Um dos melhores serviços que a Microsoft lançou nos últimos anos é, sem dúvida, o Xbox Game Pass, que simplesmente se tornou o Netflix dos videogames. Recentemente, chegaram informações interessantes sobre o serviço, já que os lançamentos do primeiro dia no Xbox Game Pass são uma “rejeição do risco” segundo um analista, complementando que mais jogos farão uso desta estratégia no futuro.
A informação vem do diretor de pesquisas da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, que fala sobre o Xbox Game Pass, os lançamentos do primeiro dia e como esse serviço é o modelo a seguir para todos aqueles títulos que querem “minimizar” ou simplesmente ” rejeitar “o risco quando eles são liberados. Um exemplo claro disso são os jogos Outriders e o próximo MLB The Show 21.
De acordo com Gamingbolt, Piers Harding-Rolls em comunicado à Inverse, disse que os títulos que não tiveram vendas de alto nível ou para os novos IPs, o dia e a data de lançamento no Xbox Game Pass foi uma estratégia que reduziu significativamente ou rejeitou o risco. Ele comenta: “Para alguns títulos, lançar no primeiro dia diretamente no Xbox Game Pass é uma estratégia cada vez com menor risco. Ele garante um pagamento adiantado, oferece um público engajado de mais de 18 milhões de assinantes que ainda podem ser monetizados por meio de gastos no jogo, e há a flexibilidade de remover o título para impulsionar as vendas premium em uma data posterior, se necessário”.
Sobre os novos IPs, Harding-Rolls acrescenta: “Aqueles títulos que não são de primeira linha em termos de volume de vendas ou que se baseiam em um novo IP, ou seja, não têm um público estabelecido, podem ser fortes candidatos para os lançamentos de o primeiro dia “.
Sobre a visão da Microsoft, o analista aprofunda que pagar grandes quantias de dinheiro para garantir um título é um investimento de longo prazo, enquanto no curto prazo eles garantem a obtenção de assinantes para o serviço: “Do ponto de vista da Microsoft, mesmo pagando uma quantia substancial para garantir o jogo no lançamento vale a pena. A Microsoft não está pensando em lucratividade no curto prazo, pois continua seu caminho agressivo de aquisição de conteúdo e assinantes para Game Pass. “
Veremos com o tempo como a Microsoft continua a construir o Xbox Game Pass, seu ecossistema e o número de títulos disponíveis. Até agora, e pelo que sabemos, está indo muito bem.
O que vocês acham disso?