Este final de 2024 começou a mostrar o que a Microsoft e a Xbox Game Studios conseguem fazer quando ganham velocidade, ou seja, garantir um fornecimento de novos jogos com uma frequência bastante difícil para qualquer outro fabricante sustentar, considerando o dimensões colossais que a casa Redmond alcançou agora em termos de software house de videogame. Este ritmo de lançamentos também deve continuar durante 2025, pelo menos com base na quantidade de títulos que deverão chegar durante o ano, pelo que podemos esperar um novo ano de verdadeiramente grande intensidade na frente do Xbox a partir dos próximos meses e presumivelmente com um tendência bastante constante.
Obviamente estamos sempre falando da indústria moderna de jogos e, em muitos casos, de produções AAA em grande escala, por isso é impossível dar como certo que todos os projetos seguirão o cronograma esperado e é altamente provável que ocorram adiamentos mesmo entre os jogos que já foram dados como lançados em 2025. Porém, por enquanto nos baseamos no que sabemos, e é uma lista verdadeiramente impressionante e que pode até não estar completa, considerando que vários rumores também falam de mais videogames ainda não anunciados.
A necessidade de manter vivo o catálogo do Game Pass leva a Microsoft a ter que garantir um fornecimento particularmente frequente de novas funcionalidades, sendo que a empresa é agora suficientemente grande para poder cobrir a oferta com uma quantidade notável de produções internas, que representam as mais importantes elementos dos jogos de Xbox mais esperados de 2025 , como vemos a seguir. Na seleção demos prioridade aos títulos que, pelo menos por enquanto, tenham uma janela temporal posicionada no próximo ano.
Avowed
A primeira escolha também é a mais próxima e definida do ponto de vista da data de lançamento: Avowed chegará em 18 de fevereiro de 2025 para PC e o Xbox Series já deve estar na lista de observação de todos os fãs do gênero.
Apresentado como um dos primeiros títulos em desenvolvimento para a atual geração de Xbox, a ideia muito interessante por trás do projeto é encenar uma digressão em primeira pessoa ao mundo de Pillars of Eternity, levando-nos a explorar as Living Lands de Eora no papel de um agente imperial encarregado de investigar uma misteriosa epidemia. Depois de uma primeira aparição em que poderia ter parecido uma espécie de The Elder Scrolls sombrio, Avowed demonstrou então uma identidade muito particular que estava decididamente mais alinhada com a tradição clássica de Obsidian: é um vasto, mas não infinito, mundo aberto , que se preocupa mais em oferecer um mundo repleto de elementos e sobretudo focado na liberdade de escolha e na possibilidade de abordar estas e situações de diferentes maneiras, enfrentando então as diferentes consequências.
Kingdom Come Deliverance 2
Poucos dias antes de Avowed chega outro grande RPG: Kingdom Come Deliverance 2 chegará no início de fevereiro e trará consigo uma evolução substancial da poderosa simulação de vida medieval desenvolvida pelo Warhorse Studio.
É a sequência direta do primeiro capítulo e encena as novas aventuras de Henry de Skalitz, que como filho do ferreiro local se vê percorrendo as fileiras da cavalaria até se tornar um elemento importante na guerra que assola a Boêmia no século XIX. Século XV. Na turbulência do conflito civil, Henrique terá de enfrentar ninguém menos que Sigismundo do Luxemburgo, Imperador do Sacro Império Romano, no que parece ser um reforço notável nos numerosos compromissos medievais do protagonista. O conceito do jogo é o mesmo do progenitor, ou seja, um RPG de ação em primeira pessoa que, no entanto, pretende ser uma verdadeira imersão na Boêmia medieval, com reconstrução cuidadosa de cenários, arquitetura, elementos culturais e sociais da época. Para quem tem a inclinação certa é um evento imperdível.
Caçador de Monstros Selvagens
O terceiro e último jogo com data de lançamento já marcada também está previsto para fevereiro, tornando o mês uma espécie de período fora dos limites para a vida social e estudo/trabalho: Monster Hunter Wilds encerrará o período quente no dia 28 e não pode ser desperdiçado estar entre os mais esperados do Xbox.
Monster Hunter Wilds
Concluindo um tríptico devastador para os fãs de RPGs nas mais diversas modalidades, o game da Capcom parece realizar os sonhos dos fãs da longa série, levando-o para uma nova base tecnológica para oferecer uma experiência mais ampla e aperfeiçoada, mas sem perder o tradicional particularidades da caça. A mecânica básica é a clássica: é um RPG de ação todo focado no confronto e na abordagem tática da batalha contra monstros gigantescos para caçar, encenando as façanhas de um Caçador customizado que explora as Terras Proibidas para encontrar um perdido. grupo de exploradores. Além de todos os mecanismos que encantam os fãs da série, ou seja, busca por loot, progressão, cuidado e customização de armas e equipamentos, Monster Hunter Wilds também oferece uma amplitude sem precedentes, com o mundo composto por diferentes biomas em forma de mundos abertos interligados. um com o outro.
