Os serviços ao vivo do PlayStation não funcionam: fracassos e cancelamentos superiores a 50%

Já há algum tempo, a PlayStation decidiu apostar fortemente no caminho dos jogos como serviço para o seu futuro: também por esta razão a Sony adquiriu a Bungie que, mais do que para os seus jogos, teve que servir para adquirir as suas competências para criar produtos de sucesso.

No entanto, inúmeros problemas surgiram imediatamente, especialmente devido ao fato das equipes do PlayStation Studios serem conhecidas pelas suas experiências single player, e não pelos jogos online que necessitam de ser continuamente atualizados.

A própria Sony havia admitido suas dificuldades em um momento insuspeito, chegando a confirmar 6 dos 12 adiamentos no final do ano passado: alguns desses adiamentos acabaram sendo cancelados, porém, como o multiplayer de The Last of Us e outro título do Spider-Man.

Mais um fracasso chegou com o lançamento do Concord, que acaba de desconectar seus servidores após apenas duas semanas de vida, confirmando que os jogos como serviços do PlayStation são atualmente um desastre.

A Tech4Gamers compilou de fato uma lista com todos os jogos como serviço anunciados ou vazados até ao momento, sublinhando que os únicos dois jogos que tiveram algum sucesso são MLB The Show (disponível no Xbox também e Game Pass) e Helldivers 2: todos os outros foram um fracasso ou mesmo cancelado. Além disso, até o próprio Helldivers 2 despencou com o número de jogadores.

Resta ainda perceber qual será o destino de Marathon, Fairgame$, da nova IP Bend Studio e dos dois novos jogos multiplayer Horizon em desenvolvimento, mas podemos dizer que o balanço da PlayStation não é propriamente positivo.

Astro Bot, que está sendo amado pela mídia e como o salvador dos jogos do Playstation para este ano, está cuidando de esfregar sal nas feridas de uma escolha que não traz de forma alguma o esperado -para resultados. E é um jogo single player com uma duração decididamente curta, que deveria ter sido apenas um produto mais de “nicho”, mas tem preço talvez um tanto elevado. Quem sabe a Sony pode aprender com isso e investir mais em jogos deste tipo.

Se realmente quiser continuar a focar nos serviços, serão necessárias jogadas mais convincentes – para não falar de jogos melhores – do que as implementadas até agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *