Para a Forbes, as ambições da Microsoft vão além do Surface Phone

surface-phone-teclado

No ano corrente, a Microsoft lançou apenas um smartphone, o Lumia 650, mas ainda assim, é incrível ver com a empresa tem mantém força no mercado móvel e está sempre entre os assuntos principais em grandes sites.

Até a Forbes deu seu parecer sobre o que a Microsoft realmente quer com o Surface Phone, e oir uma ótima diferenciada. Confira abaixo:

Enquanto algumas pessoas estão achando que a Microsoft vai voltar focada em hardwares com Windows 10 Mobile, o verdadeiro prêmio está em outro lugar. A Microsoft está em uma melhor posição para conquistar a liderança dos serviços de nuvem do que o seu sistema móvel tem de participação de mercado.

Respondendo perguntas na reunião dos acionistas da Microsoft, o CEO Satya Nadella ressaltou que o foco para o Windows 10 Mobile será sobre os pontos em que ele pode se destacar da multidão: como a segurança e Continuum.

Se a Microsoft considerar que celular é apenas hardware produzidos por ela mesmo ao criar o “assassino dos smartphones” por conta própria, ela perderia. Essa é uma estratégia para combater a última guerra da tecnologia – aquela em que Microsoft criou um sistema operacional móvel impressionante [Windows Phone] juntamente com muitos hardwares, mas que não obteve o êxito pretendido.

O foco da Nadella esta na próxima guerra – uma vez que não há diferenciação entre os usuários dos smartphones ou computadores pessoais. Todos estes dispositivos solicitam um conteúdo digital para criar uma experiência de usuário contínua. Este conteúdo vem da nuvem, e essa é a guerra que a Microsoft está focada.

Assim como o Windows tem a posição dominante nos PCs, o Google tem Android em smartphones. Pelo menos inicialmente, o objetivo da Microsoft não é de alguma forma substituir o Android no mercado, mas entregar algo com um novo valor e que seja lucrativo.

Ter usuários na nuvem é muito mais vantajoso pois eles podem até trocar de dispositivos. A exemplo, muitos usuários do Google estão com iPhones, já que nestes funcionam o Gmail, Google Maps, Google Calendário e Google Música. Os usuários do iCloud podem trabalhar com seus calendários e emails no Android, e até mesmo usar o serviço de música da Apple.

A Microsoft de Nadella está indo por este caminho, e com razão. É por isso que a versão móvel do Outlook está disponível para Android e iOS, bem como no Windows 10 Mobile. É por isso que o Office 365 tem clientes em todas os principais sistemas operacionais, tanto móveis quanto desktop. É por isso que OneNote permitem que você possa tome notas em qualquer dispositivo. É uma área onde a Microsoft tem um forte conjunto de habilidades.

A Microsoft irá retornar para o “jogo” na criação de hardware móvel durante 2017 – existe um clamo muito forte pela aparição do Surface Phone por ser algo especulado a um bom tempo e ter ganhado declarações consistentes nos últimos meses. Ao revelar isso, as ambições da Microsoft serão renovadas tanto no hardware quanto no Windows 10 para celulares.

Para finalizar, a Forbes diz que o valor real do mercado mobile está acima do software. Não ganha quem dominou o hardware ou quem tem maior participação nos sistema operacionais. Ganha quem tiver a nuvem mais forte, e quem tiver a confiança dos usuários.

O Surface Phone seria uma peça importante para a Microsoft em ampliar a sua liderança na nuvem, e esta seria a grande ambição da Redmond.

O que vocês acham? A Forbes tem razão?

101 comments on “Para a Forbes, as ambições da Microsoft vão além do Surface Phone

  1. Na real Nadella tá super certo, tem q lançar tudo do windows 10 mobile em outras plataformas, vc não pode matar um produto para tentar crescer outro, exemplo disso foi o office q era exclusivo… ballmer na época disse q a galera iria migrar para o windows phone por causa disso (pouco arrogante) mas oq aconteceu foi o contrario, a premissa “se não der assistência perde pra concorrência” se sobressaiu e eles começaram a ver diminuição no uso de seu programa.

    agora desfocando um pouco do assunto eu vejo o windows 10 como uma transição, logo não teremos mais windows 10 pro ou mobile e sim windows q roda em x86/64 e windows q roda em arm, veremos ai notebook rodando um snapdragon da vida (aqui mesmo no site um dos chefões da redmond já disse q teremos dispositivos arm com função de smart e outros não), não haverá mais diferenciação poderemos ter um Xbox rodando em arm ou um smart x86 tanto faz o sistema se adapta, mas um indicio q isso vai ocorrer é o projeto neon q vai dar uma mudada no design do sistema e é claro q vão aproximar mais ainda mobile no pc.