South of Midnight
Um dos elementos mais fascinantes entre as novidades de 2025 é certamente South of Midnight, que pelo que vimos até agora pode revelar-se uma verdadeira pérola entre os lançamentos do Xbox Game Studios.
Novo título da Compulsion Games, que chega após um longo processo iniciado no final de We Happy Few , apresenta-se como uma aventura de acção na terceira pessoa de outra época, que se centra inteiramente na exploração de um mundo maravilhoso e numa atmosfera verdadeiramente única.
O jogo conta a incrível aventura de Hazel, uma garota que descobre que tem o antigo poder de “girar” magia para se mover de forma sobre-humana e lutar contra criaturas das trevas, tudo ambientado em um cenário que ocupa o “sul profundo” de os Estados Unidos, incluindo folclore, lendas e história local. O azul e a magia representam os elementos-chave desta estranha experiência, que nos leva a explorar a estranha baía representada por Próspero e seus arredores, onde a mitologia fantástica se mistura com uma realidade bizarra gerando panoramas e situações extremamente pitorescas.
DOOM: The Dark Ages
Uma das maiores peças das forjas do Xbox Game Studios para 2025 é sem dúvida DOOM: The Dark Ages , um novo capítulo da série histórica que praticamente construiu o gênero de tiro em primeira pessoa.
Ao longo dos anos, DOOM conseguiu manter um nível de qualidade impressionante graças também ao estudo tecnológico realizado pela id Software no seu motor gráfico, e DOOM: The Dark Ages continua no caminho iniciado pelo reboot de 2016 como uma evolução adicional, depois do que também foi visto em Eterno. Além disso, parece ser uma verdadeira apoteose de DOOM, que mistura elementos de fantasia sombria de estilo medieval com as típicas atmosferas infernais, criando uma mistura decididamente metálica de ultraviolência, velocidade e dinamismo graças também a novas armas como o novo escudo de serra que promete novas soluções de jogabilidade ainda mais extremas. De resto, podemos esperar a habitual limpeza rigorosa em termos de jogabilidade e desempenho, num verdadeiro banquete de matança e movimentos ultrarrápidos.
Fable
Para muitos, o título mais esperado de 2025 no que diz respeito às produções de Xbox, Fable ainda está previsto para 2025, apesar do tamanho da produção sempre deixá-la em risco de um possível adiamento para o ano seguinte.
Com base no que foi relatado, o reboot da série de contos de fadas da Playground Games ainda deve ser lançado durante o novo ano, e muito provavelmente será um dos maiores eventos do Xbox Series X|S. O que foi mostrado até agora acaba por ser simplesmente uma das mais espetaculares aventuras de ação em terceira pessoa dos últimos anos, também agraciada por uma caracterização de fantasia humorística que parece recuperar perfeitamente o espírito particular que Lionhead infundiu na sua criatura. Tudo isso tirou todas as dúvidas sobre a adaptabilidade de uma equipe especializada em jogos de direção e de um motor feito para eles: o novo Fable parece praticamente a realização do sonho dos fãs da série e merece estar no topo da maioria jogos populares esperados em 2025 em geral, esperando que consiga manter esta janela de lançamento.
The Outer Worlds 2
Recentemente, The Outer Worlds 2 voltou ao posto entre os títulos mais esperados de 2025 principalmente pela confirmação de seu lançamento nestes 12 meses, que veio após um longo período de silêncio sobre o jogo em questão.
Obsidian parece ser uma equipe incrivelmente ocupada atualmente, considerando que Avowed será lançado e outros projetos em andamento, mas a colocação de The Outer Worlds 2 em 2025 o coloca automaticamente entre os jogos mais esperados para o Xbox. É uma sequência direta do RPG de ficção científica publicado anteriormente pela Private Division, com o objetivo de enriquecer o universo particular encenado por meio de uma expansão adicional dos mundos exploráveis e uma expansão geral da história, missões e sistemas de jogo. O humor irreverente de The Outer Worlds permanece como elemento distintivo, inserido dentro de um roteiro que deverá ser ainda mais amplo e complexo do que o que vimos anteriormente.
ARK II
Considerando que seu lançamento ainda estaria previsto para “final de 2024”, podemos incluir Ark 2 na programação de 2025, ainda que a absoluta falta de informações sobre o projeto do Studio Wildcard nos obrigue a encarar o assunto com extrema cautela.
