Para aqueles que têm videogames como hobby ou paixão, 2025 tem se mostrado, até agora, uma grande maratona de novos títulos de alta qualidade, surpresas e retornos bem-vindos de clássicos do passado. E a segunda metade parece igualmente promissora. Para os donos do PS5 em particular, foi um ano verdadeiramente memorável, marcado por uma série de exclusividades de grandes nomes do… uh, Xbox.
Depois de uma primeira experiência no ano passado com Sea of Thieves, Pentiment, Grounded e Hi-Fi Rush, a nova estratégia multiplataforma da Microsoft entrou em ação este ano, e os proprietários do PS5 estão se beneficiando muito até agora. Indiana Jones, Forza Horizon 5, a remasterização do primeiro Gears of War e Senua’s Saga: Hellblade 2 foram todos jogos confinados às plataformas da cruz verde e estarão disponíveis agora ou em breve para PlayStation.
E a lista poderia ser ainda maior, considerando os rumores cada vez mais insistentes sobre uma conversão de Starfield. Mas, em geral, agora é seguro assumir que Halo e outras produções do Xbox Studios chegarão ao PS5. Este é um cenário impossível de imaginar até alguns anos atrás. Claro, eu nunca teria esperado isso e aparentemente o mesmo vale para a FTC dos EUA, que talvez, se soubesse disso antes, teria evitado se jogar de cabeça em uma longa e cara disputa legal para bloquear a aquisição da Activision Blizzard, o que não levou a nada, exceto a um constrangimento.
Estamos falando de jogos com meses ou até anos de existência, mas que para os jogadores que possuem exclusivamente um PS5 representam lançamentos de grande importância e, aparentemente, também bastante bem-vindos e esperados, pelo menos considerando os números de Forza Horizon e os de Indiana Jones e o Grande Círculo. Não é verdade que, fora da lógica complicada da guerra dos consoles, um bom jogo é simplesmente um bom jogo, independentemente de ter a assinatura do PlayStation Studios ou do Xbox Studios?
Resumindo, os jogadores do PS5 estão se beneficiando muito da nova estratégia da Microsoft – e aparentemente os jogadores do Nintendo Switch 2 também se beneficiarão em breve, de acordo com as promessas de Phil Spencer – enquanto a empresa de Redmond pode contar com a enorme base instalada de consoles concorrentes para encher seus cofres. Todos felizes e contentes? Mais ou menos. Olhando para o panorama geral, a situação certamente é menos agradável para os donos do Xbox, já que a Sony e a Nintendo não parecem inclinadas a retribuir o favor trazendo seus principais jogos para os consoles com a cruz verde. Por outro lado, o Game Pass é um grande exclusivo por si só que, para muitos, vale o preço de comprar um Xbox, e a receita gerada pela Microsoft com a publicação nos consoles PlayStation e Nintendo pode ajudar a dar suporte e aprimorar o serviço.
Em vez disso, do outro lado da cerca, com a Microsoft aparentemente desistindo de competir diretamente com a Sony (sem abandonar o segmento de hardware), o monopólio do PlayStation no setor de consoles domésticos está se fortalecendo cada vez mais. Com todas as desvantagens que isso acarreta: sem um concorrente real, a Sony pode não ter nenhum incentivo para melhorar a oferta de exclusivos do PlayStation Studios; na verdade, isso poderia causar todo tipo de problemas, entre aumentos de preços e políticas anticonsumidor. Mas talvez isso seja uma reflexão para outro. Vamos conversar sobre isso.