O repórter do TweakTown, Derek Strickland, deu sua opinião sobre o possível motivo pelo qual o PC Game Pass não aumentará de preço nesta rodada de análises de preços da Microsoft, dizendo que é provável porque ainda não atingiu sua cota de usuários.
Como vimos, a Microsoft decidiu aumentar os preços do Xbox Game Pass em vários países, incluindo Brasil (plano padrão apenas três reais), mas a assinatura do PC Game Pass não é afetada por esta análise. A empresa não forneceu explicações precisas sobre o assunto, mas Strickland reconstruiu as possíveis razões também com base no que foi relatado por Matt Booty e Phil Spencer recentemente, em entrevista ao Giant Bomb.
Spencer informou, aqui, que o PC Game Pass é a seção que atualmente apresenta maior taxa de crescimento, até porque a aposta da Microsoft nessa área começou mais tarde, com o serviço sendo lançado alguns anos depois do Xbox Game Pass.
Neste momento, a Microsoft está a apostar fortemente no mercado de PCs, que não é visto como uma “janela” particular mas sim como um elemento central da sua estratégia, o que está bem claro desde que começou a lançar jogos em simultâneo na Xbox e no PC desde o primeiro dia.
O chefe do Xbox informou que espera faturar US$ 1 bilhão com jogos para PC em 2023, com o Game Pass crescendo 100% em relação ao ano anterior e um aumento de 50% na base de usuários no total nessa plataforma. A intenção é avançar ainda mais para atingir metas mais altas, provavelmente por isso o preço do PC Game Pass não foi alterado.
Pelo contrário, é provável que o crescimento dos usuários do Xbox Game Pass tenha abrandado, depois de evidentemente terem atingido alguns objetivos pré-estabelecidos, o que permitiu à Microsoft aumentar o preço da assinatura. Contudo, isso é apenas uma opinião do TweakTown,