      1. na vdd eles nunca falaram rs, eles tentavam bater de frente com android e ios mas esses já tinham dominado, windows agora vai focar onde sempre foi bom produtividade e tentar explorar outro nicho de mercado onde ele já é o melhor.

    1. e um Bing Phone focado em consumidores comuns

      e um Outlook Phone focado em comunicação

      e um Skype Phone focado em ligações e vieo chamadas

      e também um Excel Phone pra quem é apaixonado por planilhas

  2. Off topic: monitor/tv 4k~8k, a imagem de vídeo de câmeras/1080 em upscailing é horrível. Precisa regravar tudo em 4ou8k.que nojo. Única reclamação da mesa.

    1. O android não foi construído em 1dia e a Microsoft também não. Se ela parar de tropeçar, talvez poderemos ver o mercado melhorar.

      1. mas hein?

        a microsoft entrou a área mobile antes do android

        ehehehe, molecada de hoje em dia tá foda… acha que o primeiro OS da MS pra celular foi o WP 7

        1. o problema é sempre ‘matar’ uma versão pra começar outra sem continuidade. Daí sempre a sensação de ‘ela está só começando, tenha calma’.

          1. meu caro, ter um aparelho não significa curtir a marca, eu tive dois androids, um de entrada e outro top, em ambos os casos a experiência foi sofrível, a ponto de celular travar para desbloquear… mas vc não me vê em sites de android só enchendo o saco né rs

          2. Nossa, é, calou minha boca.

            Por acaso ele é teu macho pra vc tomar as dores?

            Você ser fanboy de celular já é patético, ser fanboy de macho então, puta merda, merece o trofeu retardado do ano

          3. Então quer dizer que fazer críticas verdadeiras ao sistema é “encher o saco”?

            Parabéns. Você só é mais um mimadinho que acha que todo mundo tem que concordar com você.

            Se discordar, é hater, tá enchendo o saco etc.

          4. vdd a microsoft lê comentários de pessoas em blogs e sites hahaha cada palhaço q aparece, eu uso o feedback hub, reporto mando direto pra fonte, não adianta ficar aqui chorando igual mulher traída auhauhauha

          5. É ASSIM MESMO

            OS FAMBOYOLINHAS É QUE AJUDARAM A MATAR O WINDOWS PHONE

            SÓ BABANDO O SACROSANTO OVO DO MERDELLA…

          6. Bom do Windows Mobile 5.x até o 6.5 a MS permitia o suporte usando .cab do .Net Compact Framework, essa coisa de ficar “matando” começou no WP7 que para nós devs era ser WM7. Só que demorou anos para sair e quando saiu era tarde d+, ela ficou fazendo promessas no WM6 e no “em breve” WM7 que a maioria teve q abandonar o Windows no Mobile. Infelizmente foi isso, incompetência da MS para deixar o WM na época bater de frente com o Android e iOS, pois o IE do WM era uma ***** mal suportava CSS e vc como dev tinha q fazer milagre com aquilo lá ou fazer o pessoal instalar o Opera Mobile =/

          7. Justamente, por isso ela hoje criou um sistema unificado, hoje ela não irá matar o sistema, o que irá matar o sistema agora será o Hardware, se ele irá suportar as atualizações futuras, melhor assim. Diferente do Android por exemplo, que tem vários Hardware que roda o sistema, mas não recebe, pois as fabricantes quer vender, ganhar e faturar e a Google tem culpa nisso, pois ela poderia colocar como regra, exigir um limite de atualização, mas mesmo assim as fabricantes são esperas, elas demoram em mexer no Novo Android, adaptar ele, justamente para evitar atualizar vários aparelhos.

          8. Mas essa “unificação” já era para ter vindo no UWP 8, pois a API já previa essa unificação antes do UWP 10, porém a MS conseguiu criar incompatibilidade entre os UWP… Coisa q os devs não entenderam e se vc pesquisar no stackoverflow vc vai ver q foi uma coisa “idiota” de se fazer. Pois mesmo com fragmentação baixa do iOS ou alta no Android vc possui ferramentas para retrocompatibilidade como as libs de suporte do Android q dão suporte a API 4(1.6) e API 7(2.1), ou seja, vc consegue desenvolver na última versão e se estiver na API 7 da vida vc poderá usar a lib do Google para fazer rodar no 2.1, agora tenta desenvolver no UWP 10 e fazer rodar no UWP 8… Não tem como, a “solução” da MS q joga na tua cara é fazer 2 projetos. Por isso muitos devs abandonaram as versões dos programas para Windows 8, mesmo sendo mais de 50% do marketshare e tiveram q fazer usando UWP 10, nem para fazer uma lib de retrocompatibilidade para os devs a MS se preocupou. E anota ai, ainda vai vir algum update do UWP 10 q irá necessitar da build X ou Y e vários aparelhos irão ficar fora.

