEI da Microsoft. Afirma que sua “função e equipe foram eliminadas devido às ‘mudanças nas necessidades de negócios’ a partir de 1º de julho de 2024”. De acordo com o IGN, ele e uma segunda pessoa de sua equipe foram demitidos. O site não conseguiu contatá-los para comentar.

As acusações

O e-mail também afirma que os programas DEI estariam em perigo não apenas na Microsoft, mas em todas as empresas :

“É minha opinião, portanto não uma posição oficial da Microsoft, que o plano político conservador [Projeto 2025] está se aproximando e que o trabalho de mudança sistêmica associado aos programas DEI não é mais considerado tão crítico para os negócios como era em 2020. Consequentemente, a duração dos compromissos que visam aumentar a inclusão está a ser reconsiderada, estabilidade em 3-5 anos após o assassinato de George Floyd Na minha opinião, o timing destas decisões é impecável, para que as empresas em todo o mundo possam reavaliar que caminho tomar. se os seus contratos federais dos EUA ficarem em risco se este trabalho continuar abertamente.”

Segundo o e-mail, portanto, o problema seria a possível vitória da direita trumpiana nas próximas eleições norte-americanas, o que poderia fazer com que empresas demasiado comprometidas com políticas inclusivas perdessem milhares de milhões em contratos.

O e-mail continua elogiando o trabalho das equipes DEI dentro da Microsoft, afirmando que “tremendas montanhas foram movidas” durante sua gestão e celebrando “os estrategistas brilhantes e de classe mundial da empresa que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor”. . No entanto, ele também acusa os executivos de “discriminação, assédio e toxicidade investigados e confirmados” contra ele durante sua passagem pela empresa.

Numa declaração partilhada com a Business Wire e posteriormente com a IGN, o porta-voz Jeff Jones disse: “O nosso compromisso com a diversidade e a inclusão permanece inalterado. O nosso foco na diversidade e na inclusão é inabalável”.

Atualmente é difícil saber o que realmente está acontecendo com o departamento DEI da Microsoft e que impacto isso poderia ter no Xbox e nos jogos da empresa.

Caso se confirme a demissão de grande parte das equipes ligadas à diversidade e inclusão, a empresa também se juntaria ao Google e à Meta na lista de gigantes da tecnologia tendo demitido recentemente grande parte de sua força de trabalho em DEI.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *