De acordo com o usuário X conhecido como “Bathrobe Spartan”, considerando um vazamento bastante confiável em relação ao mundo do Halo, parece que a Microsoft decidiu por uma mudança de estratégia no desenvolvimento dos jogos da série, que serão supervisionados pela 343 Industries, mas efetivamente desenvolvidos amplamente terceirizados, aproveitando equipes externas.
Tudo deve ser tomado como um rumor absolutamente não confirmado, mas a fonte em questão relatou anteriormente algumas informações verdadeiras com um certo tempo de antecedência em relação aos anúncios oficiais, portanto, neste caso é levado em consideração, mesmo com todos os limites do caso.
De acordo com as reorganizações internas, a equipe da 343 Industries teria diminuído quase pela metade, passando de mais de 500 pessoas para menos de 280, com uma mudança de todas as menções de marketing para outras divisões da Microsoft Gaming também.
De acordo com o suposto leaker, a Microsoft teria «perdido a confiança» na capacidade da 343 Industries de desenvolver melhor os novos capítulos do Halo, deixando para a equipe apenas uma tarefa de supervisão geral, que ainda seria de alguma importância, mas sem ter um papel profundo no desenvolvimento real.
The State of 343 Industries
🏢 Structure & headcount
🌋 Impact on Halo & Infinite
🪙 New Production Method➡️ Won't have time to make a proper Thread like usual (you'll soon know why) so you'll get a TL;DR version instead.
🧵⬇️ pic.twitter.com/e38LtDzFKp
— Bathrobe Spartan 🎧 Podcast Halo (@BathrobeCast) July 14, 2024
343, portanto, se encarregaria de elaborar os conceitos e fases de pré-produção, além de ser, de certa forma, garante a fidelidade à lore da série, enquanto a produção e o desenvolvimento real seriam confiados a outras equipes externas supervisionadas, de forma semelhante ao que a Creative Assembly fez no Halo Wars 2.
Como resultado, apenas 30% do pessoal da 343i estaria atualmente envolvido no desenvolvimento de conteúdo de jogos, enquanto muitos estão envolvidos na direção artística, elaboração de conceitos e funções de gerenciamento de marca. O orçamento seria então agora muito mais controlado pela Microsoft.
De acordo com o vazamento, o Halo Infinite ainda teria gerado uma quantidade considerável de lucros, mas não teria alcançado os resultados mais positivos que a Microsoft esperava, com o jogo ainda sendo apoiado pela 343 Industries, embora em uma medida destinada a ser cada vez menor com o tempo.
Haveria então dois novos jogos de Halo atualmente em desenvolvimento em equipes externas, com o objetivo de chegar a partir de 2026: um provável remake de Halo: Combat Evolved e o que deveria ser o Halo 7 real, que parece ter um multiplayer bastante extenso, talvez para incluir alguns elementos do projeto “Tatanka” que havia sido falado muito no passado.