          9. Não tinha como esta unificação vir com o Windows 8/Phone 8, pois o Kernel é diferente, a fórmula é diferente… Diferente do Windows 10 que é o mesmo Kernel, a mesma estrutura, os dois nasceram para isso, diferente do Windows 8 etc.

          10. Legal, mesmo até desenvolvedores estão abandonando versões antigas do Android, e olha que estas versões possuem milhões e milhões de usuários.

          11. Depende do público e o que o dev irá fazer, se ele for fazer uma app para uma empresa q terá somente iPhone 7 como base ele poderá ignorar o resto. Isso vc tem q levantar nos requisitos do sistema antes de começar a desenvolver…

          12. Sim, porém poucos ficaram na build X ou Y, grande maioria q está no W10M está recebendo updates 🙂

        2. verdade, essa molecada acha que o mundo começou em 2010,
          Sei, que a microsoft veio antes do android no setor mobile e em outros, mas considero suas decisões erradas como tropeços que desmotivaram o público a se mover para dispositivos com outra perspectiva.

          1. ?Acho que você não me entendeu, bom, resumindo, culpem a Nokia também, ela que vendia 99% dos Smartphones, a Microsoft só é culpada por não ter tomado a dianteira e feito o Surface Phone a um tempão, se ela tivesse feito como a Google desde o começo o caminho seria outro.

      2. Na realidade quem construiu todo o Android foram as fabricantes. Lembro muito bem quando começou a engatinhar, ninguém queria desenvolver para o Android, o sistema era lento, devagar, meu sobrinho comprou na época um dos aparelhos com o Android, nem era famoso assim ainda, e ai chegou a Samsung, criou sua Launcher o TW, modificou a interface, adicionou novos recursos o qual diferenciava tudo e pronto, a Samsung começou a colher os louros do Android, e assim o sistema começou a crescer e a vender, porém, naquela época não tinha Top de linha Android direito e os Top de linha com Android eram baratos, não competiam com os iPhones, pois ninguém considerava gastar uma fortuna em um Top de linha com Android, se tinha os iPhones, e as outras fabricantes também entraram no meio e criaram suas ROM também. Se formos observar mesmo, os Top de linha com Android ganhou visibilidade a pouco tempo, valor mesmo, o povo não tem mais vergonha de ostentar um Top de linha com o Android. Porém, se o desenvolvimento do Android continuasse nas mãos da Google, o sistema iria se desenvolver lentamente. Prova disso que o Android Puro, nunca criou recursos, apenas agregou os recursos já existentes nos Android Modificado, tornando tais recursos nativos, porém isso lavava 1 ano para isso acontecer, e mesmo assim, a Google vem hoje agregando recursos que já existem a anos, e pegando até recursos dos concorrentes e isso começou quando a Microsoft lançou o Windows Phone, pois em vários testes, foram provado que o Android Puro era capado em vista do Windows Phone, e ninguém pode negar isso e também quando a Microsoft provou que um sistema pode sim rodar fluidamente em vários Hardware diferentes, coisa que a Google sempre usou como argumento que o Android não é fluído e tal, devido a diversas fabricantes e Hardware diferentes.

        1. true.
          o google fez a plataforma aberta e deixou para todos desenharem. mas como um sistema muito aberto, gerou uma série de problemas (porque tem pessoas que não sabem desenhar, ou a fragmentação). hoje o panorama com o pixel parece mudar.
          Espero por mais controle. Sem ser fechado como o mercado da apple.
          se a microsoft conseguir isso, será um caminho.

          1. Porém a Google, depois que as fabricantes fizeram o serviço dela, ou seja, a Google foi esperta, as fabricantes gastavam fortunas de dinheiro em desenvolver recursos, criar e tudo mais, e a Google só agregava ao Android, tornando ele nativo. Só que se você observar, a Google vem tornando o sistema mais fechado, pois, o sistema esta consolidado, e como eu li uma dia, o Android não é totalmente Open Source, pois usa APIs e também biblioteca proprietárias.

          2. essas bibliotecas proprietárias são realmente uma pedra no sapato. por isso simplesmente entrar em uma loja e comprar um aparelho é considerado ignorar vários aspectos que devem ser estudados. da ultima vez que alguem me pediu por um aparelho, eu peguei umas tablelas com tantas variantes de cada empresa. que a pessoa desistiu de pedir.

