Há 4 anos foi lançado oficialmente o Xbox Game Pass, um serviço onde você pode desfrutar de um grande número de títulos pagando uma pequena assinatura. Durante esses anos, o serviço foi reconvertendo e adicionando novos acessórios; Assim como o serviço em nuvem ou o EA Play, também não é segredo o grande sucesso com que tem, que dia após dia vai agregando novos usuários.
No início temia-se que todos os títulos do serviço não cobrassem o suficiente, porém, ocorre o contrário, muitos até se surpreendem com os resultados e benefícios que o Xbox Game Pass lhes oferece.
Graças a uma entrevista realizada pelo jornalista Dave Thie, na revista Forbes, podemos descobrir o que alguns desenvolvedores pensam sobre o Xbox Game Pass e se ele é realmente lucrativo. Entre os entrevistados estava Jonathan Bunney, vice-presidente de publicações do estudo britânico Codemasters, que disse o seguinte:
O Xbox Game Pass é outra das muitas ferramentas do arsenal do editor. Além disso, é uma forma de estender o ciclo de vida dos jogos e receber jogadores que não os comprariam.
O mesmo confessou que descobriu muitos títulos dos quais nunca tinha ouvido falar e que o surpreenderam agradavelmente. Também experimentei muitos outros pelos quais nunca pagaria 350 reais e, graças ao serviço, pode poupar dinheiro em jogos. A maioria dos estúdios entrevistados concordam com o mesmo, o Xbox Game Pass é um ótimo serviço que só nos traz grandes benefícios e um aumento considerável nas vendas.
Alguns estúdios como No More Robots tiveram experiências muito diversas, mas todas positivas.
Notamos os assinantes do Game Pass dizendo aos amigos: ‘Ei, venha jogar comigo’. Se não quiserem assinar um serviço de assinatura, eles compram. No final, recebemos muitos novos usuários graças ao Game Pass e também vendemos muito, disse Mike Rose, fundador do estúdio.
Claro, o Xbox Game Pass é um dos melhores serviços até hoje, onde podemos encontrar uma grande diversidade de gêneros para todos os gostos. A vice-presidente corporativa do ecossistema de jogos da Microsoft, Sarah Bond, disse por que ele não se parece com um serviço de plataformas de streaming e é tão diferenciador.
Quando você se inscreve em um canal que permite assistir a um vídeo, como o Netflix, o ciclo de monetização termina aí. Nos jogos é o contrário: há itens que você pode comprar, há expansões que você pode comprar, há outros episódios da franquia que podem interessar a você, outros gêneros para descobrir, etc.
Por fim, afirmo que os usuários do Game Pass jogam mais e se interessam por novos gêneros; mais importante, eles gastam 20% a mais.