Em qualquer caso, seria um exclusivo de considerável importância para a Xbox, e tendo em conta a grande comunidade que o primeiro capítulo reuniu ao longo dos anos, nas suas diversas versões, representa provavelmente uma das inovações mais aguardadas de sempre por muitos jogadores. Além da presença de Vin Diesel no elenco, cuja relevância ainda precisa ser compreendida, considerando que a história nunca foi realmente o fulcro desta franquia, Ark 2 deverá ser maior, mais evoluído e mais rico que o original, baseado inteiramente na experiência obtido pela equipe no Unreal Engine 5. De resto, é a habitual mistura explosiva de dinossauros, armas e tecnologia a meio caminho entre o passado e o futuro distante, que aparentemente tem funcionado muito bem até agora.
GTA 6
É impossível não incluir Grand Theft Auto 6 em qualquer lista dos jogos mais esperados de 2025: a única forma de excluir o título da Rockstar Games é adiá-lo para o ano seguinte, mas por enquanto o período de referência parece ser no próximo ano, aguardando novas comunicações.
São poucas as apresentações a fazer: o rei da ação em mundo aberto deverá regressar com um sexto capítulo capaz de demonstrar a todos onde a indústria dos videojogos está destinada a acabar, oferecendo um mundo de jogo enorme e incrivelmente realista, capaz de oferecer uma quantidade de ideias e situações de jogo que deveriam ser suficientes para torná-la uma plataforma capaz de durar anos. Considerando que o quinto capítulo está na crista da onda há mais de 10 anos, vamos perceber o passo evolutivo que Grand Theft Auto 6 está destinado a trazer para a indústria de jogos: além das teorias sobre a história, sobre os cenários e sobre o nova jogabilidade, seu lançamento provavelmente representará um momento verdadeiramente memorável para os videogames.
Crimson Desert
Entre os jogos mais ambiciosos de 2025, e consequentemente também entre os mais esperados, colocamos também Crimson Desert, um novo RPG de ação em mundo aberto da Pearl Abyss, que com este tenta aplicar todo o conhecimento adquirido em Black Desert em um contexto de RPG de ação mais baseado na experiência single player e com algumas digressões de aventura e sobrevivência.
Somados ao RPG clássico estão o mundo extremamente aberto, o crafting, o sistema de combate em tempo real e outros elementos de jogabilidade que devem resultar em uma identidade bem específica. O estilo adotado para representar o mundo aberto de Crimson Desert também é particular: mais do que uma fantasia medieval, encena um cenário que oscila entre o realismo medieval e a fantasia extrema, reunindo os gostos ocidentais com os de cunho mais oriental. O sistema de combate parece derivar algumas características dos RPGs de ação tipo almas, mas ainda é muito dinâmico e mais focado na ação fluida. Na mistura de sugestões podemos ver também referências a The Legend of Zelda: Breath of the Wild e também a The Elder Scrolls em determinados aspectos, bem como obviamente elementos derivados do próprio Black Desert Online.
Entre desejos e possibilidades
A seleção feita baseou-se, conforme relatado anteriormente, nos jogos indicados como com probabilidade de lançamento em 2025, mas ainda restam muitos títulos dos quais ainda não temos informações mais precisas.
Considerando que a Microsoft deverá esclarecer algo sobre seus planos no início de 2025 e que outros eventos de apresentação deverão chegar nos meses seguintes, a situação ainda está bastante mudando. Aqui nos limitamos a lembrar alguns dos jogos que certamente estão entre os mais esperados do Xbox, mas que ainda não possuem uma janela de lançamento precisa e por isso evitamos incluí-los na lista específica. Entre eles encontramos Clockwork Revolution, o novo RPG de ação com cenário steampunk da inXile, que representa uma das mais interessantes produções internas do Xbox Game Studios.
A isto acrescentamos também Perfect Dark, que finalmente se mostrou com mais detalhes este ano e que graças a esta aparição saltou imediatamente entre os jogos mais esperados nas consolas Microsoft, ao lado de outros títulos que ficaram um pouco perdidos nas brumas da espera.
Entre estes não podemos deixar de mencionar State of Decay 3, sobre o qual ainda não temos informações concretas, mas cujo desenvolvimento deverá continuar de forma regular há vários anos, pelo que não devemos perder a oportunidade de saber mais. Fechamos esta lista adicional de jogos esperados, mas ainda pouco conhecidos, com o sempre misterioso Contraband by Avalanche, que depois de um primeiro teaser trailer praticamente desapareceu, mas esperamos poder vê-lo novamente no próximo ano, o terror bizarro de Hideo Kojima com Xbox intitulado OD e obviamente o sempre presente Everwild da Rare. Rumores também apontam para o remake de The Elder Scrolls IV: Oblivion.