          3. “pois ao usar bibliotecas proprietárias, deixou de ser uma derivação do Linux.”

            meu deus, quanta bosta

          1. Nem tudo atrasa na Microsoft. Porém, é melhor que a Google que lançou o Android 7.0 e veio com vários e vários Bugs.

          1. Iludido é quando a Google promete que o Android irá consumir menos bateria e não ocorre, o que ocorre é aumento na miliampere das baterias…rs. Ou quando a Google promete mais segurança, e ai lemos em vários sites que o Android prossegue cheio de falhas de segurança, quando a Google promete resolver o problema de consumo alto de RAM, e nunca resolve, nem no navegador Chrome, até hoje resolve e etc… Estas promessas da Google existe desde que o Android nasceu, aliais, desde que a Google comprou o Android, pois não foi ela quem desenvolveu.

          2. Não existe sistema perfeito, mas existe o sistema melhor para cada perfil, o W10M é o mais seguro entre os três, o IPhone é o que tem os melhores apps(nele os apps realmente cumprem bem o que dizem) e o Android é o melhor para quem quer mudar o sistema até a raiz

          3. Ilusão cara, é quando não se tem informação de nada e fica dando tiro no escuro.

            Próprio Nadella já afirmou que a Microsoft não está trabalhando em Smartphones clones de Iphone ou Android. Isso não é ilusão, é informação!
            Vale a pena esperar pra ver o que vem por aí, custa nada.

        1. 3, 4 , 5 , 6

          EM CONTAGEM,,,,

          K KK KK K KK K KK

          SEMPRE OUVI VOCÊS FALAREM QUE 2016, SERIA O ANO DO WINDOWS MOBILE
          SIM O WINDOWS PHONE JÁ ESTÁ MORTO E ENTERRADO

          KKKKK

          AGORA QUAL O PRÓXIMO ANO ???

          KKKK

    2. Uma prova dessa força é o seu comentário, se o Windows Phone ainda gera comentário, criticas e elogio é sinônimo que o sistema esta vivo senão vc não estaria aqui lendo esta noticia.

    3. mas a participação da ms com apps e serviços em outras plataformas é enorme, minha namorada tem um iphone e utiliza vários serviços da ms, então ela é forte no mercado móvel.

    1. Ah eu estou curtindo bastante meus aparelhos de hoje, mas como aqui é um site de notícias, é inevitável falar do futuro e entregar as últimas informações para os usuários.

  3. [OFF] A bateria do meu Lumia 950 XL está meio inchada. Estou usando meu “reserva” Nokia 520. Eu ia viajar esse final de semana e queria tirar umas fotos com o 950 XL. É muito perigoso?

    1. MAIS UMA MENTIRA DESCARADA
      OS 950 FORAM APROVADOS EM OUTUBRO DE 2015…
      EU TIVE ELES EM MÃOS EM NOVEMBRO DE 2015, JÁ COM O SELO DA ANATEL

      DEIXEM DE SER FAMBOYOLINHAS IMBECIS

  4. Na minha opinião se pelo menos lançar um top de linha (o Surface Phone) por ano e somente um, sem versão. Só um top e nem de Entrada e intermediário, pra mim não atrapalharia OEMs nenhum.

  5. Ah, gente.
    Vamos ser sinceros.
    A Nuvem está e vai dar muito mais dinheiro para MS do que os trocos que os celulares dão.
    É muito mais lucro para a MS estar em tudo que é dispositivo do que ela vender hardware phone. O possível Surface Phone seria mais uma vitrine para mostrar o poder dessa Nuvem em dispositivos que cabem no bolso.
    Claro que uma coisa pode puxar a outra.

    Hoje estou tão techguru.

  6. android, windows e apple todos tem vantagens e desvantagens em relação aos seus concorrentes, nenhum e perfeito, cada um usa o que lhe satisfaça melhor, ou que lhe agrade mais, no meu caso prefiro windows, e vida que segue, cada um que use o que mais lhe for agradavel

    1. e não duvide que dentro do W10 pode haver fragmentação, tipo, ter apps que vão precisar da anniversary, ou da creators e não rodarão nas versões anteriores…

      1. Isso já existe, acredite! O “Recem lançado” Skype integrado ao sistema que vinha no Windows 10 10586 já foi descontinuado para dar lugar a uma nova versão do Skype que nem mesmo saiu do beta e deixou aprox. 80% dos usuários Windows mobile/phone sem opção de utilizar skype

    2. A Microsoft “cagou” ao não pensar na retrocompatibilidade no mobile, igual faz no PC, aliás, ela peca no mobile justamente por ignorar os motivos do sucesso do Windows PC… A única coisa que o mobile tem do PC é a interface metro fracassada, um dos principais motivos do fracasso do windows 8

  7. A galera ainda não entendeu que a MS ta pouco se lixando se o sistema do seu smartphone é Android, IOS, linux ou WP ela quer é vê os seus serviços rodando em todas as plataformas.

  8. Não dar para ter mais nem uma confiança no que vem da Microsoft no setor Mobile, para não termos mais uma desilusão. Esse Nadella é um cara que não trasmite nem uma empolgação e nem uma confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *