Vamos entender o que muitos sites dos mais influentes na indústria dos jogos ou da mídia em geral está comentando sobre o Xbox One. No artigo em questão, vamos abortar três polêmicas cruciais que ocorreram no decorrer dos últimos dias nos seguintes sites renomados: The Verge, IGN e Kotaku.
Tudo começou com o lançamento do novo God Of War para o PS4, e a partir daí uma explosão de críticas contra a Microsoft surgiram. A começar, uma das mais polêmicas, foi quando Ryan McCaffrey do IGN afirmou que os fãs do Xbox estavam “morrendo” porque não iriam jogador o “GOD”. Foi uma atitude ridícula, mas mostrou o que muitos podem pensam sobre a marca por trás das linhas escritas nos seus reviews.
Além disso, os ataques ao Xbox One não pararam por aí e se estenderam nas mídias sociais. Olha só o novo meme da IGN:
Felizmente, hoje (20), Ryan McCaffrey fez a seguinte declaração:
Eu gostaria de pedir desculpas sinceras à equipe do Xbox, bem como à comunidade do Xbox em nome da equipe editorial da @IGN. As postagens no Facebook e no Instagram eram pouco profissionais, sem classe e feitas sem o meu conhecimento. As postagens serão excluídas o mais rápido possível.
I would like to sincerely apologize to the Xbox team as well as the Xbox community on behalf of the @IGN editorial team. The Facebook and Instagram posts were unprofessional and classless and made without my knowledge. The posts will be deleted ASAP. @aarongreenberg @XboxQwik
— Ryan McCaffrey (@DMC_Ryan) April 20, 2018
O Windows Club é um site que tem o “coração” mais voltado para o Xbox One, não é segredo, e você não está sendo enganado. O maior problema hoje são as “mídias imparciais”, que nos bastidores não gostam tanto do Xbox assim. Não gostar do Xbox não é crime, mas o público deveria saber o que realmente o editor gosta ou se ao menos o editor de tal matéria joga no Xbox.
Nós somos o site mais popular do Xbox no Brasil, isso é fato, e não é fácil. Pois os ataques nas redes sociais e no Youtube são frequentes para tentar nos calar. Contudo, não vamos parar, não vamos mudar, pois o site hoje é um gigante pois muitas das nossas notícias não são veiculadas por outros meios. Claro, nem sempre falamos bem dos produtos da Microsoft, mas criticais construtivas (e não destrutivas) são importantes.
O Windows Club ama o Xbox, é fato, e acho que isso fez com que o site crescesse ainda mais, já que deve ser horrível ter um Xbox e ler coisas escritas apenas por fãs de PCs, Nintendo ou da Sony.
“O Xbox One é o melhor console se você não se importa com novos jogos exclusivos”
Está frase acima foi dita pelo The Verge, há dois dias, um site popular fora da indústria dos jogos. Abaixo, leia um trecho do artigo:
Também é algo que a Sony simplesmente não pode oferecer [retrocompatibilidade], devido à complexidade do hardware do Playstation 3 e à consequente dificuldade de emular seu software. E, para deixar claro, a Sony não precisa fazer isso – a biblioteca PS4 é mais do que forte o suficiente para fazer o console valer a pena. Se eu apenas possuísse um Xbox e tivesse a opção de poder jogar com nomes como Nier Automata, Uncharted e Horizon Zero Dawn em vez de um monte de jogos da última década, eu aceitaria. É a escassez de conteúdo exclusivo do Xbox One que está forçando a Microsoft a encontrar outras maneiras de levar as pessoas a usar a plataforma.
Isso é realmente bom para mim. Eu gosto que o meu Xbox One S é agora um console significativamente diferente para o meu PS4 Pro, com diferentes casos de uso e funcionalidade. É a caixa que vou para Blu-rays 4K, Forza Horizon 3 em HDR ou Ninja Gaiden Black. É a caixa que eu ligo para navegar quando não tenho certeza do que quero fazer, ou quando prefiro jogar Cuphead no sofá do que na minha mesa.
Será mesmo que o Xbox One não tem exclusivos? Sabemos que não. Há vários meses os exclusivos dominam as vendas no Reino Unido, e a Sony ficava de fora quase sempre. Nós sabemos disso. Contudo, o sentimento geral é que o poder do hardware não importa tanto quando no passado, mas agora o que vale são notas (e não vendas) dos exclusivos.
A boa notícia é que isso pressiona a Microsoft para a próxima E3, pois terá que mostrar um ou mais “AAA” singleplayer com uma história épica. Sim, Halo e Gears of Wars possuem tais histórias, e vários exclusivo do PS4 do ano passado estão indo para o Xbox One agora, mas ainda assim, nada disso é suficiente para parte da mídia. Esperamos que Phil Spencer dê sua resposta no próximo mês de junho, pois a marca está sendo “zoada” por muitos meios.
Antigamente eu achava que caixista tinha síndrome de perseguição, hoje eu vejo como estava errado. Por que a mídia maltrata tanto o Xbox? Por que eles odeiam tanto o Xbox? Será que a Sony paga para essa galera não gostar do Xbox? Não entendo.